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OBRAS DA NOVA REVELAÇÃO

Recebidas pela Voz Interna

por JAKOB LORBER

EPÍSTOLA DE PAULO À COMUNIDADE EM LAODICEIA

Traduzido por Jaime M. Murbõck

Rio de Janeiro / 1993

EPÍSTOLA DE PAULO À COMUNIDADE EM LAODICElA

Recebida pela Voz Interna por Jakob Lorber

Prefácio

Na epístola de Paulo aos colossenses e mencionada uma epístola do ap6stolo a comunidade em Laodiceia. Como seu conteúdo era importante também para os colossenses, pediu Paulo: "E uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai para que seja lida também na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodiceia lede-a igualmente perante vos." (Col. 3, 16)

Em vão procuraremos no Novo Testamento esta epistola de Paulo aos laodicenses; apesar de solícitas investigações, ela teve que ser considerada perdida ate hoje.

Alguns tentaram identificar a desaparecida epistola aos laodicenses com a epístola aos efésios; mas esta hipótese é toda improvável "como não seria possível explicar de que maneira a destinada aos laodicenses tinha desaparecido a epístola posta em circulação como dirigida aos efésios." (Cf. P. Feine, Einleitung in das Neue Testament = Introdução ao Novo Testa­mento).

No ano de 1844, esta epistola desaparecida de Paulo foi rece­bida por Jakob Lorber pela Voz Interna. Lorber era um inspirado

profeta, assim como os conhecemos da história dos profetas do Anti­go Testamento e dos místicos do ocidente.

É interessante compararmos este texto da epístola aos laodicenses com as epístolas do apóstolo contidas no Novo Testamento à vista de sua concordância linguística. Também os que não aceitam Lorber hão de concordar, com juízo objetivo, que nesta epístola pode ser notada a chama do espírito ardente do apóstolo Paulo em sua plena e genuína particularidade e força.

Com alguma reflexão chega-se a aclarar o motivo porque os Santos Padres e os papas do início da Idade Média riscaram esta epístola do cânone bíblico. Os laodicenses, assim como os colossenses — afastando-se de um cristianismo puro, espiritual — incorre­ram em um cristianismo cerimonial, eclesiástico que Paulo acusa severamente em sua epístola. Talvez a Igreja do início da Idade Média considerasse este escrito como acusação contra seu próprio modo de vida secularizado, eliminando-o por isso sem mais nada.

Não deixa de ser significativo que esta epístola desaparecida por muitos séculos, fosse de novo levada ao pé da letra, por esta maneira singular, ao conhecimento da humanidade do nosso tempo na véspera de um novo dia. Que encontre vasta divulgação, con­tribuindo à renovação da vida religiosa tão aspirada por toda parte. "Vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores ado­rarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores." (João 4, 23)

Bietigheim, em Agosto 1952. Otto Zluhan

CAPÍTULO I

1. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela Vontade e pela Graça de Deus, e o irmão Timóteo

2. à santa comunidade de Laodiceia e a todos os fiéis irmãos nela, e aos sábios no Espírito de Deus. Graça e a verdadeira Paz a vós outros da parte de Deus, nosso Pai, no Senhor Jesus Cristo!

3. Damos sempre graças, louvamos e exaltamos a Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, e estamos muito preocupados por causa de vós, orando sempre por vós a Deus.

4. Pois ouvimos pelo Espírito do Senhor, e pelo irmão Epafras, e por Ninfa, que apostatastes em várias questões

5. elegendo-vos um bispo e um clero, querendo fazer de Cristo um ídolo — fixando uma casa, um (determinado) dia e vestes bordadas

6. de modo como era em parte entre os pagãos e entre os judeus quando vigorava ainda a circuncisão da carne perante Deus que Ele ordenara debaixo do pai Abraão como presságio da circun­cisão viva do espírito por Jesus Cristo em vós.

7. Eis o que vos comunico agora para que chegueis a saber que luta devo sofrer por causa de vós que (em parte) me vistes e (em parte) não me vistes na minha carne,

  1. E para que sejais energicamente admoestados em vossos corações, segurando vosso amor, no qual reside toda riqueza do intelecto justo, para compreenderdes o grande mistério de Deus, Pai, em Seu Filho Jesus Cristo,

  2. Em Quem são escondidos todos os tesouros da Sabedoria e do
    conhecimento vivo no espírito.

  1. Por isso, eu vos advirto para que ninguém vos seduza por palestras intelectuais e ornadas, e peia filosofia dos pagãos.

  2. Pois a luz natural e própria também dos animais, assim como a filosofia o e dos pagãos que fazem oferendas aos ídolos mortos!

  3. Mas vós fostes resgatados pela morte de UM para a Vida Eterna em Deus, o Pai; como é então que quereis de novo sacrificar vosso coração que se tornou uma morada do Espírito Santo, ao espírito dos mortos?

  4. Ainda que eu não esteja convosco em carne, em espírito estou sempre convosco pela Forca de Cristo em mim, vendo vossa fée vossas obras;

  1. e por isso quero exortar-vos seriamente e mostrar-vos como vários entre vós, queridos irmãos, incorreram numa grande loucura; pois eu conheço seus sofismas, e sei o que querem.

  2. Mas que seja assim que sigais a Jesus Cristo do modo que O recebestes de mim e O aceitastes, devendo então conduzir vossa vida conforme o Evangelho que vos preguei fielmente,

  3. Criando fortes raízes nele e fortificando-vos na fé assim como o ensinei a todos vos no Espírito do Senhor Jesus Cristo, Filho Vivo de Deus que reina a direita do Pai desde Eternidades.

  4. Da maneira, porém, que vos quereis vos conduzir na vida, sois adversários de Cristo e de Sua Palavra! —

18. O que e que quereis? Tornar-vos de novo escravos e duros ser­vos da lei, e do pecado, e da morte, já que de tudo isto fomos libertados por Jesus Cristo?

19. Ouvi-me bem, pois que vos digo: Cuidai de não serdes enganados e despojados pela vossa filosofia e pela péssima doutrina daqueles dentre vos que temem os romanos e os cegos judeus MAIS do que o Senhor da Glória que nos remiu, e por Quem tanto nós como Céu e Terra e todas as coisas foram criados!

20. Quando estava entre v6s, vossos filósofos me perguntaram qual a diferença entre Deus e Seu Filho Jesus. — Tomei a palavra e disse a eles:

21. "Escutai, irmãos! Deus é UNO, e Cristo éUNO; pois, se háUM SÓ Deus, também só há UM Cristo. Qual seria a diferença entre Deus e Cristo? — Deus é o Amor, e Cristo é a Sabedoria em Deus, ou a Luz, a Verdade, o Caminho e a Vida Eterna!

22. Em Cristo reside toda a Plenitude da Divindade corporalmente, e nós somos perfeitos — Nele; pois Ele é o Princípio e a Cabeça de toda Glória, de todo Poder e toda Força, de toda autoridade do mundo, e é um Príncipe de todos os Principados da Terra.

23. Se eu, Paulo, falei isso para vós em Espírito e em toda Verdade — como é que vos deixais enganar por doutrinas humanas e regulamentos mundanos?!

24. Fostes circuncidados sem mão e escalpelo pelo Espírito Santo, por terdes vos despido de vossa vida pecaminosa que era fortemente enraizada na carne de vosso corpo; eis que isso era uma verdadeira, viva circuncisão em Cristo!

25. Pois em vossa carne pecaminosa fostes sepultados com Cristo para o mundo pelo Batismo com o Espírito Santo, e ressurgistes de novo por Cristo pela Fé viva e pelo Amor a Ele. O que quereis então de novo com a circuncisão antiga que já terminou? 26. O que com a cerimônia que não tem mais valor, uma vez que Cristo já veio e ressurgiu — e nós com Ele?

26. O que quereis com o sábado já que Cristo operou, e continua operando em cada dia, transformando assim cada dia em um Dia do Senhor, não folgando no sábado?!

  1. Mas eu vos conheço, e por isso digo: Cristo, tal qual é, quer ser pobre no mundo; mas vós quereis ouro! Eis a razão porque quereis ter uma igreja, um dia de festa e vestes bordadas!

  2. Dizeis que Deus não aboliu em parte alguma as Leis de Moisés por Cristo, Seu Filho, mas, que as confirmou na Ultima Ceia; portanto tem que haver também um sacrifício cerimonial.

  3. Eu, Paulo, um verdadeiro apóstolo do Senhor, eleito por Deus, sou, pois, pleno do Espírito de Deus; como é que o Espírito de Deus jamais me indicou tal exigência já que antes de minha vocação era um servidor templário muito mais aferrado que vós?!

  4. Mas agora quero vos dizer: Como o Espírito de Deus me despertou quando fui a Damasco para perseguir aí a nova comu­nidade cristã, vi primeiro — até na minha cegueira — que o Senhor quer ser venerado e adorado no Espírito e na Verdade, jamais porém, numa cerimônia!

  1. Pois a ninguém que Deus chamou a Seu serviço, Ele tirou primeiro a vista; mas eu a perdi no início para que perdesse tudo o que era do mundo, antes de tornar-me um de Seus menores servos!

  2. Mas por que eu tinha que ficar cego primeiro? Porque todo meu ser estava sepultado na matéria do serviço templário, da qual tive que ser primeiro libertado!

  3. Visto que o Senhor me convocou sem cerimônia, isto é, em minha cegueira, comoeu iria transformar a Ceia numa cerimônia?!

  4. Ou não é assim como me ensinou sempre o Espírito de Deus? Quem tem a luz dos olhos, contempla as cerimônias do mun­do, regozijando-se nelas:

  5. Mas para o cego, acabou-se o mundo com sua cerimônia, e o antigo serviço no Templo e todas as vestes bordadas!

  6. Portanto é uma eterna verdade que o Senhor não me convocou para instituir de novo a cerimônia, mas para elevar os cora­ções que Satanás meteu a ferros durante milênios; e

  7. Pregar a todos a liberdade do espírito e a paz da alma, quebrando assim em Cristo, o Senhor, os antigos, duros gri­lhões da morte.

  8. Mas para que me serve, e também a vós, a minha doutrina, para que o Evangelho de Deus se fordes de novo, livremente, ter com a antiga morte?!

  9. Mas eu vos rogo por causa de vossa vida eterna: desisti da­quilo que o antigo cativeiro em Babilônia legou a todos os ju­deus como dura herança!

  10. Vede: O Senhor aniquilou Babel, a grande meretriz do mundo; pois ela levou muitos povos à morte! Mas que é que ganhareis se quereis erigir de Laodiceia uma nova Babel?! Por isso, de­sisti daquilo que quer trazer de volta o abominável da desola­ção de que falou o profeta Daniel, no lugar santo!

  11. Cristo, porém, vos vivificou quando fostes mortos em vossos pe­cados e no prepúcio de vossa carne, perdoando-vos todos os pe­cados que jamais cometestes no Templo como no vosso pre­púcio.

  12. Destruiu a sangrenta escrita que havia contra todos nós, oriun­da de estatutos mundanos, com nossos nomes inscritos no livro do mundo, no livro do julgamento e no livro da morte — atando-a na cruz.

  13. E essa escrita sangrenta que o próprio Deus destruiu, atando-a na cruz do julgamento, da ignomínia, da maldição e da morte — por que, pois, quereis arrancá-la de novo, trocando vossos novos nomes em Cristo contra os antigos que estavam escritos com sangue no livro do julgamento?

  14. Ó tolos cegos de toda loucura! Fostes libertados em Cristo — e quereis tornar-vos de novo escravos e servos do pecado, do julgamento e da morte! Não ouvistes que maldito está quem for atado à cruz?!

  15. Mas Cristo tomou a Seu cargo vossa vergonha e ignomínia,
    vosso pecado e julgamento e vossa morte, aceitando de ser, em vosso lugar, atado à cruz como um maldito a fim de proporcionar-vos a plena liberdade perante Deus; e para que vosso caminho fosse honrado, Ele levou Consigo à cruz todo vosso opróbrio e ignomínia!

  16. Ó — o que é que vos seduziu: tendo sido vivificados em Cristo, quereis de novo entregar-vos à morte?!

  17. Com que deveria comparar-vos para que a flecha atinja o alvo? Sim, sois qual uma cortesã que está no cio. Ela mora numa cidade, sendo, porém, filha de uma casa respeitada!

  18. Ouvi-me e dai-vos por avisados! De que serve à cortesã ser filha de boa família quando sua carne está cheia de lascívia?!

  19. Não andará em seu aposento de cá para lá, debruçando-se, cheia de ardores, ora de uma, ora de outra janela, cobiçando, com ávidos olhares, quem possa satisfazer sua carne?!

  20. E quando o avista, lhe mostrará seus desejos pelo devasso ardor de seus olhos, pecando em sua concupiscência dez vezes mais do que uma prostituta na cama da vergonha com seu amante.

  21. Vede, ó laodicenses, eis o vosso retrato! — Mas sabeis o que o noivo, querendo pedi-la em casamento, fará com tal moça quando, ao passar diante da sua casa aperceber-se de sua vergonhosa voluptuosidade?

  22. No mesmo momento a afastará de seu coração e de sua boca, não a olhando mais, mesmo que caísse na pior miséria!

  23. O mesmo vos fará também o Senhor; pois Ele vos erigiu um novo templo vivo em vossos corações, onde deveríeis aguardá-Lo; mas vós desdenhastes o templo, esse santo aposento, correndo, por mera lascívia mundana, para as janelas do julgamento, concupiscentes do mundo por causa do ouro, do prestígio e da ambição de poder.

  24. Mas eu vos digo: o Senhor retirar-se-á, deixando-vos passar por várias práticas de luxúria, pelo antigo julgamento e pela antiga morte, a menos que volteis incontinenti para trás, desistindo do vosso clero por vós eleito, do vosso templo, do vosso dia santo e de vossas vestes bordadas; pois tudo isso é um horror perante o Senhor, assim como o é uma cortesã no cio, que é pior em seu coração do que dez prostitutas de Babel. —

CAPÍTULO II

  1. Que ninguém mais perturbe a vossa consciência, nem um bispo e sacerdote sem mandato (de Deus), nem um dia santo, nem o antigo sábado e a lua nova.

  2. Nem um templo, um sacrifício cerimonial e vestes bordadas, nem tampouco comida e bebida!

  3. Sede moderados ao comerdes e beberdes, — isso é bom para o espírito, a alma e o corpo, sendo agradável ao Senhor!

  4. Mas se alguém disser e ensinar e exigir: "Este e aquele ali­mento não deve ser comido por ser impuro segundo Moisés!" —

  5. Então eu replico: Moisés e os profetas tiveram em Cristo sua consumação e libertação; a nós, porém, o Senhor não proibiu nenhum alimento, já que Ele Mesmo comia e bebia com peca­dores e publicanos

  6. Exclamando: "O que comes, não te profana; mas sim o que vem de teu coração, como: más palestras, maus desejos, avareza, inveja, homicídio, ira, gula, luxúria, adultério e outros tais —, isso é o que sempre profana o homem!"

  7. Uma vez que possuímos tal Evangelho Dele Mesmo, o único Senhor de toda Glória, quão grandes tolos deveríamos ser se devêssemos voluntariamente deixar-nos prender de novo sob o antigo, duro jugo?!

  8. Para que serve a sombra que teve, a partir de Moisés, um presságio profético para o que se cumpriu perante nossos olhos — para que serve, digo, para NÓS que nos tornamos UM corpo com Cristo e em Cristo?!

  9. Mas eu vos rogo e até imploro: Não aceiteis como guia espiri­tual alguém que se apresenta, por escolha deliberada, em toda humildade e completa espiritualidade dos anjos do Céu, sem jamais ter visto e ouvido algo deles, mas que por isso fica tanto mais presunçoso em sua mera inclinação carnal,

  10. Não atendo-se à cabeça da qual todo o corpo recebe energia através dos membros, articulações e juntas, mantendo-se e segurando-se mutuamente, e crescendo assim para uma grandeza divina,

  11. Mas atendo-se apenas à sua própria mente que está cheia de imundície, de egoísmo, de fraude e mentira, cheia de ambição de poder, avareza e inveja!

  12. É justamente este o estado de quem quer arvorar-se na pretensão de ser chamado pelo Senhor e por mim, e em seguida eleito por vós!

  13. Eu vos digo: Este tem o espírito do diabo em si e anda entre vós como um lobo em pele de carneiro, como um leão faminto que ruge procurando ardentemente vos devorar.

  14. Por isso, desalojai-o quanto antes de seu lugar, voltando de novo para Ninfa, cuja casa é uma justa comunidade de Cristo!

  15. Pois, vós morrestes com Cristo para o mundo e seus estatutos; por que razão quereis então deixar-vos capturar de novo pelos estatutos do mundo como se ainda vivêsseis nele?!

  16. Mas a casa de meu querido irmão Ninfa manteve-se fiel em sua liberdade assim como eu a dei a ele por Jesus Cristo, o Senhor desde Eternidade.

  17. Ninfa reconheceu o lobo assim como eu o conheci pelo Espí­rito de Deus que está em mim e sempre me impele, atrai e ensina nas diversas coisas da única, justa sabedoria perante Deus, como é também o caso com o irmão Ninfa.

  18. Por isto exorto-vos com toda força do justo zelo em Cristo, o Senhor, que não deixeis de dirigir-vos a Ninfa, tornando-vos de novo uma comunidade com sua casa.

  19. Não escuteis os que dizem com ar hipócrita: "Não toques nisto, não saboreies aquilo, não faças isto e aquilo!" Trata-se de uma instituição humana sem fundamento, pois tudo isso sempre se consome às escondidas;

  20. Mas prestai atenção ao que eu vos digo pelo Espírito de Cristo que está em mim, para que vos torneis de novo livres e verdadeiros e verdadeiros coerdeiros de Jesus Cristo no Reino de Deus, que é vivo em vós!

  21. Ó irmãos, pensai em que vos podem servir os que mostram pretensiosos! — A aparência da sabedoria é uma falsa e hipócrita espiritualidade e humildade,

  22. Afirmando: "Se olhares uma mulher, já pecaste; se comeres um alimento impuro, proibido por Moisés, te tornaste impuro o dia inteiro; e se tocares um pagão, falando com ele mais do que três palavras, deves anunciá-lo ao sacerdote do Templo para que te purifique perante Deus!", —

  23. Mas sendo eles mesmos cheios de imundície, de avareza e luxúria, negociando secretamente com todos os pagãos e empregando todas as suas forças para não perder a clandestina ami­zade?!

  24. Mas eu digo: O corpo tem suas necessidades, assim como o espírito. Por isso, deveis dar-lhe em medida justa o que Deus destinou para ele, comendo o que se oferece no mercado; pois o corpo precisa de cuidados assim como o espírito de liberdade. Sede, pois, livres, e não escravos dos cegos tolos do mundo!

  25. Que se poderia dizer de louvável de alguém que jejuou em seu estômago, mas cujo coração está repleto de maus pensa­mentos, desejos e cobiças?!

  26. Não seria muito mais prudente jejuar no coração e não no es­tômago?! Como podeis ser tão tolos que se vos faça crer ser mais agradável ao Senhor comer um peixe em azeite em lugar de outra carne de um animal de sangue quente, e a gordura dele em vez de azeite?!

  27. Mas eu vos digo: Comei sempre, pesando e medindo o que gos­tais e o que faz bem à saúde de vosso corpo; bebei vinho com água como também eu o faço, se é que posso servir-me, não tendo escrúpulos nisso, e agireis bem também a esse respeito!

  28. Pois o Senhor não acha prazer no jejum do estômago, e sim no do coração; no coração jejuai, pois, dia e noite, e jejuareis no espírito e na verdade.

  29. Mas da mesma maneira como vós quereis jejuar conforme a hipócrita doutrina daquele que finge não estar mais na Terra senão com um só pé, estando todo o resto já no Céu — assim jejuam também todos os pagãos que nos dias de festa comem os mais refinados petiscos, cobiçando-os então mais do que num dia comum com sua comida quotidiana.

  30. Já que ressuscitastes com Cristo — QUE vos importa o que é abaixo no mundo, e para que fim procurais satisfazer os esta­tutos mundanos que são obras dos homens?

  31. Buscai as coisas lá do Alto onde Cristo está assentado à direita do Pai — isso convirá melhor para vós do que todas as lou­curas do mundo sem nenhum valor!

  32. Tendo sido despertados no espírito e ressuscitados com Cristo, sois de fato do Alto e não de baixo; buscai, pois, também o
    que é de cima, mas não o que é de abaixo na Terra!

  33. Pois morrestes para o mundo e vossa vida está oculta junta­
    mente com Cristo em Deus.

  34. Quando Cristo, que agora é a vossa vida, Se manifestar, então
    vós também sereis manifestados com Ele, em Glória!

  35. Fazei, pois, morrer de novo vosso mundo que se encontra em muitos membros na Terra, assim como os membros de vosso corpo com os quais cometestes e quereis cometer de novo pros­tituição, impureza, paixão, lascívia, desejo maligno, cobiça, in­veja e avareza; em tudo isto consiste em a verdadeira idolatria dos pagãos.

  36. E evitai sobretudo a mentira, pois ela é a mais próxima descen­dente de Satanás! Despi-vos do velho homem, e revesti-vos do novo homem em Cristo que se refaz para o conhecimento se­gundo a Imagem Daquele que o criou!

CAPÍTULO III

  1. Soube de Ninfa, e estou igualmente sabendo pelo Espírito de Cristo em mim, que passastes em grande parte para a institui­ção humana. Por isso disse: "Evitai a mentira, que é a mais próxima descendente de Satanás!"

  2. O templo, o que é senão uma instituição humana, obra inanimada, feita de mãos humanas, e daí uma mera obra visionária que se desvanece assim que o olho despertar do sono?!

  3. Sendo assim vossa opinião de honrar nele a Deus, constitui uma mentira à qual vos expondes para mentir-vos e enganar-vos a vós mesmos; e mentis ao próprio Deus ao opinardes prestar-Lhe com isso um importante serviço de oferenda!

  4. Ó tolos! Que serviço quereis prestar ao Onipotente que criou Céu e Terra antes que fostes criados por Ele?! O que é que possuis que não tivésseis recebido com antecedência; e dado o que recebestes, por que fazeis então como se não o tivésseis recebido?!

5. Pensais prestar um serviço agradável ao Senhor ao adorá-Lo em um templo feito por mãos humanas, com cerimônias, incensos e preces infrutíferas em tiras largas ou compridas?!

6. Ó vede, quanto vos seduziu um apóstolo de Satanás! Foi no Templo que Cristo, em Quem habita a Plenitude da Divindade, foi condenado à morte, profetizando Ele Mesmo sua total des­truição!

7. COMO poderia Ele comprazer-Se agora com aquilo contra o que advertiu todos Seus discípulos, e em espírito também a mim, dizendo: "Acautelai-vos do fermento dos fariseus e sumo sacerdotes!"?! E vós quereis agora transformar o antigo "tri­bunal" que se tornou um horror perante Deus, em uma morada do Senhor, a fim de poder matá-Lo aí constantemente!

8. Como sois cegos, e quão mundanos já vos tornastes se tal não pudestes perceber à primeira vista!

9. Não é suficiente que Cristo morreu UMA vez por todos, e nós todos agora juntamente com Ele a fim de sermos ressuscitados com Ele ainda em nossa carne, para o verdadeiro reconheci­mento do Seu Espírito que está em nós, e para o reconheci­mento do Pai que nos tinha amado antes que existisse o mundo?!

10. Quantas vezes quereis ainda matar o Cristo, o único Eterno Vivo, que nos ressuscitou da morte para a Vida Eterna pela Sua gloriosa Ressurreição?!

11. Mas eu, Paulo, vos digo: Ide lá e destruí o templo, riscai o designado dia santo dos calendários, destituí o falso bispo e seus servos que querem engordar, quais os de Jerusalém, com o trabalho de vossas mãos, tendo já providenciado uma grande arca de bronze para receber nela o ouro e a prata de vossas economias!

12. Queimai as vestes bordadas que são um horror perante Deus — e prestareis com isso ao Senhor um serviço muito mais agradável do que deixar-vos sacrificar em um tal templo por mil anos!

13. Mas se quereis absolutamente ter em vosso meio uma casa agra­dável a Deus, erguei um hospital para doentes, paralíticos, alei­jados, para cegos e mudos, uma casa para pobres viúvas e órfãos, e uma casa para forasteiros em dificuldade, sem restri­ções, quem quer que sejam!

14. A esses acolhei com alegria e compaixão, compartilhando com eles toda vossa prosperidade, assim como nos fizera duas vezes nosso Senhor Jesus Cristo quando, com a Plenitude de Sua Bênção, saciou milhares de famintos: desta maneira prestareis a Ele, o Único Santo, um verdadeiro e agradável serviço em prol de vossa santificação.

15. Pois Ele Mesmo Se expressou neste sentido, dizendo: "O que fizerdes aos mais pequeninos destes necessitados, a Mim o fizestes!"

16. Já que várias vezes Ele disse claramente o que Lhe seja um serviço agradável, como quereis então talserviço que Lhe é um horror e repugnância?!

17. O único templo vivo e agradável a Deus, o Senhor em Cristo, é um coração cheio de amor; Ele o prefere a um mundo re­pleto de templos salomônicos que são todos sem vida, ao passo que o coração é vivo, podendo amar a Deus e a todos os irmãos! Construí, pois, de novo esse templo espiritual em vós, sempre oferecendo nele um sacrifício vivo ao Senhor!

18. Nem o templo e a cerimônia, nem o sacerdote e o bispo, tam­pouco Paulo e seus discípulos; nem o judeu, nem o grego, nem a circuncisão dos judeus e o prepúcio, nem o Templo de Sa­lomão; tampouco o grego primitivo, o Cita, o pagão, o homem livre, o servo; nem o sábado, nem a lua nova, nem o ano de jubileu são algo diante de Deus, mas unicamente Cristo é tudo em tudo!

19. Vesti, pois, somente o Cristo, como sois os eleitos de Deus, Seus santos e Seus amados, pela fé viva, pelo amor, por cor­dial compaixão para com vossos irmãos, por amizade, amabilidade, humildade, mansidão e toda paciência.

  1. Em tudo, um ampare o outro, e perdoai-vos mutuamente decoração — então também eu vos perdoarei, e o próprio Senhor o fará.

  2. Não façais queixas um contra o outro, semelhantes aos pagãos que têm seus próprios foros de acusação, mas sede tolerantes, vivendo em boa união, ajustando-vos no coração; desta maneira agireis melhor diante do Senhor como se observásseis o mais escrupulosamente possível todos os estatutos de Moisés que é difícil de conhecer e mais difícil ainda de seguir; pois o Senhor não Se compraz com os estatutos de Moisés, mas
    unicamente com um coração puro que ama verdadeiramente a Deus e aos irmãos.

  3. Vesti, pois, sobretudo o amor; só ele conta perante o Senhor, sendo unicamente e de pleno direito o laço de toda consu­mação e de toda perfeição!

  4. A verdadeira e perfeita Paz de Deus reine no amor e pelo amor em vossos corações, e é nesta e para esta paz que sois unicamente chamados em UM corpo em Cristo, o Senhor; dando-Lhe graças, sempre e eternamente no espírito e na verdade,

  5. Mas não em um templo inanimado que não é nada perante Deus, o Senhor e Doador da vida, que só olha o coração e sua paz!

  6. Deixai abundantemente habitar entre vós o Verbo vivo de Cristo, em todo amor e, por esse, em verdadeira, perfeita sabedoria! Ensinai-vos e admoestai-vos mutuamente, edificando-vos com muitas magníficas coisas e contemplações espirituais,

  7. Com salmos de amor e outros hinos, e com bonitos cânticos espirituais; mas cantai no coração, sem fútil gritaria pela boca, e sereis mais agradáveis ao Senhor do que a vã gritaria dos fariseus, judeus e pagãos que por causa do ouro dão muito que suar a seus lábios, sendo, porém, seus corações mais frios do que gelo!

  1. A vossa palavra seja sempre ornada com amor para com todo mundo, temperada com o sal da verdadeira sabedoria de Deus; é desta sabedoria que deveis sempre haurir o que falais com alguém, para que este chegue a saber quão diferente é a Sabe­doria Divina dos conhecimentos dos sábios do mundo.

  2. Eu, Paulo, opino agora que nada omiti para mostrar-vos o que há entre vós, sendo que é uma venenosa erva má, antes, uma venenosa árvore extremamente daninha cujo sopro asfixia tudo; assim, não tenho mais nada contra vós!

  3. Mas que haja sempre entre vós, queridos irmãos, uma ceri­mônia verdadeira, dando, em espírito e verdade, honra a Deus. Pai no Filho, amando-O sempre acima de tudo em Seu Filho que por Amor morreu por nós todos na cruz, para tornar a trazer-nos a filiação, em cuja perda incorreram todos os nos­sos pais desde Adão.

  4. Mas eu vos suplico por Amor de Deus que produzais dignos frutos de uma plena conversão, voltando do vosso novo paga­nismo para a viva Igreja de Deus que habita dentro de vós, mas não nos templos, nas vestes e em cerimônia alguma.

  5. Vós, ó pais, não amargureis os ânimos de vossas crianças com palavras duras e maus tratos para que elas não se assustem convosco, tornando-se covardes servis e hipócritas; pois ao evi­dente teimoso podeis tornar dócil com amor, mas um adulador e hipócrita é incorrigível.

  6. Da mesma maneira digo também a vós, servos e criados de vossos donos: Sede-lhes obedientes em todas as coisas que não são contra Cristo — mas não apenas com adulação interesseira para agradardes a vossos patrões, mas com verdadeira inge­nuidade de vosso coração e no constante temor de Deus.

  1. Tudo que fizerdes para vossos patrões, fazei-o como se servísseis a Cristo, o Senhor, em toda fidelidade de vosso coração — mas não como se servísseis aos homens — e recebereis Dele um dia o prêmio da Glória.

  2. Mas quem é injusto para com seu senhorio, o é também para com o Senhor; o Senhor, porém, não cuida do fato de al­guém ser dono ou servo, mas somente, da obra e de sua motivação.

  3. Por isso, quem age mal, receberá um dia do Senhor também a devida recompensa. Podeis talvez enganar os homens, mas o Senhor não Se deixa iludir, pois para Ele vossos corações estão sempre descobertos.

  4. Digo, porém, também a vós, patrões, que deveis bem considerar que os servos e criados são também vossos irmãos perante o Senhor; por isso, prestai-lhes sempre o que é justo diante de Deus! Dai-lhes a tempo o devido soldo com amor em Cristo e pensai em que nós todos temos um Senhor no Céu que é Cristo, o Santo de Deus desde Eternidades!

  5. Perseverai na oração, rezando com ações de graça — mas não com os lábios, e sim em espírito e verdade com toda simplicidade de vosso coração, e na verdadeira devoção no Amor a Cristo, o Senhor!

  6. Suplicai, ao mesmo tempo, também por mim, para que Deus me abra sempre a porta à palavra viva, a fim de eu falar a vós e a todos os irmãos em Cristo, do Seu grande Mistério e do de Seu Reino; pois eu também continuo algemado ao mundo, sendo um homem bem comum que só pode profetizar quando o Senhor lhe abre a porta de Sua Graça.

  7. Portai-vos com simplicidade e sabedoria para com todo mundo, também para com os que são de fora, sejam eles judeus ou pagãos! Não deveis julgar ninguém, seja cita, pagão, judeu, grego ou bárbaro — mas aproveitai sabiamente os tempos e as oportunidades!

  8. A vossa palavra seja sempre ornada com amor para com todo mundo, temperada com o sal da verdadeira sabedoria de Deus; é desta sabedoria que deveis sempre haurir o que falais com alguém, para que este chegue a saber quão diferente é a Sabe­doria Divina dos conhecimentos dos sábios do mundo.

  9. Eu, Paulo, opino agora que nada omiti para mostrar-vos o que há entre vós, sendo que é uma venenosa erva má, antes, uma venenosa árvore extremamente daninha cujo sopro asfixia tudo; assim, não tenho mais nada contra vós!

  10. Mas que haja sempre entre vós, queridos irmãos, uma ceri­mônia verdadeira, dando, em espírito e verdade, honra a Deus. Pai no Filho, amando-O sempre acima de tudo em Seu Filho que por Amor morreu por nós todos na cruz, para tornar a trazer-nos a filiação, em cuja perda incorreram todos os nos­sos pais desde Adão.

  11. Mas eu vos suplico por Amor de Deus que produzais dignos frutos de uma plena conversão, voltando do vosso novo paga­nismo para a viva Igreja de Deus que habita dentro de vós, mas não nos templos, nas vestes e em cerimônia alguma.

  12. O Amor de Deus e a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo sejam convosco para todo o tempo e a eternidade!

  13. Quanto à minha situação em Roma, Tíquico, o irmão amado, vos informará. Eu vô-lo envio, assim como aos colossenses os quais, do mesmo modo que vós, querem deixar-se seduzir por Satanás.

  14. Saudai todos os queridos irmãos, e o Ninfa, e a fiel comu­nidade de sua casa, pois eu lhe atesto que é justo, orando, como eu, sempre a Deus por vossa causa. Saudai também os colossenses quando fordes ter com eles; pois há alguns dentre eles que conheceis, e que são sempre justos e fiéis na fé e no Amor a Deus.

  15. Uma vez lida a epístola aos colossenses por eles, lede-a igual­mente perante vós, assim como vos rogo pelo Senhor de provi­denciar para que estaepístola seja lida também pelos colossenses!

  1. Pois lhes é tão necessária quanto a vós. Enfim, advirto-vos aqui por escrito que essa epístola deve ser lida em todas as comunidades, como também a epístola para os colossenses. Tíquico manifestará isso também verbalmente a todos vós.

  2. Minha saudação de meu próprio punho: Lembrai-vos do meu Amor! A Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco!

Escrito de Roma por Tíquico e seu companheiro Onésimo, que am­bos são mandados a vós assim como aos colossenses.

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