Visualizador de Livro
Visualizador de Livro


<- Voltar para página anterior
* O uso do tradutor automático poderá ocasionar leves deturpações do idioma original. Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

TÓPICOS SOBRE A LUTA INTERNA A SER TRAVADA POR CADA UM

EXTRAÍDO DO LIVRO “VIGIAI E ORAI”, DITADO POR MATEUS

Eis a vossa missão:

Dar capacidade à alma, para que ela possa receber a projeção do espírito.

Renunciar às razões que embargam o vosso progresso.

Não abrigar pensamentos de crítica e julgamento.

Desistir de todo orgulho e vaidade, substituindo-os pela humildade e modéstia.

Penitenciar-vos de vossos erros com extrema vigilância, rogando ao Pai que vos ajude neste combate.

Destruir terminantemente as vossas falsas concepções.

Existe em cada um de vós esta força extraordinária que é a intuição, mas não dais tempo a que se manifeste, proporcionando-vos os princípios fundamentais da Doutrina.

Consegui pelo vosso próprio esforço atender esta voz que vos pede persistentemente calar, para ouvirdes as vossas intuições.

Não vos peço longas meditações, nem preces demoradas. Peço-vos a simplicidade, a fé, a cooperação para todos os necessitados, sobretudo a humildade de vossas atitudes e capacidades.

Podeis continuar dentro dos vossos encargos, de vossas atividades, mesmo dentro de vossas capacidades mentais, desde que estes encargos, atividades e capacidades não vos tragam perturbações espirituais.

Pela meditação, virão as intuições certas para atacardes os pontos em que vos enganastes e tereis uma compreensão nítida de vossa salvação.

Isto tem uma sublime significação espiritual. É necessário que deixeis à margem o vosso “eu”, vossas razões pessoais, a carga pessoal onde estão contidos o vosso orgulho, vossa vaidade, vossos falsos princípios. É preciso que cultiveis a humildade, a paciência, a serenidade, a fé, a vontade e um absoluto amor ao Pai.

A fé e a humildade! Quando estas duas forças são projetadas, desaparecem os obstáculos e não existem mais barreiras intransponíveis!

Deveis conservar-vos nesta completa harmonia, desistindo de certas atitudes, desejos, afirmações, hábitos e até dos próprios pensamentos, quando estes deixam de ser positivos.

“Sou firme nos meus propósitos, tenho uma vontade inabalável, quero ser outra pessoa que não tem nada a ver com aquela do passado”.

Muito lutei e ainda luto por ter falhado anteriormente e pedi ao Pai a missão de esclarecer-vos e ajudar-vos até a vitória final. Tomei o compromisso de trabalhar e, se vos tornardes humildes e sinceros, a missão que me foi conferida estará cumprida.

“Se for chamado como discípulo do Mestre, terei toda a minha vida em ordem, de acordo com os ensinamentos que recebi durante tanto tempo?” – Sêde sinceros: quase nenhum de vós dirá: – Estou tranquilo e em condições de apresentar-me ao Supremo Juiz” .

Esta penitência apagará, em parte, os vossos erros. Agora, depois de doutrinados, cometereis dupla falta, se não vos penitenciardes convenientemente.

Ao findar o dia, consultei a vossa consciência: “O que fiz hoje? Segui algum conselho?

Estais em condições de abandonar o vosso passado e descobrir em vós mesmos as razões de vossa existência? Deixai os dogmas e as falsas condições das vossas mentes, para conseguirdes transpor a ponte onde está o grupo de confraternização que acata as leis do Pai, que respeita as palavras da idade milenária onde está a verdade eterna.

Quando desejais coisas materiais, sabeis como adquiri-las. No entanto, para obter a fé, dizeis: – “Ele não me deu esta graça, como poderei consegui-la? “

Com humildade, tenacidade e amor, encontrareis. Rogai ao Pai, pedindo-lhe auxílio, que um círculo vos ligará eternamente a Ele.

Os micróbios que destroem o organismo são menos maléficos que os pensamentos nefastos, difundidos através da impaciência, egoísmo, vaidade, orgulho; este cortejo de avassaladores elementos que causam verdadeiras catástrofes.

Partem deles vossas deliberações, o mal que adquiris, o bem que esperais; mas em geral, os pensamentos escoados de vossas mentes são de indiferença, crítica, impaciência. Extirpai-os, porque seus efeitos são tão maléficos para o vosso próximo, como para vós mesmos. Repeli tudo que possa vos prejudicar e ao vosso irmão, mesmo que este vos tenha magoado com uma ação ofensiva, ou com palavras injustas.

É imprescindível que tenhais uma vida reta, uma conduta impecável dentro do ambiente em que viveis. Atendendo aos vossos deveres sociais, não deveis esquecer que as vossas obrigações subordinadas à Doutrina exigem que não abrigueis contra o vosso próximo pensamentos injustos, nem pratiqueis atos que possam prejudicar vosso semelhante.

Para terdes vossos compromissos em dia sem vos expor aos elementos que vos possam atacar, precisais organizar o vosso meio.

Tratai de executar as vossas tarefas de maneira correta, sem dar prejuízos a alguém e sem prejudicar-vos.

Ter a vossa mente voltada para a Verdade, evitar amizades que conduzam ao estado primitivo, manter vossa linha moral dentro do mais perfeito equilíbrio, resistir aos falsos chamados, abolir as razões pessoais, controlar vossas paixões, anular o egoísmo, destruir a inveja e todo o conjunto de sentimentos negativos.

A vida, mesmo a que levais, quando bem orientada, não isola o homem de seu meio . As alegrias da existência, quando dirigidas com critério, não são incompatíveis com os compromissos assumidos com o Pai, desde que tenhais a percepção exata de como deveis proceder.

Pergunto-vos e eu mesmo vos deixo guardar a resposta para que façais uma meditação: Solucionastes os vossos assuntos pedindo conselho ao Pai; ou, na ânsia de vencer, vós próprios os resolvestes?!

Se vos resignardes em receber de acordo com a vontade d’Ele, estais no verdadeiro caminho. Mas, se deixais de implorar, contando apenas com vossa vontade, então errais, porque quem sois vós para vencer pela vossa razão?

Tendes muita responsabilidade pelas graças que lhes são dispensadas, e só pela renúncia colhereis as vantagens dadas a uma alma regenerada.

Respeitai as opiniões alheias, sem aceitá-las, porque as vossas estão bem fundamentadas.

Silenciai , meus irmãos, abstendo-vos de tudo que possa embargar os vossos passos, obstruir os vossos caminhos. Silenciando, podeis descobrir no silêncio o vosso problema e dar-lhe solução satisfatória.

Sabeis a que me refiro: há circunstâncias em que precisais falar. A vossa consciência mesmo vos dirá quando deveis calar!

É por vontade d’Ele que estais neste recinto. Deveis continuar assíduo para que possais conhecer as vossas falhas e imperfeições e combatê-las sem tréguas. Os males ocasionados por elas formaram raízes profundas nas vossas almas.

Impossível, para vós, analisá-las e vê-las, como eu as vejo. Estão de tal modo identificadas convosco, radicadas no vosso íntimo, já pelo meio ambiente, já pelas falsas concepções, já por heranças remotas, que, dificilmente, podeis destruir as suas raízes, desfazer os elos que se tornaram sólidas correntes.

Se não compreenderdes este trabalho, sereis penalizados, pois não achareis a estrada para chegardes a Ele e tereis um outro caminho, que significa longos anos de incompatíveis lutas.

Se destruirdes as vossas razões pessoais, depositando vossa vida nas mãos do Pai, evoluireis como jamais tivestes idéia. Vossas almas adquirirão uma potencialidade nunca imaginada.

Se conseguirdes ouvir a vossa alma, se fizestes preces para ajudá-la, se pensastes em Jesus e nas verdades de Sua Doutrina, se ajudastes ao vosso semelhante, então trouxestes grandes contingentes de bens que não sóvos servirão, como também a todos os irmãos queridos que se acham presentes em corpo e em espírito.

A maior aspiração de vossa vida: o conhecimento do Pai, que vos é revelado de forma tão precisa.

Não adianta ouvir sem praticar. Se tendes de seguir, não adianta protelar a mancha. Resolvei resolutamente agir; toda espera vos será prejudicial.

Dai ao próximo não só o vosso amor, como tudo que deste amor emana: tolerância, carinho, perdão e um cortejo de bens que vos farão os verdadeiros filhos do Misericordioso Pai.

Sei que é difícil cumprir este sagrado mandamento, porque estais cercados por inúmeras influências, desde o amanhecer até o anoitecer, sujeitos a todas as contingências do próprio ambiente. Mas, se tiverdes orientação, sabereis como agir seguir o caminho por Ele traçado.

Se sentirdes capacidade de colaborar num caso espinhoso, procedei de acordo com a intuição recebida no vosso coração pelo vosso espírito, que está sempre perto de vós, para trazer-vos os benéficos fluidos. Se não tiverdes capacidade para tal sacrifício, então calai-vos, porque assim fazendo, vos humilhareis, e esta humilhação vos trará proveito.

Cada um tem dentro de si uma partícula d’Ele e pode usá-la como quiser. Ele exige apenas uma coisa: que a alma se torne tão delicada, que qualquer pensamento inútil, injusto ou indecoroso que esteja fora de suas leis, torne-vos absolutamente descontentes.

É esta sensibilidade que deveis cultivar e não aquela que nos faz melindrados com o vosso próximo, quando recebeis uma palavra, um conselho, uma advertência que fere o vosso “eu”. Muitas vezes vos revoltais com pessoas que, para o vosso bem, querem vos tornar positivos.

Sabei que o Pai, quando vos sente presos a assuntos unicamente terrenos e que vos prendeis à matéria numa enganadora ilusão, Ele, dentro de Sua bondade e onipotência, vem de maneiras diversas afastar-vos dos pontos negativos, das concepções erradas, para que, pelo sofrimento e pela fé, possais trilhar o caminho certo.

Ele não tira o que possuis, para vos castigar; afasta o que vos possa prejudicar, o que intercepta o vosso progresso espiritual. Não pensais no dia de amanhã, porque Ele pensará por vós. Levantai-vos sempre confiantes e dizei: “Meu Pai, eu Vos pertenço, estou nas Vossas mãos” !

Se tiverdes confiança ao pronunciar este ato de fé, as doenças não vos abaterão, as necessidades não vos farão sofrer, os inimigos não vos perseguirão e todas as dificuldades desaparecerão, dando lugar à saúde, ao equilíbrio, à paz, que vos tornarão tranquilos e felizes.

Tende profundo e sincero amor ao Pai. Através deste amor, recebereis as graças que serão derramadas prodigamente sobre as vossas almas.

Que os vossos pensamentos se mantenham firmes nesta Doutrina que vos é ensinada aqui, é o grande desejo do irmão.

No julgamento ao vosso próximo, está uma grande parte dos vossos erros, de vossa perdição.

Procurai, com a máxima indulgência, aproximar-vos das almas que não tem conhecimentos, almas que, sem fé e sem amor, se acham num isolamento completo. Refiro-me não só às almas que vos cercam, mas àquelas que não vedes e que estão em torno de vós, no mesmo terreno de imperfeições.

Quando alguma coisa vos atormentar, provocando o vosso julgamento, fazei um pensamento oposto, dizendo: “Eu mesmo sou tão imperfeito, que não posso compreender até onde este irmão quis ferir-me. Deixo ao Pai a decisão de julgar”.

Quando a tentação de criticar se pronunciar tão rápida na vossa alma, que não possais contê-la, para não cairdes em falta, pedi ao Pai que vos perdoe. Nós mesmo daqui, que tanto desejamos auxiliar-vos, ficamos impossibilitados de agir.

Caís ainda em outro erro, que é o da vaidade, quando vos considerais mais perfeito do que aquele que por Deus foi julgado. O orgulho vos dará grande prostração: tereis dores, lutas, sobretudo as da consciência; esta fica em conflito, por sentir que fostes inclementes para com o próximo. Perdoai ao vosso irmão. De que valem tantas preces e pedidos, se não tendes o desejo de progredir, a vontade de por em prática os ensinamentos que recebeis?

Não julgueis saber mais que o vosso irmão, porque assim o menosprezais.

Se pudésseis ter ciência dos momentos que vos separam da chegada ao Além, receberíeis estas benções ansiosamente, vos prosternaríeis numa submissão incondicional, uma humildade exemplar, para aproveitar o melhor possível o tempo disponível que nos resta.

Estejais alerta, para servirdes aos vossos irmãos necessitados.

Fatigante é o vosso trabalho no campo material. Elaborais planos, traçais projetos, venceis dificuldades, para solucionar os vossos problemas. Trabalhais para a vossa subsistência, às vezes, dentro das mais difíceis possibilidades.

Redobrais as vossa energias para conseguirdes o pão de cada dia. A obtenção destes meios custa-vos forças, que não vacilais empregar para a vossa conservação e defesa.

Lutais no ambiente terreno; no entanto, pouco esforço fazeis no vosso campo espiritual. A semente plantada em vossa alma pela fé deve ser ainda melhor cultivada. As sementes espirituais nascidas, criadas e desenvolvidas pela vossa alma trarão os vossos celeiros cheios, para que jamais tenhais necessidade e privações.

Almas, daí valor a vós mesmas! Despertai para o amor do Pai, para a vossa redenção! Sabei que a única coisa eterna e imortal é a alma, que tem de renascer para o amor e para a vida eterna. Mesmo que ela esteja impregnada de paixões, defeitos, hábitos e vícios, mesmo assim, ela é a maior dádiva que deveis ao Pai! Libertai-a das coisas que a prendem. Ela chora, mas não podeis ouvir os seus soluçõs, porque as vossas razões os abafam. Ela quer caminhar, mas o vosso egoísmo não lhe dá passagem. Ela quer vibrar dentro de vosso peito, mas vós lhe tirais todas as possibilidades.

Não percais a oportunidade ; determinai vós mesmos o dia da vossa libertação, saindo da escravidão que vos prime. Não posso vos deixar paralisados. Tenho de sacudir-vos, chamar-vos desta indiferença.

As doenças são elementos trazidos pelo vosso pensamento e pelo vosso negativismo. O grande remédio não está na farmácia, e sim na penitência, na prece e na meditação .

Aconselho-vos o máximo cuidado nas vossas palestras. Cortai a palavra daquela que deseja comover-vos com os seus males. Afastai-o! Assim procedendo, estareis longe destas correntes prejudiciais que vos podem destruir totalmente.

É necessário que saibais até onde vai a caridade: em muitos casos melhor será uma prece em silêncio, fazendo calar vossa mente, controlando a vossa emotividade, em vez de, visitando um doente, pronunciardes palavras lamentosas, que serão inúteis e prejudiciais para vós mesmos, pois que podereis cair prostrados. Absorvidos em razões emocionais, podeis ficar presos aos elementos que querem a vossa derrota.

Quando a humanidade se debatia entre o paganismo e a intransigência das Leis Mosaicas, professadas pela severidade inconsciente dos seus ditadores, e o Amor ainda não tinha erigido o seu trono, nasceu humildemente Jesus.

Grandiosa foi a Sua missão entre nós!

Pequenino, acolhido entre palhas, Ele fez tremer os poderosos, que já pensavam perder os seus reinos. Desde o primeiro instante, a Terra se iluminou com a luz da misericórdia para aqueles que, desejosos, buscavam a verdade! Não houve no mundo igual acontecimento!

Os pontos fundamentais da Doutrina de Jesus foram o amor e a humildade. Nasceu, viveu e morreu entre os humildes, razão por que jamais uma alma poderá renascer sem amor e humildade.

Evitai uma sociedade que está saturada de desejos, para satisfazer a gula numa data tão sagrada (Natal). Ensinai aos vossos filhos como devem passá-la. Fazei um ambiente familiar de muita pureza, para que eles se sintam em toda sua sublimidade e grandeza.

Deveis dar grande importância aos momentos passados neste planeta.

A alma traz em si mesma paixões e só, depois de vencê-las, é que começa a sentir a paz da imortalidade. O assunto é bem sério, porque, se duvidais de vossa vida no Além, é que tendes ainda um vácuo onde não penetrou a claridade nem o fluido divino.

Se quiserdes tomar uma providência para o dia de amanhã, entregando todos vossos problemas, todas as vossas preocupações ao Pai, pedindo que ele vos auxilie e oriente, estareis protegidos.

Firmai-vos! Daí às vossas almas a certeza de que os ensinamentos que ouvis são dados pelo próprio Pai através de Suas comunicações, através do Evangelho, através destas mensagens que vos são transmitidas pelo vosso irmão e guia.

“Feliz aquele que não vê e todavia crê!”

Em primeiro lugar, sabei que a criatura que desde muito cedo não elevou seu pensamento ao Pai, pedindo a sua proteção, torna-se o melhor terreno para os maus elementos a venham perturbar. Concorrem também as vossas constantes atribuições por coisas passageiras e vãs; consequentemente, dão-se grandes perdas no vosso organismo que, enfraquecido, torna-se presa fácil nas mãos daqueles que vos esperam para o assalto.

Outro fator é a vossa mente, que dá agasalho aos pensamentos de descrença, vingança, ódio, orgulho, egoísmo, alimentos substanciais apara os indesejáveis inimigos.

Sabei também que os males que amarguravam vossos corações, os conflitos que vos atormentavam, foram relegados para um plano diferente, onde os vossos problemas são entregues a Ele e, qualquer que seja a solução, acatareis com fé, humildade, paciência e resignação. É este o meio de conseguirdes a vossa salvação. Todos os passos que dirigirdes em vossas existências se tornarão nulos, se dispensardes a proteção que Ele vos dá.

Pensais que a renúncia de um prazer, a desistência de uma felicidade nada significam? O vosso esforço para resistir a este prazer, o vosso sacrifício em desistir desta felicidade, fortalecer-vos-ão, treinando a vossa vontade. Quando chegar o momento de uma luta maior, já estais preparados e sabeis como despojar-vos do vosso “eu” sem sentirdes revolta, aceitando com serenidade os desígnios do Alto.

Ainda sois perturbados por insucessos, contratempos, decepções. Isto se torna preciso, para experimentardes o grau de vosso adiantamento. Demonstrando resignação, energia e paciência, estais no caminho da redenção, trabalhando para seguir o exemplo de Jesus.

Observai com zelo e cuidado as pessoas que vos cercam, mesmo as que sejam parentes próximos. Se virdes que os seus hábitos estão em desacordo com os vossos, tratai-os bem, mas evitai um convívio mais íntimo.

Há criaturas que se divertem com comentários desfavoráveis, críticas acerbadas a respeito dos seus semelhantes.

Atenção deveis ter com os amigos. Acarinhai esses que vos trazem tranquilidade, que têm sempre uma boa palavra, um sentimento benigno para com o próximo, evitando aqueles que vivem preocupados com o dinheiro , vaidades, orgulhos, festas mundanas e até‚ com supostas caridades que ainda são pretextos para o exibicionismo.

Jamais alguém conseguiu prender-se ao Pai, dentro de um aglomerado de sentimentos negativos.

A alma necessita de isolamento, pois no silêncio absoluto que se manifesta o espírito, penetrando-a profundamente. Ficai quietos, sós, para ouvirdes o que ela diz.

Em síntese: Dai à alma paz e força por meio da fé e do silêncio, assim estareis na trajetória marcada pelo Excelso Pai.

Amar ao próximo‚ saber ajudá-lo em todas as ocasiões, perdoar os seus erros e sobretudo, dar-lhe amor - um amor incondicional. Jamais o julgueis, que o julgamento só poderá ser feito pelo Pai.

Quando dais ao próximo aquilo de que ele necessita, algo de extraordinário se passa no vosso íntimo: é uma emoção sagrada que sai do coração de vossa alma, enchendo-a de uma sã alegria, de um sentimento que envolve todo o vosso ser.

Deveis vigiar e orar, para a salvação de vós próprios; cada erro evitado, cada falha vencida, cada queda sustada, vos tornarão imensamente felizes, não só por terdes escapado do mal, como também por não cairdes no julgamento do Pai.

Peço-vos que vos lembreis dos bons propósitos, que pertenceis a uma só família e que na imitação de Cristo está o vosso maior exemplo.

Daí tudo que puderdes para auxiliar ao vosso próximo no presente. Só assim podeis ter o vosso futuro assegurado.

Esquecei os sofrimentos do passado! Conscientes estais das palavras proferidas pelo Pai: – Sois a Minha imagem e semelhança”. Tendes, para a vossa felicidade, a certeza de que descendeis d’Ele!

Tende a mente tranquila e a vontade firme, para que, como discípulo de uma Doutrina tão sublime, possais vos unir ao Divino Mestre.

Semeando constantemente em vossas almas os bons frutos trazidos do Além, dando-vos a água viva que está recolhida nos mananciais divinos, trabalho incessantemente para conseguir a vossa união com o Pai Onipotente.

Como deixar de referir-me a cada instante à doce Doutrina por Ele trazida ao mundo, se é nela que encontrais a razão da vossa própria vida? Benditos sejam estes ensinamentos, porque sem eles não podeis adquirir o necessário para o vosso trabalho espiritual.

Ensinando é que progredis, prosperais, cumpris o sagrado mandamento do amor e da caridade ao próximo.

Ensinando, continuareis por toda a eternidade.

Estes ensinamentos se desdobram de pessoa para pessoa, de alma para alma, de espírito para espírito.

Por três fases passais na vida:

§ Crianças, fazeis o vosso aprendizado na escola e no lar;

§ Adolescentes, ampliais os vossos conhecimentos, desenvolvendo a vossa capacidade mental, empregando as vossas aptidões nos diversos campos da inteligência e saber; e

§ Ao chegardes à idade madura, a alma se compenetra de que os conhecimentos adquiridos não são suficiente e nela surge um grande desejo de penetrar no terreno espiritual.

Para compreender melhor os ensinamentos que vos vêm do Alto, vigiai e orai.

Passardes pelas duas fases e estais na terceira e última, porque depois desta, só há a libertação da carne, nesta vida.

Ensinar ao vosso próximo é um feliz dever, é uma grande virtude, é uma sublime caridade. Se o fazeis com amor, os vossos dias se reverterão numa felicidade eterna, pois encontrais a vossa mansão, aquela que foi por vós conquistada merecidamente.

Tudo é ensinamento! O maior tendes diante dos vossos olhos abertos: a Criação! Vede que, em cada homem, cada vegetal, cada mineral, existe uma centelha divina, ensinando-vos e fazendo-vos meditar na grande obra universal.

Deixai vossa alma receber o essencial para a vida eterna! Deixai que absorva estas palavras, guardando os fluidos preciosos que delas emanam!

Dai oportunidade ao vosso irmão, que vos quer uma contribuição para o adiantamento de ambos. Quando quiserdes transmitir aos pequeninos um conselho espiritual, pedi ao Pai que vos dê expressões adequadas, lançadas sutilmente para atraí-los, porque para estes é preciso uma linguagem especial, penetrada de muita bondade.

Podeis levantar os vossos irmãos, da mesma maneira como fostes levantados.

Lembrai-vos deste “conjunto” que está convosco nas horas de luta!

Tende como único objetivo a eterna glória!

Não basta ouvir a palavra do Mestre! É preciso imitá-lo. É no exemplo que está a vossa fé, e na imitação que existe a convicção de vossa confiança. Estais na grande estrada; se já começastes a palmilhá-la, os vossos passos serão impulsionados por forças positivas que são: a proteção do Pai, o amor daquele que se tornou vosso guia, o carinho das almas queridas e a orientação que recebeis neste recinto onde há conhecimento e uma grande elevação da parte dos vossos mentores.

Continuai a caminhar, convictos de que os sofrimentos por que passastes, combatendo as vossas tendências, as vossas falhas, os vossos erros, a vossa indiferença, a vossa inércia, o vosso orgulho, foram os alicerces de vossa salvação, os elos que vos uniram ao Misericordioso Pai.

Trabalhai, dando o rumo que sabeis qual é a vossa existência. Tende a alma alerta para vigiar e orar. Não descuideis um instante da missão que prometestes realizar, dando ao vosso próximo os bens que tão prodigiosamente vos têm sido dispensados.

Daí ao vosso irmão necessitado o vosso amor, a vossa cooperação. Estais em condições de erguê-lo e tirá-lo da cegueira em que se acha envolvido . Vivem em torno de vós, como amigos, inúmeras almas que, adormecidas, esperam vossa chamada . Acorda-as com o exemplo de vossa fé e com a força de vossa ação. Tendes uma alma renovada, capaz de empreender este profícuo trabalho.

Transmiti aquilo que ouvirdes, mas não esqueçais de por em prática, em todas as oportunidades, os ensinamentos que recebeste. O exemplo inspirará confiança ao irmão transviado. Se agirdes dentro das leis estabelecidas pelo Pai, dentro da humildade e do amor, o mais indiferente sentirá a irradiação de vossa boa vontade em querer ajudá-lo.

Vencei pela palavra e pelo exemplo as más tendência, perdoai os erros cometidos pela ignorância de vosso semelhante, orai por ele para que seja esclarecido.

As vezes um senão na vossa vida vos transtorna, vos faz perder a calma, porque esqueceis que toda força estará convosco se estiverdes com Ele. Um pensamento dirigido ao Pai Misericordioso será suficiente para que seja afastado todo empecilho . Quando, em criança, vos alcançava o sofrimento, sabeis recorrer aos vossos pais e depositáveis neles toda confiança. Agora, que estais com a compreensão amadurecida, não vos lembrais disto?! Basta levantar o vosso olhar ao Pai e pedir. Tereis, então d’Ele, não só arrimo material, mas o apoio para a Eternidade – o Seu Infinito Amor!

Este Amor Sublime, Misericordioso, espera a vossa súplica, pois encontra-se em vós mesmos a possibilidade de serdes auxiliados. E vos diz: “vinde a Mim, vós estais em sofrimento, e Eu vos aliviarei!”

Mas que ressurreição? É renunciar aos gozos proporcionados pela matéria, para que a centelha divina possa desabrochar no íntimo da criatura. É desprezar os sentidos pelo sentimento, abandonando a vida aparente para entrar na vida real.

Tanto aqui como no Além estareis sujeitos às leis. Na matéria – graça divina facultada à criatura – obstruís o caminho com enorme empecilho: as vossas razões.

A calma e a paz são fatores necessários para quem quer entrar no caminho da redenção. O debater na matéria atrofia a alma inquieta; a paz foge, deixando o descontrole – vírus de todo o mal.

Por isto, estejam a calma e a paz convosco, permitindo que o vosso coração fraternal, disposto e integrado na Doutrina do Grande Evangelho, da qual sois conscientes, possa purificar-se na Luz das Verdades Eternas, n’Ele contidas.

Se vossa vontade se curva com humildade à Vontade do Pai, sereis o exemplo para vossos irmãos.

Coração e alma unidos assemelham-se qual vasilha que se dispõe a receber a água da fé. Nesta deveis basear a vossa atitude, a fim de surgirem as virtudes espirituais.

Vede que sutil missão e como podereis aproveitar todos os momentos na aplicação da fé, para aqueles que imploram vosso auxílio. No mundo da matéria só encontrareis o mal. Eis porque deveis vigiar e orar.

Sublime missão! Invejo-vos por não a Ter posto em prática, quando em vosso meio. Hoje submeto-me como irmão carinhoso.

A alma, cuja aspiração deve ser de ânimo forte, de saúde temperada e desejo firme de progredir, deixa-se de vez em quando seduzir por mil e tanta preocupações, como sejam: a sociedade, as notícias desagradáveis, o tempo que muda – e não se firma naquilo que deve ser a única e verdadeira saúde: a fé na Doutrina do Grande Evangelho e o aconchego ao Pai.

E este coração, que anda vacilando entre tantos desejos pessoais, não se apoia na Doutrina, embora saiba que a vida vem diretamente do Pai! Portanto, é o espírito que protege a matéria. Mas – vede – aqui, a matéria deixou-se avassalar, obstruindo a ação do espírito.

Este coração que luta e pulsa tão descontrolado é, materialmente, tudo no vosso corpo. Mas sabeis existir o coração espiritual que também pulsa e é tudo no Além. Se este estiver em verdadeira união com aquele, a criatura se sentirá renascida, com a saúde perfeita e na paz verdadeira. É a alma que se alimenta da Doutrina, e age beneficamente sobre a saúde do corpo. Eis a razão por que não é admissível que uma criatura, já encaminhada na Doutrina do Pai, possa andar em grandes perturbações físicas!

Aprofundai bem vossa consciência, que hoje não está de acordo com o que aprendestes. Que é do vosso organismo se não tendes a mente equilibrada? Sabeis por que ele se ressente: vós mesmo sois o veneno! Na maior parte as vezes são os pensamentos que distilam tal veneno, intoxicando o vosso organismo. Sua luta é um grande drama! E dali vede o mal, no atual estado deste organismo.

Pudésseis ver o fator sangue levando toxinas para os diversos órgãos, como o fígado, os rins, o estômago, os intestinos e, etc; ficaríeis aterrorizados com o quadro que Apresenta a perda dos glóbulos vermelhos das vossas grandes reservas, ficando desprovidos do fluido vital.

Que é tudo isto, senão a ação funesta e destruidora dos elementos que se vêem infiltrando pela mente! Sei bem que a irmã sofre; mas não é arriscado, uma vez que conhece os tóxicos da mente continuar infiltrando-os em si, para depois procurar o remédio na farmácia de sua imaginação?

Cada um tem seu pecado! Para uns, são ainda os pensamentos; cada outros, as dúvidas, a falta de fé , e assim por diante. Mas tudo vos serve de lição. Como podeis estar parados, sem uma conduta acertada?! Por que não vos mantendes na linha designada? Vamos pedir pela irmã, mas também por vós, a fim de que amanhã não estejais na mesma situação.

Santificai a vossa língua, que deveria apenas falar desejando coisas muito sublimes em benefício do próximo, porque, na maior parte das vezes, é ela que vos traz a verdadeira desorganização da vossa vida. É preferível calar, do que dizer muito, sem algo conseguir . Pois, se o Pai vos deu este tormento, sabeis ser vossa provação para um dia vos desligardes daquilo que vos faz pronunciar idéias vãs; mas está em vós, para vossa meditação.

Mas uma idéia feliz é pronunciardes o Nome de Jesus quando fordes tentados, e assim evitardes de falar!

Jesus vos auxilia e conduz, e a vossa fé vos salva!

Não vos detenhais ante os obstáculos surgidos, preocupando-vos apenas com a vossa obra, isto é, a difusão da Doutrina, contida como no Grande Evangelho de João.

O Pai, em Sua Infinita Misericórdia, legou-nos uma Doutrina de grande vulto, porque dia virá que não será tida apenas como quatro letras, mas como Obra Universal!

Essas palavras que vos saem d’alma são assimiladas por outras, tecendo um círculo de luz que as envolve numa ânsia pela Verdade. Foram, entretanto, transmitidas apenas a um pobre servo e reproduzem o Evangelho Grandioso e Milenar, representante de uma linguagem universal! Benditos todos vós que não vos prendestes a coisas materiais, pois construis alicerces e colunas sobre os quais repousa o edifício da Salvação!

QUANDO O ÂNIMO DESFALECE ....

Meus irmãos.

“Tendes fé? Levantai-vos Ide, estais curados!”

Não foram estas as palavras ditas por Jesus, o Pai Onipotente? Como podeis prostrar-vos? Levantai-vos irmãos!

Quantas vezes vos transmiti esta fé! Escrevestes e meditastes sobre isto. Esqueceis tão depressa que a Proteção Divina vos ampara? Extingui da vossa alma os pensamentos de dúvida, desânimo e confusão!

Atraístes as grandes lutas, armazenando sentimentos negativos que se multiplicam e vencem os vossos bons propósitos. Como pode ser isto? Não ! Não existem os grandes remédios para o corpo? Há para a alma meditações heróicas: a prece, a meditação e, sobretudo, a fé.

Dentro de vós há sempre um grande vácuo, porque a fé nunca é absoluta. É preciso, portanto, incentivá-la cada dia, mantê-la com coragem, porque esse vácuo é preenchido pelas vossas preces e pela força de vontade, sobretudo para que, repleto, vos torneis alegres, com a paz da vossa fé e não satisfaçais os compromissos do espírito .

É assim que eles desejam a vossa derrota, conduzindo-vos em seguida para as profundezas. Para lá sois levados, muitas vezes até com a própria vida.

Quantos bens tendes recebido?! Não tendes esta Doutrina, explanada no Grande Evangelho de João?! Já não tendes um pedaço dentro de vós?! Diante do que se propaga, qual será mais forte: o elemento ou a fé?

Não queridos! As grandes mensagens que vos trouxe afirmam que não podeis desfalecer! Porque, se o fizerdes, quem mais terá força na luta? Estou convosco! Estou velando! Se existem senões e sofrimentos, é para que ponhais em ação a vontade de vencer. O que vos leva a grandes dores é a falta de experiência, de resignação e fé! Por isso vos peço, vos imploro ânimo, pois é muito penosa a estrada que tereis de percorrer.

Vede, estou convosco! Sei o que vos rodeia e que lutas tenebrosas vos esperam. Levantai a cabeça e dizei: o corpo não vencerá, mas o espírito! Tende a alma pronta para serdes os verdadeiros discípulos do Pai. Todos nós, como sabeis, fomos atingidos pelos elementos negativos, para que pudéssemos alcançar a vitória, porque os discípulos do Pai precisam lutar a fim de que a vitória seja certa. Este exemplo, meus irmãos, terá de partir de vós!

Trago-vos os fluidos benéficos que se projetam sobre vós. Tende confiança, porque estou sempre pronto a vos ajudar. Falanges de almas mensageiras da paz, saúde e fé, fortalecei os irmãos que neste conjunto procuram seguir os Ensinamentos do Pai, e dai-lhes forças para poderem suportar a nuvem de provação trazida pelos elementos negativos! Que não possam ser abalados os alicerces desta Obra! Recebei de mim, vosso protetor, a palavra de ânimo e coragem dos amigos do Além, que vos dizem estar convosco, ajudando-vos no prosseguimento da vossa evolução. Neste momento, escutam os vossos pedidos para que seja trazido o necessário à programação da Grande Verdade.

Senhor, obrigado! Lança a Tua Benção sobre os Teus discípulos que querem se tornar Teus Filhos! Dá-me forças para levantar esses irmãos, e conforta-nos com Teu Grande Amor!

Como sabeis o que é a Verdade, se cheios de verdade estão por aí? Só há uma Verdade! E esta podereis encontrar no silêncio de vossa alma, perscrutando a vossa consciência, que não falha. Para isto, não necessitais de cerimônias externas, porque a sua pureza é toda interna.

Desejais fazer algo pela salvação e ela vos foge em mil futilidades da vida. A vontade é a única arma que tendes para vencer. Por que ela falha se é a lâmina que cortará e afastará o mal, se vos foi dada para vencerdes a batalha?

Reclamai do vosso coração e da vossa alma, por não terdes pensado até hoje na responsabilidade de vossa vida, vida incauta que domina o mundo. Inconscientes! Projetando-vos no bem-estar, ignorais quão preciosa é esta oportunidade!

Não desejo de vós nem templos, nem frases, nem palavras selecionadas, mas a humildade de vosso coração, que atrai todas as outras almas para poderdes entregá-la ao Pai.

Deixai de lado tudo o mais, cansando-vos menos e colhendo maiores benefícios.

Vejo-vos agitados, intranquilos, cada um preocupado com os seus problemas, numa grande ânsia por tudo que de pronto não conseguis vencer. Isto não é possível!

Para que haja calma, meus irmãos, é preciso silêncio. Silenciar tudo que se queira projetar para dentro de vós?

Esse trabalho é muito árduo, penoso, como podereis faze-lo se não pedirdes ao Pai esta calma e um juízo perfeito para atacar os vosso hábitos?! Encontrais cada dia, na vossa frente, mil e uma oportunidades para vencerdes a vós mesmos.

Mas, se por um momento, estacionais ou pondes em dúvida a vossa vontade, então não será um dia perfeito. No fim de cada etapa, a vossa consciência se mostrará descontente.

Deixai, pois, as amizades inúteis, que vos trazem excitações nocivas ou vos atrasam, projetando na vossa vida problemas impossíveis de vencer e cujos elementos são mandados de propósito para impedir o vosso progresso.

Cuidai da calma do vosso quarto, do vosso lar, do vosso ambiente! Recolhei-vos e tratei com bastante benevolência a todos aqueles que estão ao vosso redor, transmitindo aos mesmos a calma, embora eles não saibam de onde ela vem, nem vos compreendam. Mas apreciarão o vosso exemplo, que muito os beneficiará. Assistindo às vossas exemplificações, perguntarão de onde provém esta modificação, se acharão felizes ao vosso lado, procurando imitar-vos.

Compreendestes Como é necessário a calma? Não podeis resolver todos os vossos problemas de uma só vez. Solucionai cada um de per si. Tende método!

Na paz e tranquilidade muitos de vossos irmãos se beneficiarão, porque não mais se atirarão à impaciência, nem usarão palavras de zanga, recriminação e crítica. Só tendo calma, podereis racionar com justiça! Elaé um dos principais esteios da espiritualidade , algo que parece de somenos importância, mas vos leva ao progresso; para que a fé e o amor possam penetrar na vossa alma, sem vos encontrar subjugados pelas coisas do mundo. Basta o que tendes de fazer pelo vosso sustento! Daí por diante, recolhei-vos!

Uma prece feita numa profunda concentração vos auxiliará muito mais que visitas inúteis . A medida que as amizades mundanas diminuírem, mais nos aproximareis do Pai. Ele acima de tudo! Daí a Ele o melhor do vosso tempo. Ele deve merecer o maior carinho e a mais pura amizade. Só por Ele, recebereis a proteção. Não por essas amizades bajuladoras e alcoviteiras, que se aproximam por mera curiosidade ou interesse.

Renovai desde hoje a vossa vontade para que ela vos domine nos momentos de atrito com os elementos negativos que se alegram por vos ver atribulados. Atingireis a calma muito mais facilmente sentindo-vos em comunhão com Ele, recendo o que for necessário para chegardes ao renascimento.

Em seu lar, paciência, muita paciência, para que a calma aí se estabelece. Por pequenos incidentes, não vos exalteis; problemas muito maiores tereis a resolver dentro de vós mesmos. Não vos molesteis por ouvirdes os vizinhos reclamarem; não vos polarizeis com eles, não gasteis preciosos fluidos nas coisas fúteis do mesmo mundo! Sede calmos, serenos e só fazei corrente com o vosso próximo numa palavra benéfica!

Conto com a vossa energia e boa vontade, para manterdes cerrada a vossa alma, impedindo que elementos negativos possam penetrá-la e desequilibrá-la. Cuidai para que nada e ninguém possam impedir o caminho para o vosso progresso espiritual, vosso futuro que é a OBRA DO PAI.

AS ALMAS QUE NOS RODEIAM. O MAIOR ATO DE CARIDADE

Quando cometeis um ato negativo, quando alimentais pensamentos que estão em desacordo com as leis divinas, retendes o progresso destas almas; mas, quando vos libertais de uma tendência má, quando abandonais o lugar onde estáveis estacionados, quando realizais um trabalho profícuo, elas ficam extraordinariamente satisfeitas, aliviadas e sinceramente agradecidas.

Não há mérito maior para vós: dar-lhes por intermédio do vosso amor e vossa caridade esta prova de união fraternal.

Volto, novamente a pedir pelas minhas almas que estão subjugadas pelas dores de tantas horas pedidas, representadas talvez por muitos anos de luta.

A caridade tem várias formas e se apresenta sob diferentes aspectos. Digo-vos: praticai-a antes de tudo em vós mesmos, socorrendo as vossas próprias almas; removei os vossos defeitos, livrai-vos dos vossos hábitos prejudiciais, das vossas tendências negativas, que esta caridade feita a vós mesmos reverterá em benefício dos vossos irmãos.

Achais-vos todos presentes! Presentes estão também as minhas queridas almas para receber os fluidos que são projetados sobre vós.

Aproveitai com ânimo forte as oportunidades que se apresentam; tendes sempre em vosso redor almas que sofrem convosco das mesmas lutas, procurando vencer as mesmas tendências e ansiosasaguardam o vosso esforço para, firmes e corajosas, se aliarem a vós.

Afastai-vos de uma sociedade prejudicial e nociva; podeis ajudar estes irmãos com o vosso isolamento e, no momento oportuno, com um conselho, uma advertência, um pensamento, uma prece.

Vejo as queridas almas do Além procurando-vos, para relembrar convosco os ensinamentos recebidos.

Com que carinho vos procuram, para convosco ouvir as mensagens transmitidas pelo Pai!

No Além, os que sofrem, aguardam o vosso auxílio, e, dentro deste ambiente de puros pensamentos e benéficas ações, elevai vossos corações cheios de reconhecimento e gratidão ao Pai, que vos facultou a graça e o merecimento de conseguirdes renovar as vossas almas, fazendo-as vibrar no plano onde Ele se encontra.

Sabeis que estarei sempre ao vosso lado, relembrando o eco de vossas preces pela almas afins.

Almas, almas que me ouvis! Almas sedentas que aqui estais! Lançai sobre vossas irmãs pensamentos de amor para que vos retribuam com preces generosas e vos levantem como a flor vivificada pela fé e pela esperança no porvir desta Verdade – a Doutrina de Jesus!

A Doutrina exposta no Grande Evangelho de João se estende a âmbitos inimagináveis para vós, pois as almas corridas pela descrença e pelo negativismo se aproximam daqui, a fim de se regenerarem pela Verdade que divulgueis. Quando vejo vossa Obra e até onde se propaga, chego à conclusão de que tal foi imprevisível, não só para mim, como para vós.

ATENÇÃO AOS TÓPICOS PRINCIPAIS DA LUTA INTERNA:

A LUTA INTERNA É O ÚNICO REAL CAMINHO PARA A EVOLUÇAO ESPIRITUAL AO PAI, E A PASSAGEM NESTA TERRA É UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR PARA TOMARMOS UM GRANDE ATALHO NESTE CAMINHO. SÓ AQUI, PODEMOS CONVIVER E EXERCITAR DIRETAMENTE COM AS MAIS DIVERSAS INFLUÊNCIAS, COM TODO O ESPECTRO — DE UM EXTREMO AO OUTRO — DE TENDÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS. E É UMA EXPERIÊNCIA DURA PARA A ALMA, QUE DIFICILMENTE GOSTARIA DE REPETI-LA ( POR ISTO, A RARIDADE DE UMA REENCARNAÇÃO ).

A CALMA, ASSEGURADA PELA VIGÍLIA E A ORAÇAO PERMANENTE AO PAI, É ESSENCIAL A UM BOM DESEMPENHO NA LUTA INTERNA. SÓ NA CALMA SERÁ OUVIDA A INTUIÇÃO VINDA DA CONSCIÊNCIA, QUE POR SUA VEZ É “UM CANAL DE ESCUTA PERMANENTEMENTE LIGADO À EMISSORA ESPIRITUAL DO PAI”. CALMA PARA MEDITAR (REFLETIR NA VIDA E NA DOUTRINA) E FAZER UMA INTROSPECÇÃO (REFLEXÃO VOLTADA PARA O SEU INTERIOR; AUTOCRÍTICA; COMPARAÇÃO DO SEU PROCEDER COM O DO MESTRE, PROCURANDO IMITÁ-LO), SE POSSÍVEL DIÁRIA, POR PELO MENOS UMA HORA.

OS TEMPLOS, DOGMAS E RITUAIS SÃO DISPENSÁVEIS E MUITAS VEZES ATÉ PREJUDICIAIS À LUTA INTERNA DE CADA UM. NA AÇÃO BENÉFICA DE CADA DIA, CALÇADA NOS DOIS MANDAMENTOS DO AMOR, ESTÁ A VERDADEIRA LITURGIA. OS DOIS MANDAMENTOS DO AMOR — AMAI A DEUS ACIMA DE TUDO; AMAI AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO — FORAM INSTITUÍDOS POR JESUS NO LUGAR DOS DEZ MANDAMENTOS MOSAICOS, INTERPRETADOS PELOS JUDEUS DE ENTÃO APENAS NO PLANO DO RIGOR.

A MAIOR CARIDADE, A MAIOR AÇÃO, POR ESTRANHO QUE POSSA PARECER, NÃO É AQUELA DIRIGIDA DIRETAMENTE A UM IRMÃO DE CONVÍVIO NESTA TERRA E ÉPOCA (APESAR DISTO SER EXTREMAMENTE VÁLIDO E BENÉFICO, ESPECIALMENTE AO DOADOR, MUITO MAIS DO QUE AO RECEPTOR DA CARIDADE). A MAIOR CARIDADE E AÇÃO É DAR UM PASSO PROGRESSIVO, POR MENOR QUE SEJA, NO NOSSO AUTOCONTROLE, NA NOSSA LUTA INTERNA. ASSIM, ESTAREMOS “ARRASTANDO” CONOSCO EM DIREÇAO AO PAI NÃO APENAS UM IRMÃO, OU UMA FAMÍLIA, MAS SIM DIVERSAS ALMAS AFINS AINDA NÃO DECIDIDAS PELA ENCARNAÇÃO NA TERRA, QUE NOS ACOMPANHAM NO DIA A DIA. ESTAS, POR SUA VEZ, INFUENCIARÃO OUTRAS MENOS EVOLUÍDAS, QUE NELAS SE ESPELHAM. E ASSIM SUCESSIVAMENTE... DEVEMOS PRATICAR A CARIDADE DIRETA SEMPRE QUE TIVERMOS UMA OPORTUNIDADE E NOS SENTIRMOS INTUÍDOS PARA TAL; MAS A CARIDADE INDIRETA, DECORRENTE DE UMA VITÓRIA, POR PEQUENA QUE SEJA, EM NOSSA LUTA INTERNA INDIVIDUAL, DEVE SER PERSEGUIDA DIARIAMENTE, A CADA MOMENTO DE NOSSA PASSAGEM NESTE MUNDO.

<- Voltar para página anterior

Home | Prefácios dos Livros | Transmissores | Obras | Quem era Jesus? | Algumas Imagens | Links | Fale Conosco