Visualizador de Livro
Visualizador de Livro


<- Voltar para página anterior
* O uso do tradutor automático poderá ocasionar leves deturpações do idioma original. Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

JOÃO - Livro II

A atuação do Apóstolo João após a ressurreição de Jesus. Atividades realizadas em Jerusalém e Éfeso.

Atuação de Jesus em Jerusalém

O tempo que João esteve junto à Jesus já pertencia ao passado. Jesus tinha acabado de realizar Sua Obra: A Salvação. Seu lugar nos ensinamentos era ocupado agora por Seus discípulos. Para eles, lembrar da época que conviveram com o Mestre era motivo de grande alegria e desenvolvimento espiritual. A realidade de então lhes apresentava outros acontecimentos. Tinham vivido maravilhas na presença de Jesus; agora, eles viviam o Céu que eles mesmos construíram em seus corações, baseados no Amor e no Espírito de seu Mestre. Magníficas visões e revelações foram conseqüência de suas vidas no Amor do Mestre. Muito contribuiu a presença da mãe Maria, a qual passava a maior parte do tempo com João em Jerusalém, enquanto que os outros irmãos seguiam de cidade em cidade, de país em país, armados com a Força do Mestre. João, entretanto, permanecia em Jerusalém como servo e mestre de todos os irmãos.

Conversa com um sacerdote e dois mercadores persas

A vida tinha transformado João em alguém com quem todos podiam falar e que a todos servia. Para seus irmãos discípulos, que às vezes tinham atribulações, ele se tornou o verdadeiro representante do Mestre. Ele se relacionava intimamente com Jacó, o irmão de Jesus e, depois dele, com Pedro. A comunidade confiava muito em Jacó e João. Com isto, é explicável que a casa de Maria se tornou um lar de Amor, confiança e asilo para todos. É de se imaginar o escândalo e a irritação dos sacerdotes, quando viam que quem procurava por Amor e Verdade, se dirigia à casa do Amor. Tentaram destruir o odiado lar várias vezes, mas sempre sem sucesso. João, graças à influencia de um romano, conseguiu que a casa estivesse permanentemente protegida por soldados romanos.

As tarefas dos irmãos aumentavam continuamente, bem como as necessidades dos que os procuravam por Verdade. Assim, os irmãos ficavam longe por semanas, ou até meses. João se sentia na obrigação de permanecer em Jerusalém. Estavam os irmãos viajando novamente, quando mercadores persas chegaram à casa, desejando receber os ensinamentos da fonte. Um sacerdote pagão de nome Karsna, o qual também procurava a Verdade com sinceridade, tinha se juntado a eles. Com todo amor, João os acolheu. Em pouco tempo, se entendiam perfeitamente. Maria, que lá se encontrava, foi requisitada por João para ajudar, pois ele sentia que seria necessário.

O sacerdote pagão foi ao ponto sem rodeios:

- Qual a verdade sobre Jesus, do qual nos é dito que ressuscitou dos mortos? Quem são seus pais? Como foi sua infância e juventude? Existem muitas versões sobre a vida Deste Ser e eu gostaria de saber a verdade.

Respondeu João:

- Esta aqui é Maria, Sua Mãe, porém a concepção e o nascimento de Jesus são um grande milagre.

Ao silêncio de João, o sacerdote continuou a perguntar:

- Como milagre? Não é o nascimento de cada ser um milagre?

- Certo, mas no de Jesus ainda há um mistério que ninguém consegue entender, nem mesmo os que têm toda boa vontade do mundo. Já os profetas anunciavam Sua Vinda e profetizavam que nasceria de uma virgem, o que, de fato, aconteceu.

- Amigo, como queres que eu entenda isto? Somos homens experientes ...

Disse Maria: - Amigo vindo de longe, tão incrível como possa te parecer, afirmo que concebi Este Jesus sem intervenção de um homem e dei a luz sem dor. A anunciação me foi transmitida por um anjo, que se me tornou visível e ao qual pude ouvir. Eu ainda era quase criança e não entendi nem o anjo, nem, mais tarde, aos homens que me alertavam sobre meu estado. Foi uma época muito amarga. O Templo fez de tudo para esclarecer o assunto, pois eu tinha sido criada lá e entregue depois aos cuidados de José. Nós tivemos que tomar a água envenenada, e como não nos prejudicou, nossa inocência foi provada. Quando o menino Jesus nasceu, gente da tua pátria também veio vê-lo, reconheceu Nele o Rei e o honrou. Jesus cresceu como qualquer criança, mas já dizia grandes Verdades aos dois anos, muito mais do que qualquer homem experiente. É a mim impossível contar tudo neste curto espaço de tempo. O mais importante não é a Sua pessoa, mas o Espírito que Nele habita.

Falou o sacerdote:

- Torna-se difícil acreditar nisto. No meu parecer, a pessoa é tão importante quanto o Espírito pelo qual foi vivificada. Por favor, não leves minhas dúvidas a mal. Coisas impossíveis são contadas a Teu respeito e foi por isto que nenhuma dificuldade conseguiu fazer com que eu deixasse de buscar da Verdade.

Disse João:

- Amigo, tem certeza que nós servimos o Espírito de Jesus e só desejamos que tu nos entendas. Em relação ao nascimento de Jesus, temos certeza que haverá polêmica no futuro, mas nós fomos testemunhas de sua Vida, atuação e Obra. Entretanto, a ti e aos outros que aqui vêm agora, será mais fácil assimilar o Seu Espírito. Nós, que com Ele convivemos, não víamos somente Sua Divindade, mas também o Humano. Ele nos revelava não com palavras, mas com Ações. Vós, que aqui viestes, a fim de conhecer a Verdade sobre Jesus, sereis automaticamente preenchidos pela mesma, se permitirdes que Ele vos faça receber e assimilar Seu Espírito. Este Espírito é Amor, Amor e novamente Amor; mas não é um amor cego e sim um Amor que é espargido com Sabedoria. Quando as pessoas encontravam Jesus fisicamente, muito se escandalizavam com Suas atitudes humanas; mas vós, que só vivenciareis o Ressuscitado e em espírito, não tereis mais nada a ver com o Homem Jesus.

- Meu amigo, é muito estranho para nós, se nos dá a revelação que vivenciaremos este Ressuscitado. Para ti, isto deve ser muito fácil, mas em nós aparece novamente a pergunta: é Este Ressuscitado aquele mesmo que vós conhecestes como Homem Jesus? Muitas coisas acontecem na natureza, mas também no absurdo...

- Nisto tenho que te dar razão, porém nós convivemos com Ele por muitos anos e testemunhamos Sua morte e Ressurreição. Não é possível sermos enganados. Que a gente acredita piamente na Sua Ressurreição é um fato, mas o mais importante é que estamos completamente tomados por Seu Espírito, o qual Ele, muito antes de Sua Morte, nos tinha prometido. Lutar por este Espírito é o que mais importa. Nele, nós encontramos a Força e a Verdade. Se possuíres o Espírito, todas as perguntas acabarão. Neste momento, apossar-te-ás de Sua Vida e Espírito e tornar-te-ás um homem novo. Que seria de todas as verdades sem o Seu Espírito? O que seria da crença Nele, se não tivesse sido vivificada por Ele? Nada vos satisfaria; mas viver no Espírito e na Vida de Jesus faz com que cada vida tenha um novo valor e todas as dúvidas sobre a eternidade estão sejam resolvidas.

Disse o sacerdote:

- Mas nenhum que tenha morrido jamais retornou, e até agora estamos completamente sem esperanças.

Argumentou João:

- Não nós, queridos amigos, pois a morte não nos assusta mais. Jesus, em Seu grande Amor, venceu a morte para todos os que Nele crêem e seguem seus ensinamentos, prometendo-lhes a Vida Eterna. Esta Vida Eterna não nos será manifestada só após nossa morte física, mas sim já aqui, durante nossa vida na Terra. E vós? Podeis ter certeza que todas as portas da eternidade me estão abertas?

Respondeu o mercador:

- Amigo, o que dizes nunca tínhamos ouvido em algum lugar. Afirmas que as portas da eternidade desconhecida te estão abertas? Como queres que entendamos isto?

- Em nada diferente da compreensão de que também me foi dado o poder de ver o Além e os seus habitantes. Tu te surpreenderás, se eu te disser que estás acompanhado de um homem jovem, que te ama muito? Ele é o filho de teu irmão e perdeu a vida em um acidente de carroça durante umas de tuas viagens. Tu, no entanto, só tivestes ferimentos leves, mas estás totalmente infeliz, pois tinhas prometido ao teu irmão trazer seu filho completamente são e salvo.

- Tens razão, isto é verdade e realmente aconteceu. Mas como é possível que saibas disto e que o meu tão chorado Karkas sempre está comigo? Que tu estejas a par disto me é um enigma.

- Se ainda não te basta, ouve: o teu Karkas quer te alertar para que não faças negócio algum com os templários, pois vão te usar para praticar uma grande maldade.

Disse o mercador ao sacerdote:

- Ouve amigo Karsna, em que devemos acreditar? Agora não deves nem realizar negócio com os templários, pelo qual tanto me esforcei em concretizar. Que dizes sobre isto tudo?

Respondeu Karsna:

- Encontro-me enfrentando uma grande dúvida: se tudo acontecer como diz este jovem, acaba todo o “procurar” por uma outra Verdade, pois nos encontramos na meta dos nossos desejos. Mas pede que o jovem te revele mais coisas, pois isto muito me interessa.

Retrucou João:

- Mais revelações não darei. Ou vós acreditais nestas provas que vos revelei, ou não. Se estas provas não foram suficientes, mais não tereis, pois não estou aqui para palestrar sobre coisas espirituais e sim para anunciar a Vida em Deus. Mais uma vez digo a tu, que és sacerdote: - deixa que esta Verdade preencha teu ser e tu poderás dar a Vida em Deus àqueles que te foram confiados. Até agora, devido à tua superstição e à tua ignorância, ainda não te questionaram pela Verdade. Mas como te situarás, quando alguns dos membros de tua congregação te pedirem provas, do mesmo jeito como tu as exigiste de mim? Eu não preciso nada temer, pois possuo a Eterna Verdade. Mas quais podes me dar, se eu perguntar sobre teus deuses e teus amados mortos? Eu penso na tua amada esposa, à qual não convenceste da verdade de teus deuses e , no Além, ainda não conseguiu achar a Fonte da Vida.

- Que homem és tu que também sabes disto? Eu achava que ela estava morta, e tu me dizes agora que ela ainda não achou a Fonte da Vida?

- Meus amigos, a Vida em Deus me dá estas provas para vós. Pensais que leio vossos pensamentos, aí tendes razão. Não só conheço vossos pensamentos, mas também acontecimentos de vossos passados, os quais não vos lembrais há muito. Por exemplo: tu, que até agora ainda não conseguiste compreender a vida de teus deuses, nem te limpar dos pecados de tua juventude, nunca pensaste na razão de teus filhos terem olhos tão ruins? Como tua mulher se queixava sobre esta desgraça ... No entanto eras tu o causador. Nunca pensaste que na tua juventude cegavas passarinhos enjaulados, para que cantassem melhor? E que te dava grande prazer ver que os animais cegos não sabiam para onde voar? Nunca passou pela tua mente pervertida que precisavam procurar comida e agora não mais a encontravam?

Disse o sacerdote:

- Até isto sabes? Então as bobagens que fiz na juventude são a razão dos problemas dos olhos dos meus filhos? Oh, que cruel é o destino! Meus filhos devem pagar pelos erros de seu pai?

- Não fales assim do destino, mas pensa nas eternas leis da Divindade. O Eterno Deus e Criador do Céu e Terra, que se revelou por meio de Jesus, o filho do Homem, ainda nos permitiu vivenciar muito mais. Também deves saber que os olhos de teus filhos só poderão ser curados pelo Eterno Pai, se Nele acreditares e, seguindo Sua Vontade, quiseres consertar todos os teus erros.

- Amigo, aqui está a minha mão. Prometo acreditar em tudo, mesmo que tudo e todos se voltem contra mim. Tu conheces meus pensamentos e vês que estou sendo sincero, pois confirmaste minhas ações erradas. Porém não me repreendeste, mas asseguraste-me a cura. Agradeço-te por isto. Agora, ministra-me seus Ensinamentos.

- Saberás dos Ensinamentos logo. Primeiro, devo esclarecer tudo com teus amigos, pois eles também aqui vieram por causa de Jesus.

Disse um sacerdote a João:

- Meu amigo, para mim é uma grande alegria , pois finalmente consegui chegar ao pé do verdadeiro Templo de Deus. Por isto, não preciso perguntar e sim escutar. Tudo que disseste a meus amigos me serviu. Assim sendo, estou feliz em te agradecer. És tão sincero e não te deixas intimidar, pois disseste a verdade ao sacerdote. Que a mulher dele ainda não se encontra na Fonte da Vida é triste, mas que podemos fazer? Ela não vive mais...

- De corpo sim, não mais; mas segundo seu Espírito e alma, ela continua a viver da mesma maneira como nós. A única diferença é que nós ainda carregamos o invólucro carnal de nossa alma. Ela, a esposa do sacerdote, também aqui se encontra pela Graça de Deus e está testemunhando o que aqui falamos. Deus, que é Amor e Vida, não tem qualquer prazer na destruição de Suas criaturas. Ao tornar-se Homem em Jesus, Ele nos deu uma oportunidade para que todos, até aqueles que não conseguiram captar Sua Mensagem, possam se dirigir à Ele com seus problemas. Assim, não vos preocupais por aqueles que moram sob vossa porta; mas preocupai-vos convosco mesmos, a fim de que consigais agarrar e reconhecer a Vida e, neste reconhecimento, conhecer a vós mesmos. O homem, como é hoje, corre em direção à destruição, se não se reconhecer em Deus. Mas estar em Deus significa procurar e achar Deus e Sua Verdade. Isto feito, permanecer nesta Verdade. Quando o homem se encontrar nesta situação, lhe será dado pelo Espírito do Perdão, o que lhe for útil para sua evolução. Este Espírito do Perdão se origina na Verdade Divina, e ninguém jamais poderá dizer que não recebeu o suficiente, pois a Fonte do Perdão é inesgotável.

- Meu querido amigo, com a ajuda de Deus conseguiste me convencer, pois cada palavra se tornou uma Verdade Eterna no meu interior. Tenho somente alguma dúvida sobre a mulher de Karsna.

- Contenta-te com a Verdade que conseguiste assimilar. Não é bom saber demais de uma única vez. Crê em Jesus, aquele que ressuscitou dos mortos. Por ele, é que estás ainda aqui, e posso te afirmar que ainda vivenciarás maravilhas no dia de hoje.

A prisão de um irmão pelos templários

Maria entrou no quarto e disse:

- João, chegaram irmãos. Tu os receberás, ou devem voltar outro dia?

- Oh não, Mãe Maria. Traze-os ao meu encontro. Estes irmãos já estão preparados e não são desconhecidos.

Maria fez entrar os quatro irmãos, os quais João cumprimentou carinhosamente.

Um deles disse:

– João, não agüento mais. Estou completamente desesperado. Até meus filhos agora se tornaram vítimas do Templo. Que posso fazer?

- Irmão, antes de mais nada, não te queixar, não te perder nas queixas. Esqueceste que nosso divino Mestre – com Sua Força, Poder e Amor – está muito acima de toda maldade dos templários? Não tens mais consciência das maravilhosas provas de Seu Amor? Oh querido irmão, como estás pequenino na frente de nosso Deus e Salvador Jesus!

- Sim João, tens razão e com muita propriedade nos dizes isto, mas vê: a desgraça e a dor são maiores do que todo o meu conhecimento.

- Aí estás errado, querido irmão, pois a desgraça e a dor devem levar teu interior a patamares que ainda apresentarão maravilhas bem maiores. Tu dizes que estás sem nenhuma segurança e até o apoio do Senhor não existe para ti. Justamente no momento de provação devemos nos apoiar cada vez mais no Senhor e tornar Suas promessas bem vivas no nosso coração. Ele não nos disse que não nos abandonaria, nem perderia nenhuma de Suas Criações? Não nos disse que realizaria cada um de nossos pedidos, enquanto eles forem pronunciados em Seu Espírito? Vê, nossa casa é a mais procurada pelos Seus seguidores e por aqueles que O buscam com amor. No entanto nunca qualquer templário conseguiu perturbar nossa paz. Não imaginas por que isto é assim? Eu te respondo: porque nós nos entregamos totalmente nas mãos do Senhor.

- João, acredito, mas dize o que devo fazer para libertar meus filhos?

João ficou em silencio e em contínuo contato com o Senhor. Após algum tempo, disse:

- Fica quieto agora e te liberta de teu temor interno, pois o Senhor só pode atuar, onde Lhe é apresentada total confiança.

Os mercadores, que tinham escutado tudo, perguntam à João o que estava acontecendo, e este lhes explicou:

- Os templários e seus sabujos tudo fazem para perseguir e destruir todos os seguidores dos ensinamentos de Jesus.

Escandaliza-se o sacerdote:

- E isto fazem vossos sacerdotes! Onde ficam vossos direitos de cidadãos nesta cidade de Deus?

- Oh irmão, o Templo apossa-se de todos os direitos. Nós judeus somos completamente impotentes ante as manifestações do Templo, a não ser aqueles que se entregam totalmente ao Senhor. Mas mesmo para estes, as provações são constantes e cada vez maiores. Somente com a Graça Divina, nos é possível evitar a perseguição, para que os templários não se encontrem em julgamento definitivo.

- Como julgamento? Por que não usais de autodefesa? O que os templários se atrevem a fazer vos é possibilitado também.

- Não, este não e´ o desejo do Senhor. Sua palavra e´ única e definitiva: “Sede sábios sem falsidade, pois só assim estareis com a razão.” Converter um sacerdote não é nossa tarefa, pois o Senhor isto tentou insistentemente. Nós, porém, somos protegidos no Senhor, enquanto estivermos preenchidos pelo Seu Espírito. Aqui no caso deste irmão, a Sabedoria não foi aplicada, pois o ocorrido é algo totalmente impossível à quem esteja completamente ligado ao Senhor; ou seja, Ele permitir que um dos seus filhinhos seja perdido.

Disse o irmão:

- João, não te enganes com a situação. Apesar dos cuidados de meus filhos, um traidor se misturou com os crentes; de outra maneira, não consigo explicar.

Disse o mercador:

- Amigos, tenho necessidade de saber a verdade. Não é possível ajudar?

- Claro que sim – respondeu João. A ajuda é possível. Milhares foram libertos com a ajuda do Senhor, mas para isto, é necessário um coração corajoso.

- Eu gostaria de tentar – disse o mercador. Nenhum sacrifício me será grande demais. Afinal de contas, os templários são só homens. Aquilo que eles podem fazer, os outros também poderão.

Questionou João:

- Simão, estás falando sério? Estarias disposto a qualquer sacrifício? Sim, vejo que sim. E tenho certeza que o Senhor te usará para esta caridade.

Então o irmão se dirigiu ao mercador e falou agitado:

- Oh amigo, se te fosse possível libertar meus filhos, eu não saberia como te agradecer.

- Não deves falar sobre isto comigo. Se eu ajudar, o farei de acordo com a Vontade de Jesus, pois aqui encontrei a Verdade. Ainda me é desconhecido seu Espírito e Seu Ser. Só aprendi uma coisa: Ele deve ser de um Infinito Amor, pois, sem isto, Ele não Se empenharia para que todos obtenham a Sua Vida. A ti, João, agradeço especialmente. Por tudo és honesto e não acobertas teus irmãos no teu amor; mas sim dizes a Vontade Divina com toda clareza e o que é necessário para conseguí-la.

João: - Tens razão. Com o auxílio do Senhor, ser-te-á possível realizar este ato de ajuda. Ainda devemos esperar, mas nós te somos gratos pela tua boa vontade desde já. Portanto, vamos nos concentrar e confiar absolutamente no Senhor. Ele nos dirá tudo. Vamos comer alguma coisa agora, para fortificar nossos corpos, e os outros também poderão falar.

Explicação sobre o Além

Maria já tinha preparado uma refeição leve. Neste exato momento, entrou na sala onde os irmãos se encontravam, dizendo:

- Irmãos, venham e comam algo. O Amor me ordenou que o preparasse. Creio que não comeste nada o dia todo.

- Tens razão – concordou o sacerdote Karsna. Na ansiedade de conhecer a Verdade, nós nos esquecemos da fome, mas vejo agora que ela está mais forte do que nunca.

Durante a refeição, Karsna voltou a falar dos falecidos:

- Amigos, não me levem a mal, mas torno a dizer que não consigo compreender o que houve com a minha mulher.

- E eu não com Karkas – diz o outro.

Disse João:

- Amigos, dentro em pouco, estareis maduros para maiores revelações, mas vamos com vagar. Primeiro, comei e bebei um pouco de vinho, para que vosso Espírito seja vivificado.

No começo, eles não compreenderam João, mas quando o efeito do vinho se fez sentir, eles se deram conta do que João tencionava dizer. Ficaram ativos e conversaram bastante, quando então João tratou de acalmá-los, dizendo:

- Meus irmãos, agora vos é possível entender que eu posso confiar plenamente Naquele ao qual tudo devemos? Será que a Este, doador deste vinho que tão feliz nos fez, não é possível nos dar infinitas coisas a mais? Oh meus irmãos, o que é a nossa vida, comparada com a Vida em Deus? E o que significam todas as coisas em nossa vida, comparadas com as coisas que em Deus se tornam nossa eterna propriedade? Para mim, não existe mais nenhuma separação entre este lado e o Além. Neste lado, por motivo de minha obediência aos Ensinamentos de Jesus e total entrega a Deus; no Além, devido à Misericórdia Divina, possível de ser recebida diariamente. Vós vos escandalizais pela morte do Senhor; nós, no entanto, vemos nela a expressão do Seu Amor. Sem sua morte, a Vida Eterna seria impossível. Seus ensinamentos amorosos se apagariam e não produziriam mais Vida. Assim, Ele se tornou vitorioso sobre toda morte e julgamento e deu a todas as vidas o carimbo da eternidade. Aqueles que, pela Misericórdia Divina, conseguiram chegar ao mais puro e elevado Amor, também conseguirão viver a vida mais pura e elevada. O Senhor sempre estará junto àqueles que possuem Seu Amor e vivem de acordo com o Mesmo, para dar exemplo a todos. Nesta vida, o Senhor afastou as barreiras entre o Aqui e o Além. Pela Sua Misericórdia e de acordo com o amor existente em cada Espírito, permite que vossos afins que já partiram aqui se apresentem, bem como vós os possais ver e com eles conversar.

Neste instante, os amigos conseguiram ver todos os amados, que tanto tinham a lhes contar. Após uma hora, suas visões foram fechadas.

O mercador disse:

- João, palavras não são necessárias. Continuo com a minha intenção e na realidade, fiquei bem mais fortificado. Karsnas está completamente modificado e, se lhe for permitido, gostaria de permanecer aqui, em tua companhia. Com o Templo, não quer mais nada, pois lá é um covil de urubus e gentios sedentos de sangue. Se eu puder considerar esta hora como o mais sagrado presente da Maravilhosa Divindade, então, querido João, aqui tens minha mão; eu sou teu.

Karsna falou:

- João, eu não me animo mais a expressar qualquer outro desejo, pois o que vivenciei me atemorizou no começo, mas depois foi lindo. Não sei mais se somos nós “os felizes”, ou se o são aqueles que já voltaram para casa. Nós, porque ainda nos e´ possível trilhar o caminho da Misericórdia; os outros, porque já passaram por tudo. Para nós, o caminho da Misericórdia é uma novidade; para aqueles do Além, parece que todas as portas lhes foram fechadas, pois não têm direito a queixas e arrependimentos. Claro que um Portador de Luz lhes fez uma série de promessas de felicidade, mas também disse que seria muito difícil e que lhes custaria um enorme esforço e muita boa vontade para conseguí-las. Logo depois, tudo ficou claro e ensolarado.

Disse outro irmão:

– Irmãos, como somos tolos em nos preocupar. Oh, quanta atividade no Além, e nunca pensei que tivéssemos tantos amigos para nos ajudar. Pena que não os possamos ver sempre, pois não ficaríamos tão desalentados.

Disse João:

- Irmãos, o Senhor não esbanja Sua Misericórdia gratuitamente, especialmente contigo, querido irmão cujos filhos foram presos, posto que já conheces os ensinamentos e a Misericórdia do Senhor há tanto tempo. Infelizmente, ainda não te deste conta que deves dar ao Senhor e aos ajudantes espirituais a oportunidade e o direito de te ajudar. Isto consegues estando sempre cheio de fé e confiança, bem como quando te afirmas no Amor do Pai. Quando isto fizeres, sairão de teu coração raios de força, luz e Vida. Tendo estes raios contigo, os espíritos amigos podem te socorrer. A vós irmãos, que pela primeira vez conseguistes ver o que existe atrás do túmulo, vos afirmo que os habitantes do Além vivem num mundo completamente diferente. Nós, seres humanos, vivemos no mundo da Misericórdia do Senhor; mas os que já partiram, vivem num outro mundo, condicionado pelo amor que daqui levaram. Sim, levaram, meus queridos irmãos; pois no Além ninguém, nem mesmo nós, pode ter mais do que trouxe de bens espirituais – obras de caridade e amor – da Terra. Os seres que nunca tinham ouvido falar do Senhor, lá serão ensinados, mas cada qual no seu terreno e esfera de desenvolvimento. Mas é muito mais difícil se libertar agora de tudo o que nos prejudica, pois onde conseguiremos os meios, se dependemos só do que trouxemos conosco? Nós humanos ainda temos nossos pés, nossas mãos e especialmente nossos irmãos e irmãs aqui, neste mundo de Misericórdia. Pela Misericórdia Divina, nos serão dadas oportunidades de praticar o amor. Com este amor atuante, conseguiremos meios e forças espirituais que nos pertencerão por toda a eternidade. De tua mulher Karsna, e´ muito difícil se aproximar. Seus deuses estão marcados indelevelmente em sua alma. Até que ela se liberte dos mesmos, ainda será necessário muito trabalho e conselho. Falando nisto, não penseis que o Senhor satisfará todos os vossos desejos aqui e no Além, sem primeiro considerá-los cuidadosamente e jamais pensando em desconsiderar suas Leis Eternas. A maior Lei Eterna que Deus impôs a Si mesmo e´: “ nunca deverá ser imposta uma lei que vá contra o livre arbítrio de qualquer ser espiritual ou humano, mesmo que isto lhe venha causar dores horríveis, ou colocá-lo contra Deus ”. Esta lei Ele obedece fielmente. Assim sendo, só poderá ajudar, quando um coração se voltar humilde e completo para Ele. Nós, homens, também só podemos atuar com nosso amor fraternal, pedindo e agradecendo sempre. Em todas as nossas ações, devemos ter em vista sempre servir, exatamente da mesma maneira que o Senhor nos serviu, serve e servirá. Além do mais, devemos sempre lutar pela conquista do Espírito que nos foi dado como presente eterno, no Gólgota.

Ainda ficaram por um longo tempo reunidos, meditando.

Na partida, disse o mercador:

– João, antes de seguir viajem, saibas que farei tudo para servir ao Senhor e Mestre. Tuas palavras não são palavras humanas e tuas profecias não são provenientes de teu querer, porém são pura Obra Divina. Por isto, não vou me orientar por ti, mas sim de acordo com Deus, o qual nos apresentaste com tanta beleza e nos mostraste como procurar e ouvir.

A libertação dos quatro irmãos

Passadas três semanas, o mercador retornou contando que tinha comprado mais de quinhentos escravos e os levaria para sua pátria. Perguntou a João se gostaria de vê-los e dizer-lhes algumas palavras. João concordou, mas não em Jerusalém, a fim de não despertar a confiança do Templo. João conseguiu um carro e com dois irmãos, Jacó e André, foi ao acampamento para o qual o mercador tinha levado os escravos. Viajaram um dia inteiro e chegaram ao local ao pôr do sol. Das pessoas que se encontravam naquele acampamento, nenhuma tinha a mais vaga idéia de que estavam caminhando para sua libertação. Todos achavam que tinham sido vendidos para viverem como escravos e rezavam para que o Senhor lhes desse um amo de coração bondoso. Após terem se refeito da viagem, os discípulos pediram que os escravos se reunissem sem considerar qualquer diferença, tal como raça, nacionalidade, etc. Curiosos, se reuniram rapidamente. Logo, chegaram seu novo amo e os discípulos.

- Louvado seja o Senhor Jesus Cristo – disse o persa com voz alta e firme. Só neste momento posso falar convosco, pois estamos em segurança agora. Eu vos comprei pela Misericórdia Divina, para vos oferecer um destino mais feliz. Não tenho o direito de comercializar com seres humanos e por isto, devolvo vossa liberdade. Se fui grosseiro com algum de vós, peço que me perdoe. Então pergunto: quem de vós quer retornar para Jerusalém? Imediatamente, eu os levarei de volta. Porem deveis considerar que vos colocais em grande perigo de serem novamente presos pelo Templo. Para os que quiserem ficar comigo, prometo ser um patrão justo. Tenho grandes propriedades e não me aproveitarei de vossa libertação, mas darei trabalho honesto a todos. Meus outros escravos serão todos libertos tão logo chegarmos em casa, com a graça de Deus; pois, por Sua Mão, fui liberto dos grilhões dos falsos deuses. Os que comigo desejarem ficar, permaneçam em seus lugares. Os que quiserem retornar, dirijam-se para direita. Muito poucos saíram do lugar.

Disse então o mercador:

- Bem meus irmãos, vamos escutar o que os discípulos têm a nos contar sobre o Senhor Jesus Cristo, pois, sem a benção do Senhor, não queremos iniciar nossa viajem de volta para o nosso novo lar. Este foi o motivo pelo qual pedi aos discípulos que aqui viessem.

Disse João:

- Meus irmãos, irmãs e filhinhos, comovido com o ato de amor que vos deu a tão almejada liberdade, saúdo-vos em nome de Jesus e alegro-me em poder servi-los. A alegria que sentimos em nossos corações, também é a alegria sentida pelo Senhor e Mestre Jesus, que por meu intermédio vos diz: “ Sede sempre alegres e agradecidos por nos ter sido possível arrancar-vos, meus queridos filhos, das mãos de Meus opositores. Foi um grande sacrifício e um presente divino o que realizaste, Meu filho. Assim, aceita minha gratidão pelo ato de amor para teus irmãos. Por este teu grande amor, aceita Minha Misericórdia, Minha Benção e junto a ela, a promessa de cuidar de todos aqueles pelos quais tu pedires em nome de Jesus. Eu te faço este presente, porque nada me pediste em troca de teu ato. Usa-o com justiça e as bênçãos florescerão em tua casa. A vós meus filhinhos, Eu agradeço por terdes permanecido fiéis a Mim e não acreditardes nas falsas promessas de Meus oponentes. Servi o vosso patrão com fidelidade e lembrai-vos que sereis os meus novos discípulos na vossa nova pátria. Lá, construireis uma nova Betânia para Mim. Também deveis edificar lá um abrigo para todos os meus seguidores, a fim de que, quando aqui ou em outros lugares estejam a sofrer miséria, perseguição ou aflição, possam encontrar proteção. Eu não posso afastar o julgamento, pois o espírito do anticristo tem uma única meta: derrotar-me e apoderar-se de toda a Vida. Aos Meus anjos só posso dar os conselhos que vos dou. De agora em diante, só pode ser Meu Filho aquele que se entregar a Mim em toda liberdade e com todo o seu amor. Vós todos assim fizestes e por isto vos abençôo como Meus Filhos. Portanto, vos tornastes portadores de Meus Céus, os quais devem primeiro ser abertos em vós, pelo vosso amor. Se vós tivésseis a mínima idéia do presente que acabastes de receber... Mas somente o futuro e vossa evolução vos mostrarão. Jamais tereis que pedir: “Senhor, vem a mim e mostra Teu Amor”; pois estarei junto a vós, e Minha Palavra será vossa luz e vosso caminho em toda e qualquer ocasião de vossas vidas. Àquele, porém, que se entregar totalmente aos Meus Ensinamentos, ao Meu Amor e se elevar até o Meu Espírito, mostrar-Me-ei da mesma maneira que Me podem ver neste momento. Alegrai-vos, meus queridos, pois este será o agradecimento que espero de vós e vos peço. Alegrai-vos, a fim de que esta alegria se torne um bem comunitário. Alegrai-vos também, para que todos os que entrarem em contato convosco recebam a alegria por vosso intermédio e um exemplo do Espírito de Meu Amor, Minha alegria e Minha paz. E agora, Eu vos abençôo visivelmente. Com Minhas Mãos, para que vos sejais o marco de Meu Amor; com Minha Boca, para que todas as eternidades saibam e ouçam como vosso Pai recompensa a fidelidade; com Meu Coração, para que todos vós tomeis conhecimento onde vossa pátria se encontra: junto ao Meu Coração. Amém, amém, amém”.

O Pai visível começou a caminhar entre o grupo e apôs Suas Mãos na cabeça de cada um. Logo depois, ficou atrás dos discípulos, onde desapareceu. Todos estavam muito emocionados e o silêncio foi rompido pela voz de Jacó:

- Amados corações, que ato de Amor nos foi permitido viver! Nosso amado Pai e Santuário Jesus nos abençoou com suas Mãos, Sua Boca e Seu Coração, visivelmente, a nós e a todo o mundo espiritual. Em verdade, tais atos de Graça e Misericórdia raramente acontecem. Qual a razão deste? Porque vós, amados irmãos e irmãs, agüentastes as provações em total fidelidade. Que acontecimento vos foi permitido vivenciar pelo Eterno Amor! No umbral de uma vida nova, vos tornaste Filhos de Seu Amor e de Seu Coração, enquanto que vosso patrão está sendo incluído nesta comunidade, para que junto ao Pai Espiritual, também ganheis um pai terreno, abençoado pela Graça Divina. Estas bênçãos vos tornam portadores de um Espírito pelo qual milhares deverão lutar durante toda vida. Este posto santificado que conseguistes pelo Eterno Amor, torna-os herdeiros de Seu Amor e Sua Vida. Como os Céus são propriedade de Seu Amor, tornar-vos-eis também proprietários dos Céus, para que possais dar um paraíso a todos aqueles que amais e para que os mesmos lá se tornem vossos coabitantes. Ide, pois, com alegria para vossa pátria. Sabei que o Senhor está convosco. Quando Ele mandar uma testemunha, recebei-a como se fosse o Senhor em pessoa, pois, com o mesmo amor que recebeis Seu Servo, o Senhor pode se tornar vosso Servidor. Aceitai também minha benção provinda de meu amor. Que ele se torne força em vós e tenhais consciência do mesmo, pela Graça de Jesus. Amém.

Então, aqueles que tinham se separado do grupo querendo voltar a Jerusalém se dirigiram a João e disseram:

- Irmão João, com estas promessas, preferimos partir junto a nossos novos irmãos. Poderias avisar a nossos parentes em casa que estamos bem protegidos, felizes e vivendo pela Graça Divina?

- Com muito contentamento levarei estas boas notícias a vossos afins, para libertá-los de toda e qualquer preocupação por vós. Sabeis porém que foi por vossa causa que vosso patrão sentiu ansiedade em conhecer Jesus, o que facultou a todos este ato do mais maravilhoso Amor. Eles então pediram ao mercador para serem aceitos em sua casa, o que ele alegremente concordou.

Neste momento, iniciou-se um júbilo indescritível. Todos estavam livres de qualquer medo e preocupação. Os discípulos tiveram que trabalhar muito, anotando todos os nomes dos que tinham que ser avisados. O mercador passou a contar a seus conterrâneos persas o que lhe tinha acontecido. Sua tamanha alegria em libertar os escravos tinha atraído um incontável número de Espíritos do Bem. Apesar de não entender as palavras deles, as vibrações que emitiam lhe causavam uma felicidade indescritível.

- Oh amigos, que valor tem o sacrifício material que tive de fazer para libertar estes infelizes, diante do contentamento que sinto em vê-los aqui? Teria dado toda minha fortuna, se necessário fosse, só para sentir um pouquinho do que sinto neste momento. O mais feliz é Karsna, que chegou na companhia de um jovem esplendoroso. Incrível é sua singeleza, e maravilhosa sua beleza. Mas se algum de vós puder ver o brilho que ele possui e o brilho que sai dos discípulos... Tenho certeza agora de que nenhum mal lhes poderá acontecer.

Os discípulos se aproximaram e convidaram os amigos a passar a noite envoltos no seu amor. Jacó explicou aos persas os Ensinamentos de Jesus, o que eles ouviram com atenção, pois era pura Revelação Divina. A noite, excepcionalmente clara e calma, deu lugar ao amanhecer, e todos começaram a preparar o desjejum. Os discípulos se despediram dos irmãos e irmãs, pois queriam ficar a sós com os persas antes de partirem. Nesta última hora, o Amor Eterno se revelou mais de uma vez através de João e Karsna. este último era o mais quieto, mas o mais ativo internamente. Foi agraciado com o dom da cura e com grande humildade disse:

- De agora em diante, não serei mais sacerdote, porém irmão no Espírito Divino. Oh Jesus, que me permitiste Te ver em todo Teu Amor; Tu que modificaste todo o meu ser e que acendeste um fogo em mim! Oh, eu posso ser Teu servo! Consigo enxergar agora tua Graça, e Ela é uma fonte inesgotável de Luz e mais Luz! Karsna não consegue falar mais de felicidade. Ajoelha-se e chora, agradecendo a Jesus.

João apôs as mãos sobre Karsna e disse:

- Irmão, ressuscita no Amor de Jesus, para que tua vida seja revelada por Seu intermédio. Não temas teu passado, porém olha com olhos libertos para teu futuro, pois que tu te tornaste servo de Seu Amor e intermediário de Seu Santo Espírito.

Abraçaram-se mais uma vez, e os discípulos pegaram seu carro. Ainda com muitos abraços, todos tomaram o caminho para casa, findando um momento maravilhoso do Eterno Amor. O acampamento foi levantado, e o grupo marchou para a nova pátria.

A morte de Maria

Em Jerusalém, a situação se tornou cada vez mais difícil. Maria pouco saía de casa e nunca sozinha. Os discípulos ficaram gradualmente mais cuidadosos. Só Jacó não se modificou. João não mais permitiu que Maria ficasse sozinha em casa. Por conseguinte, os templários começaram a espalhar boatos sobre Maria, “a santa”, e João, “o santo embusteiro”. Devido a estes boatos, muitos adeptos evitaram a casa e censuraram os outros discípulos. Maria sofria muito com estas circunstâncias, e João se sentiu obrigado a deixar Jerusalém por uns tempos. Ele se aproveitou da ocasião para visitar comunidades recém formadas. Os boatos até lá se espalharam, mas só algumas palavras já limparam a honra de Maria. Pelos irmãos e irmãs, ela era quase adorada como uma deusa. Nesta época, quando Maria passou a maior parte do tempo só, aconteceu nela uma grande mudança interna, que muito a amadureceu, aproximando-a cada vez mais do seu amado Jesus.

De tudo isto, João não tomava conhecimento. O amor pela mãe de seu Mestre, que tinha se tornado sua mãe pelo Amor, só via a necessidade de cortar pela raiz todo e qualquer boato que pudesse achincalhar a figura de Maria. O Eterno Amor o fez retornar a Jerusalém, onde chegou na véspera do Sábado. A casa de Maria estava cheia de amigos que o esperavam, pois ela tinha recebido uma mensagem, informando que aquele que tinha partido para proteger o bom nome de Maria estava voltando do exílio imposto a si mesmo, e a alegria por sua volta era imensa. Mas quando os presentes viram a alegria nos olhos dos dois e o abraço que se deram, novamente idéias sombrias entraram em suas almas. Ao se dar conta disto, João disse:

- Irmãos e irmãs, de que espírito estais possuídos, pois profanais este momento sagrado de reencontro entre mãe e filho? Não falarei mais convosco, enquanto tais pensamentos ainda estiverem a poluir vossas almas, prejudicando este amor tão puro. Maria ficou emocionada com a severidade das palavras de João e disse:

- João e meus queridos amigos, muito morreu dentro de mim, junto com meu filho Jesus; mas este momento acabou de matar o que ainda restava de vivo. Nunca estive tão perto de Jesus, como nos últimos dias; mas este momento me fez realizar minha total entrega. O que vós e o mundo ainda falarem de mim não me atingirá nunca mais, pois meu lugar está assegurado junto ao meu Jesus. Agradeço a todos pelo amor que me têm. Eu me libertarei agora por vós. Assim, o Inimigo da Vida não terá mais nada para inventar e também não terá que se submeter a um julgamento ainda maior. Maria chora e dá a cada presente um aperto de mão. Abraça seu querido João, ajoelha-se e começa a conversar com seu filho Jesus. Cada vez mais encantado, fica seu olhar; cada vez mais luminosos, os seus olhos. Um brilho sai de seu corpo, que a todos maravilha. Logo, um raio luminoso, um brilho e perfumes adoráveis estão por todo o ambiente. E Maria não está mais ali. No local onde estava ajoelhada, só se vê um montinho, como de cinzas: são suas roupas. Todos estavam agitadíssimos, e João disse:

- Irmãos, agora Maria está totalmente junto ao nosso Mestre e Pai Jesus...

Esta volta de Maria ao lar foi o mais importante acontecimento de sua vida. Deste momento em diante, ele se tornou puro Amor e pelo Amor,cada vez mais unido ao Mestre. Onde João era necessitado, lá estava ele; onde o Amor era necessitado, ele tinha o maior sucesso.

Sim, até os templários temiam seu olhar. Como João, ninguém conseguia ler seus pensamentos tão bem, nem os diagnosticava e declarava com tanta clareza. O medo fustigava os templários.

João também era um visionário de coisas futuras. Suas visões eram revelações e muitas vezes não eram entendidas pelos outros. Já não mais permanecia em Jerusalém, mas sim se deixava guiar pelo Espírito do Amor, que sempre o levava aos lugares certos, na hora certa. Assim, João sempre estava presente quando necessitado e sempre lhe era possível dizer: “ Filhinhos, amai-vos uns aos outros, a fim de que tudo e todos possam respirar somente Amor e Paz ”. Os mais antigos muitas vezes não entendiam, mas em compensação, os jovens se prendiam a ele com todo amor e os velhos discípulos ficavam estupefatos, ao ver como João se tornava cada vez mais um pai para a juventude. Aos poucos, um e outro era afastado do convívio pela morte, mas João permaneceu sempre o mesmo: “Filhinhos, a nossa hora também chega, mas sejam sábios e não apresseis a partida contra o momento determinado pelo Pai. Ele é o Amor e nós queremos nos tornar Amor. Aconteça o que acontecer, Ele é o Amor, e tudo ainda deverá ser Amor. Todos os Céus nos observam e todos os anjos estão prontos para nos servir, mas cada um de modo proporcional ao seu amor. Façamos o impossível para não os decepcionar, pois então não decepcionaremos nosso Pai Eterno. É Dele que vêm todas as bem-aventuranças aparentemente originadas em nós, as quais também podem oferecer muitas bem-aventuranças para os outros.

Então aconteceu uma coisa que muitos cristãos não conseguem entender: a morte de Jacó. Ele foi jogado do telhado do Templo pelos templários. Muitos foram para junto de João e disseram:

- Irmão João, como foi possível que nosso Pai e Mestre Jesus permitisse isto? Jacó falhou? O destemido e poderoso Jacó? Ou a falha é nossa?

- Filhinhos, não pergunteis – disse João. Jacó conseguiu com sua morte glorificar o Eterno Amor e deu sua gota de sangue para apressar o julgamento. Certo, nosso Eterno Pai poderia ter evitado isto, mas não com Amor e sim com Sua Plenipotência. A quem teria ajudado? Não a nós, definitivamente. Jacó sabia o que lhe aconteceria e poderia tê-lo evitado com o poder divino que nele habitava. Mas Jacó não queria ficar acima da Vontade de seu Mestre e deixou, como Ele tinha deixado, que tudo acontecesse, para que fossem tomadas as armas do inimigo. Jacó também sabia que a morte não lhe seria um sofrimento, mas sim um acontecimento bem-aventurado, pelo qual todos os inimigos o invejariam. Jacó entregou uma vida que servia somente como testemunho. Ele está agora na mais livre Vida e tudo de material se afastou de sua alma. Os irmãos muito se surpreenderam com as palavras de João e muito o admiraram, pois ele, em todo Amor e Paz, não disse uma única palavra de desgosto, de queixa, ou de censura. E assim, todos ficaram quietos.

João se modifica. Sua conversa com o Senhor sobre o destino de Jerusalém.

João ficava cada vez mais quieto e com pouquíssimos ainda se comunicava.. Suas visões aumentavam paulatinamente e anunciavam a destruição de Jerusalém, a Cidade de Deus. Nisto, não o entendiam. Uns comentavam: “ Estranho, sempre nosso João é puro Amor, mas aqui ele só vê desgraça e ruindade ”. Outros diziam: “ Por que esta mudança de repente? Se não são nossos sacrifícios suficientes, então que nos informe com clareza o que devemos fazer”.

João porém só disse:

- Filhinhos, amai-vos e fazei do amor vosso fim. Em pouco, virá um tempo em que desejareis amar e não o podereis fazer. Procurai trabalho fora de Jerusalém, para sobreviverdes. Lembrai-vos da destruição de Betânia. Desde que Lázaro lá não mais se encontra, outros espíritos se acomodaram no local. Lázaro fez de tudo, a fim de dar um outro lar a seus seguidores. Por que hesitais? Ou será que somente quando o assunto ficar sério, quando já for tarde demais, vós aprendereis? Minhas advertências são as advertências do Senhor e minhas visões acontecem por amor a vós, para que mais tarde ninguém possa se queixar e desculpar.

Muitos creram, mas outros causaram confusão. Na sua dor, João procurou refúgio junto ao Mestre do Amor.

Este se lhe apresentou visível e disse:

- Meu João, Eu e tu somos Unos. Por isto, chego a ti com a mesma pergunta: o que devo fazer? Evitar a desgraça não posso mais, do mesmo jeito que não podes evitar as dúvidas de teus irmãos. Ou tu achas que eu posso modificar as coisas com Minha Onipotência? Tudo deve acontecer de acordo com a vontade dos homens, pois eles assim o querem. Quando vós rezais: “Senhor, seja feita a tua Vontade”, Eu digo: “ Filho, tua vontade seja feita agora e sempre”. Isto porque, para aqueles que vêem em Mim um Pai, serei fiel e protetor Pai; mas para aqueles que vêem em Mim o Senhor, serei o Juiz. Não mais quero ser um Senhor, mas sim um Pai amoroso. Não te deixes desencorajar. Para todos aqueles que Me amam como um Pai, continuarei sendo seu Fiel Pai Protetor. Já todos aqueles para os quais sou somente o Senhor não se livrarão do julgamento. Há ainda uma saída para ti: com teu amor tão protetor, construas um Céu e o tenhas preparado, para que consigam abrigo todos aqueles que desejares no teu imenso amor.

- Mas meu Pai, dizes-me que devo manter um Céu em prontidão? Tu não disseste que providenciarias por lares para aqueles que em Ti crerem?

- Certo meu querido João, mas crer em Mim significa viver em Mim. Aquele que não aceitar Meu Amor por teu intermédio, automaticamente se exclui do Meu Amor. Por isto, cuida de teus irmãos, para que o Inimigo não possa Me acusar de omissão.

Tudo ficou mais fácil para João e ele enxergou um imenso mar, cujas ondas se moviam suavemente. O sol brilhava, e em cada onda se espalhava a visão do querido Mestre. O mar se tornava cada vez maior, e a impressão que lhe causavam as ondas espelhadas ficava cada vez mais forte.

Então João disse:

- Pai, agora me disseste mais do que desejo saber. Não tenho mais medo, pois teu Amor é maior do que qualquer homem ou anjo jamais conseguirá entender. Tu só queres ser o que Te prende por Amor. Tu só podes ajudar, onde o Amor Te permitir. Minha vontade é tua Vontade, e Tua Vontade é minha. Oh Pai, tal Humildade só podes transmitir pelo sentimento, pois não existem palavras para expressá-la.

João em Éfeso. Maus ensinamentos transmitidos por Boetos em Éfeso sobre o Corpo Etéreo de Jesus. O arrependimento de Boetos.

A situação em Jerusalém ficava cada vez mais difícil. Ninguém mais tinha segurança. Como os romanos tinham partido, não era possível esperar ajuda externa. Só poucos discípulos lá permaneciam, para fortalecer a seus irmãos. João já tinha partido há muito, pois o seu Espírito o mandava ao encontro das comunidades com problemas. Os romanos tinham concentrado seus soldados em torno de Jerusalém, mas os habitantes da cidade nada sabiam do cerco que os ameaçava. Agora se cumpria a profecia e o julgamento: “ Não ficará pedra sobre pedra”. Em toda Judéia, o inferno estava solto, porém João já se encontrava em Éfeso. Lá, na comunidade fundada por Paulo, um árduo trabalho lhe esperava.

Diversas comunidades estavam muito mal. Falsos conceitos e um falso espírito estavam a se espalhar. De todos os seguidores de Jesus, destacava-se um sacerdote chamado Boetos, ao qual tinha sido dado o poder de cura, onde tinha grande sucesso. Mas João, com seu enorme amor, viu além e foi conversar com o sacerdote. Este ensinava as lições de Jesus, mas o negava na Sua Humildade, pois não O aceitava como Homem. Boetos acreditava que Jesus passou nesta Terra num corpo emprestado. Por isto, Lhe tinha sido fácil aceitar a crucificação. Ele achava que Jesus era o Filho de Deus e tudo realizava pelo poder de Deus, mas que não era Deus-Homem. Como o sacerdote, tinha muito sucesso em curar, e os tolos acreditavam em tudo que dizia. João teve que trabalhar muito duro e somente com sua prédica insistente –“a Palavra se tornou Carne e viveu entre nós”– aos poucos conseguiu erradicar o erro. Mas foi mais difícil com Boetos. Este tinha sido convertido pela Graça Divina e penetrado pelo Amor de Jesus, mas não conseguia crer que Jesus tinha nascido como uma criancinha e teve de ser criado e educado como qualquer criança normal. Ele não conseguia acreditar que Jesus, como qualquer jovem, teve que aprender a se conhecer e lutar arduamente com Sua Alma e Consigo mesmo.

Ele disse:

- João, vós, como sois seus discípulos, conheceis Jesus em toda sua Forca e Maravilha. Queres agora colocá-Lo no mesmo nível de nós humanos? Não, Jesus está tão acima de todos nós homens, que será pecado igualá-lo a nós.

João disse:

- Eu conheci Jesus, um Ser Humano Lutador e Batalhador, e me apossei de Sua Luta. Se tu achas que humilhas Jesus ao colocá-Lo no mesmo nível dos homens, eu te digo: tu O elevas com isto e tornas Jesus um Homem Completo, o que Ele ainda hoje é e será eternamente. Justamente aqui está Sua grandeza. Ele conseguiu espiritualizar tudo o que era carne, tanto que, no fim, Nele não havia mais nada de material, tudo era divino. Justamente o que desejas é a arma preferida do Inimigo, e estás servindo no lado dele. Se Jesus tivesse tido a Onipotência Divina para usar um corpo protegido contra todo e qualquer sentimento sensual, Ele não poderia ter tido o Amor necessário para ajudar os mais perdidos e os pecadores humanos. Pois Jesus construiu primeiro um Céu e um Amor dentro de Si. Assim, posteriormente, conseguiu nos manifestar este Amor e o Céu que está dentro Dele E nós todos vimos esta maravilha, uma maravilha do Pai, que era Seu Amor. Por isto, nos foi dito: “Deus se tornou Homem, nasceu de uma Mulher e morreu na cruz igual a dois malfeitores, que junto a Ele foram crucificados. Foi enterrado como qualquer homem comum e ressuscitou pela Sua Força e Divindade, como primeiro e único, para a Verdadeira e Eterna Vida. Possui um Corpo que jamais morrerá, ou poderá ser destruído. Sua atual Vida também terão aqueles que acreditam ter Ele se tornado Homem”.

Boetos respondeu:

- Tens muitas palavras bonitas, mas no fundo, justo como eu, não podes provar nada. Vê quantos pude ajudar com a Misericórdia de Jesus. Que tu João, também consegues curar doentes, eu não discuto; mas creio que não te é possível fazer nada além.

João disse:

- Oh meu pobre irmão, como estás perdido... Tua crença não é nada mais que um deslize, pois a Graça da cura está em ti. Jesus deixa que com Ela permaneças, pois tu curas em Seu Nome. Mas tu tens um Jesus diferente dentro de ti, um que está muito longe do Verdadeiro e Eterno Jesus. É verdade que tu te apossaste das palavras de um apóstolo do Senhor; mas tu, como servo da Palavra de Deus, também tens que aceitar o Ser que é o Princípio. Sua Palavra dada a nós é o verdadeiro alimento para corpo e alma. Seu Ser de Amor e Vida é a mais certa prova de Sua divindade e nos torna homens novos. Somente quando formos renovados, poderemos dizer: “ Abba, querido Pai!”. Então nós nos poderemos considerar Seus filhos, os quais Ele capacitou a adquirir este novo “status” pela Sua morte e com o derramamento de Seu Sangue.

O sacerdote, tanto quanto os outros, não entendia o que João dizia. Um curado chamado Maternus disse:

- Querido irmão João, eu agradeço a minha cura ao Jesus Divino e nada se modificará para mim. Ficarei eternamente grato a Esta Divindade. Quais são minhas vantagens em saber se Jesus é Homem ou Espírito? Deus é um espírito e também deseja ser adorado em espírito, como Paulo nos disse.

João falou:

- Foi bom que nos disseste isto, irmão Maternus. Sei que estás realmente agradecido, mas não estás feliz, pois teu Espírito interno não está sendo tocado pelo Espírito de Jesus. Tu dizes: “Deus é também um Espírito”; mas em primeiro lugar, Deus é Deus. Ainda não sabes que justamente este Espírito Deus dá hoje testemunho aos nossos Espíritos de que somos Teus Filhos. Somente este testemunho te libertará completamente e te encherá de paz e alegria. Então seu vasilhame cheio de Amor será esvaziado sobre ti. Alguma vez te foi revelada a vida daqueles que se apoderaram de seus Espíritos? Chorando, negas. Alguma vez já vivenciastes maravilhas, tal como aqueles que não só se dizem Seus Filhos, mas também vivem como tais? Oh, ainda estás longe do verdadeiro Amor de Jesus, ou seja, o Amor Divino! E quão pouco conheceis vosso Verdadeiro e Maravilhoso Jesus.

Retrucou Maternus: - João, como conheces meu verdadeiro nome, já que moro aqui com nome diferente? E o que tens em mente com tuas palavras?

- Irmão, nada mais além do desejo que acrediteis no verdadeiro Jesus Divino e que ressusciteis em Seu Espírito. Teu nome me disse este Jesus. Para vosso bem e vossa salvação, Ele gostaria de vos abençoar com Seu Verdadeiro Espírito Divino. Somente Jesus nos pode revelar tudo com o Seu Espírito e, como Homem Perfeito, nos mostrar o Verdadeiro Deus. Por isto, só poderá chegar a Deus, quem em Jesus acreditar e tentar seguir os passos do Filho de Deus. Quem preencher estas premissas, vivenciará Jesus tal como ele atuava e ainda continua a atuar: como Filho de Deus. Se eu fizer alguma coisa em nome deste Espírito, não sou eu quem está atuando, mas sim Jesus. Eu só sou o intermediário, a ferramenta de Seu Amor, Poder e Divindade. Nunca sentiste vontade de vivenciar Jesus, nem que seja apenas vê-lO? Nunca sentistes vontade de adorar este maravilhoso e vivo Jesus? Vós me olhais com olhos bem arregalados e pensais: “ Que nos disseste até agora? Não basta o testemunho de Paulo? ” Sim, basta; mas vós, devido à vossa crença morta, passais pela miséria de vosso próximo sem mostrar qualquer sentimento. Jamais conseguis pensar que tudo deveis fazer para vos igualar a Jesus e vos tornar divinos filhos de Deus. Somente o conseguirá aquele que isto desejar com toda serenidade. Quem isto procurar encontrará. Eu somente posso ser um guia, e minhas palavras não são minhas, porém Palavras de Deus. Mas nisto deveis crer e viver de acordo.

Disse o sacerdote Boetos:

– Muitas palavras desperdiçaste, mas não nos destes nenhuma revelação, Prova-nos que Jesus é Homem verdadeiramente e que te usa como intermediário, pois acreditarei em ti com prazer. Tenho a impressão que é muito mais importante para ti a preservação dos Ensinamentos, do que as conseqüências das Graças de Deus.

Respondeu João:

- Pobre irmão, de desperdício de palavras chamas o que eu disse ao irmão Maternus? No entanto cada palavra foi uma Revelação Divina. Tu desejas provas, pois ser-te-á satisfeito o desejo: eu quero que percas tua habilidade de curar as pessoas, enquanto não reconheceres o Verdadeiro e Santificado Deus e acreditares nas Suas Verdadeiras Palavras. Para que a comunidade não perca o socorro, passo a Força e o Poder para o irmão Maternus, o qual os possuirá para sempre. Irmão Maternus, vem cá, para que eu te aponha minhas mãos. Toda vez que apores as mãos no teu semelhante em nome do Jesus Vivo, o Verdadeiro e Vivo Filho de Deus Santificado, então esta pessoa estará curada.

Disse Boetos rindo:

- João, não faças um palhaço de ti. Eu posso curar, quando quiser. De ti, não recebo ordens. Tanto faz Jesus ser Homem ou Espírito, este poder eu já tenho desde sempre. Não serás tu que o retirará de mim,

Sem nada retrucar, João apôs as mãos em Maternus e disse:

- Toma a Graça do Espírito do Amor e da Benção de Jesus e tudo o que desejares em nome deste Espírito e deste Amor ser-te-á dado. Ressuscita totalmente em Seu Amor, e nenhum inimigo jamais poderá tirar este poder de ti.

Muitos assistiram como João brilhava em sua seriedade, quando apôs as mãos em Maternus. Um dos espectadores disse:

- Irmão João, isto foi uma celebração sagrada. Eu sinto que tuas palavras são de maior valor do que as de Paulo. Certo, Paulo também dava muita importância à conservação e à obediência aos Ensinamentos do Amor e caridade; mas dize-nos: por que fazes tanta questão de acreditar que Jesus era um Homem igual a nós?

Respondeu João:

- Irmãos, escutai: se Jesus não tivesse sido Homem como nós, Ele não poderia ter se tornado o nosso Salvador do julgamento e da morte. Tendo os humanos a Vida Eterna dada por Deus, não precisariam de nenhum Salvador. O homem salvaria a si mesmo, contanto que conseguisse seguir todos os Mandamentos. Infelizmente, o homem está tão envolvido pela carne e tão entregue às suas paixões, que a morte de seus elementos carnais se tornaria a morte de seu Espírito. Por isto, veio Deus pessoalmente em Jesus, como Humano, e fez uma nova ligação com o Eterno, dando-nos os meios de conseguirmos a Redenção por Jesus, o Filho de Deus. A morte precisa de um Salvador, a Vida não. Toda a humanidade está marcada pelo sinal da morte, até que opte pela Vida dada por Deus. Se Jesus não tivesse sido Humano como nós, o Inimigo da Vida teria conseguido um trunfo eterno, pois a crucificação de Jesus, o Filho de Deus, não teria sido um sacrifício motivado pelo Seu Amor, porém um espetáculo teatral. Suas últimas palavras foram: “Está tudo consumado.” Nestas palavras está a libertação de Jesus aos Seus. Entendei meus amigos, pois que este erro está se espalhando entre vós. A mim, é impossível assistir isto passivamente. Tende certeza do Amor e Misericórdia de Jesus e agradecei todas as Bênçãos que recebestes de Seus servos. Fazendo isto sempre, tereis consciência do Amor Daquele que vos ama desde sempre. Este Jesus venceu a morte e o julgamento com Seu sacrifício. Deu-nos a certeza de que estará presente onde viverem conforme Seu Espírito e que Seu Amor Divino sempre auxiliará, onde for bem aceito e permitido. Cabe agora a vós adorar Este Espírito. Mas só em Espírito, não por rituais ou símbolos, para que o Inimigo da Vida não mais consiga diminuir Suas Bênçãos.

Disse Maternus:

– João, agradeço-te, pois agora percebo em mim o Poder e uma alegria tal, que me sinto capaz de abraçar o mundo.

- Segura com toda tua forca este sentimento Maternus, pois este é o despertar do Amor e da Vida de Jesus em ti. Não deixa que fique somente em um sentimento, mas sim em atividade viva e constante, aplicada a cada minuto de tua vida.

Maternus abençoado com a forca da cura

Enquanto isto, chegavam outras pessoas, entre as quais uma mulher, cujo filho sofria de epilepsia. Quando ela avistou o velho sacerdote, dirigiu-se a ele dizendo:

- Boetos, meu filho está novamente doente. Estou o dia todo com vontade de te solicitar.

Boetos disse:

– É bom que venhas a mim, assim posso ver se discípulo do Senhor tem razão ao dizer que eu perdi a Graça da cura. O sacerdote se dirigiu para junto do menino e apôs-lhe as mãos como de costume. Porém vê que a Força não fluiu de seu corpo. Mesmo assim, deixou suas mãos na cabeça do garoto. Em poucos instantes, o menino começou a esbravejar, e havia baba espumosa em sua boca. A mãe não conseguia acalmar seu filho e esclamava aos prantos: “ Que foi que eu fiz? Meu menino não se aquieta como de costume! Rezei tanto e com tanto fervor para o Salvador ...”

Então disse João, que a tudo assistia:

- Maternus, apõe tu, em nome do Senhor, tuas mãos no menino e não temas nada, pois a Santidade do Filho Unigênito Jesus Cristo deverá ser revelada com tua ação.

Maternus apôs as mãos no menino e disse:

- Jesus, Bondoso Salvador e Redentor, penetra-me com Tua Força e ajuda este pobre menino. Que ele se liberte e fique saudável. Tua Vontade Santificada seja feita, agora e em toda eternidade. Amém.

O menino se acalmou, e seu aspecto melhorou. Alguns momentos depois, mais tranqüilo, disse a Maternus:

– Apõe tuas mãos na minha cabeça, pois me fez tão bem... Minha mãe vai te agradecer muito.

Maternus, chorando, disse: - Vem, meu querido menino, se te faz bem; mas não se esqueça de agradecer, pois agora sei que só Jesus ajuda! Oh Jesus, como éramos pobres, pois não Te conhecíamos. Tu, porém, viste nossa falta de fé. Somos-Te gratos. Tu, Bondoso e Verdadeiro Santuário, liberta-nos, para que Tua Obra não sofra com nossa pouca fé. Abençoa-nos a todos, especialmente a nosso irmão Boetos, para que ele Te reconheça em vida e possa se tornar novamente nosso sacerdote e salvaguarda. Que isto aconteça pelo Teu Amor e Tua Benção, como obtivemos a poucos momentos.

Boetos disse:

– Deixai-me ir, pois não sou digno de permanecer em vossa companhia. Reconheço minha tolice, mas ainda não consigo me humilhar. Eu exigia que vós o que não há em mim. João, tua atitude foi correta, pois agiste em nome de Jesus, o Senhor e Mestre. Porém ainda não estou convencido que justamente Jesus, aquele mesmo Jesus que eu conheço e ao qual me refiro, tenha nascido de uma mulher.

Disse um dos assistentes:

– Boetos, o que tu queres dizer quando fala: “ aquele ao qual me refiro”? Haverá dois Jesus?

- Mas claro que sim: o Jesus ao qual me refiro e o Jesus de João.

- Isto é tolice, irmão. Como tu, que és nosso sacerdote, podes ser tão leviano? Só pode existir um Jesus. João deve saber isto com certeza.

- Deixai-me em paz, pois nem eu ainda consigo entender. De João ouvistes: “ Jesus nasceu de uma Mulher." Minha opinião que Jesus só encarnou num corpo criado para este fim foi suficientemente refutada. Como se hoje tivesse alguma importância se Jesus nasceu de uma Mulher, ou se Seu Corpo foi simplesmente criado...

Disse João:

- Tu espírito rebelde, se não queres crer no maior milagre de Amor que já aconteceu, pelo menos não impeças que os outros vivenciem este Amor. Transformar Jesus num ser criado extraordinariamente é de fato a maior vitória para o Inimigo da Vida, omitindo que Ele, como Homem, tenha vencido a morte. Tirar de Deus ou de Jesus o “ter se tornado Homem” é um ponto importante na sua batalha contra o Amor Divino. Ouvi todos: se Jesus não ressuscitou das morte, então não haverá ressurreição para nenhum de nós. Se Jesus não foi um Homem nascido de uma mulher, então jamais poderá se apresentar a nós como Homem; pois, para Se revelar a Seus filhos humanos, Deus precisou achar um meio. Ele o fez tornando-Se – Ele mesmo – um Humano. Colocando-Se sob as leis humanas e conquistando sobre Si mesmo, desde o degrau mais inferior. Este era o único jeito de conseguir a Salvação, pois sua Onipotência foi anulada, como tinha que ser.

Disse um assistente:

- João, tão claro assim Paulo nunca falou. Mesmo assim, ele dava grande importância à crença em Jesus. Também tivemos momentos abençoados, quando Jesus esteve entre nós em Espírito. Mas vê-lo, ainda ninguém conseguiu Tu despertas em nós a saudade pelo Senhor. Não sei de fato se é certo desejar, nem que seja ver Jesus ao menos uma vez.

Retrucou João:

- Meus irmãos, ver Jesus não é a coisa mais importante. Amá-Lo deve ser a meta de nossa vida e nossa tarefa. Por causa deste Amor Divino, servir a todos os homens como meus irmãos é o agradecimento por ter podido conhecer Jesus e testemunhado como Ele, feito Homem, lutou por nós e, por assim dizer, nos arrancou da morte e do julgamento do Inimigo da Vida. Este Jesus se encontra em Espírito entre nós e está ansioso em se nos revelar como Deus, Pai e Irmão. Entretanto está impedido pelo vosso falso conceito sobre Sua Vida e Seu Ser.

Disse um outro:

- Irmão João, como podemos entender o fato de sermos os culpados por Deus não poder Se revelar a nós? Agora, definitivamente, não sei mais o que fazer. Tu dizes que nós tiramos de Deus a possibilidade de Se nos revelar. Isto é possível? Então Deus seria o mais fraco e nós os mais fortes? Explica-nos isto, ou voltamos para a nossa antiga crença.

Respondeu João:

- Oh meus queridos filhos fracos e infantis! Como quereis que eu vos consiga explicar, se não sois capazes de vos livrar de vossas antigas crenças? Acreditais que Maternus tivesse sido capaz de curar o menino, se ainda se encontrasse na antiga crença? Perguntai a ele, que vos dará a resposta correta.

Maternus neste momento estava preenchido de uma Força Divina e disse:

- Oh meus irmãos, irmãs e filhos, não sabeis que Vida e que Felicidade sinto. É tanta que me dá vontade de rir e chorar de alegria ao mesmo tempo. Chorar, pois me encontro num estado tão abençoado; rir, por ver como ainda somos tão tolos e brigamos para ver quem é o mais tolo de todos. João, vem a nós e nos revela um Jesus Maravilhoso, um Jesus que conhece nosso lado humano. E por quê? Porque Ele viveu entre os homens e tinha sido – Ele mesmo – um Homem comum, como qualquer outro. Nas poucas horas desde que tomei conhecimento disto, estou plenamente convencido que não poderia ser de outra forma, ou seja, Jesus ter sido Homem. Eu O vejo em outra luz e isto faz com que eu me veja bem diferente como homem. E´ certo que Paulo nos trouxe o Jesus Verdadeiro, mas nós o transformamos em um completamente diferente. Nós simplificamos tudo. Transformamos o Jesus crucificado e ressuscitado em um cordeiro de sacrifício. Lavamos nossos pecados em Seu Sangue e nem pensamos, um só momento, em modificar nossas vidas, pois Seu Sangue nos livra de todos os pecados. Oh, que enorme engano: continuar a viver como sempre e receber a Benção Divina! Jesus, porém, foi Homem e como Homem, nos deu o exemplo. Sua Vida foi doação; um serviço e um contínuo exercício para aprontar o sacrifício final, que O tornaria nosso Salvador. Certamente, seria muito fácil para Deus dar um corpo para Jesus, o Filho do Homem, mas neste caso, o sacrifício no Gólgota não o teria sido. Jesus era Homem e como tal, capaz de sentir dor, como nós sentimos. Deste modo, o sacrifício no Gólgota se tornou algo muito diferente: a aurora de uma nova Vida, na qual minha vida terrena obteve um sentido e uma finalidade completamente inusitados. Já que Deus Se tornou muito mais Amoroso e Maravilhoso para mim, Ele pode Se revelar muito melhor do que antes, quando tinha que me contentar com Moisés e os Profetas. Por isto irmãos e irmãs, peço que me entendam, pois sou um de vós e sempre serei. Também comecei a sentir uma grande saudade, uma vontade de vê-Lo, o Santo e Divino Jesus, nem que seja à distância, para que Sua visão permaneça viva em mim, para todo o sempre.

Disse Joao:

- Maternus, agora conseguiste captar o verdadeiro Espírito de Jesus. Eu te aconselho: não inibas este Espírito, mas sim faze uso apropriado desta Benção, que te pertence agora. Transforma-te em um verdadeiro santuário para teus irmãos e irmãs e lembra–te que em cada um deve nascer um novo Santo e um novo Filho de Deus, para a alegria e felicidade do Senhor. Vós outros amai-vos reciprocamente e permanecei no Amor. Só por este Amor, Ele poderá ficar em nós, conosco e entre nós. Tudo o que fizermos em nome deste Amor, será como se Ele o tivesse feito. Mesmo assim, Ele quer nos gratificar, como se nós o tivéssemos feito. Se existem doentes entre vós, trazei-os para o irmão, mas sempre penseis que só Jesus os poderá curar. Porém aquele que se entregar totalmente à vontade do Senhor, achará a Fonte da Vida em si, e Jesus Se mostrará em toda a Sua maravilha. Dou-vos Sua Benção. Que Sua Paz se torne parte de vossas vidas e Seu Amor, vossa vida em si.

João ainda permaneceu bastante tempo em Éfeso e atuou com muitas bênçãos nas comunidades vizinhas. Sendo assim, a figura deste Mestre do Amor se aninhou nos corações de todos. Maternus se tornou um irmão que entendia completamente João e seu desejo de ver o Senhor se mostrava cada vez maior. Suas curas angariavam muitos agradecimentos e muita alegria, mas Boetos se perdia cada vez mais. O poder da cura lhe era mais importante, do que a Bênção Divina, e Maternus sofria por seu irmão. Num Sábado em que todos se reuniram, pois João estava de partida para visitar outras comunidades, Maternus não deixou Boetos em paz, até convencê-lo a assistir o serviço divino que João iria celebrar. Todos que estavam presentes ficaram curiosos em ver como seu antigo sacerdote iria se comportar, pois já o tinham dado como perdido. Mas João, no seu carinhoso gesto, foi todo Amor. Ele imediatamente se dirigiu a Boetos, tomou-o pela mão e o levou ao altar onde estava servindo a consagração. Boetos não conseguiu resistir e ficou indefeso, pois não esperava tanto Amor. Neste Amor por um perdido, a congregação reconheceu o verdadeiro Amor Cristão.

João disse:

- Meus queridos corações, por muito tempo estarei longe de vós, mas só materialmente, pois meu coração e meu amor aqui ficam. Vamos, pois, ficar cada vez mais unidos pelo Amor de Jesus. Tudo o que passarmos, nos servirá de escola e ensinamento. Tudo o que foi belo nos tornou livres, e tudo o que não foi belo nos tornou maduros para a nova Escola da Vida. Hoje é um dia de alegria, uma alegria que ofertamos ao nosso Senhor e Mestre. Tanto quanto nós desejamos a alegria, o Senhor também a deseja.

E assim fala o Senhor, nosso Pai por todas as eternidades: “ Amados filhinhos, agradeço de coração o vosso amor e a alegria que Me proporcionastes neste dia e em todos os dias. Portanto, abri vosso coração para que todos possam sentir o sopro suave de Meu Amor. Abro vossa visão interna agora, para que possais Me ver em todo Meu carinho. Já que destes ao Meu Coraçao alegria e satisfação, Eu também posso vos dar o mesmo hoje. Não será só a Mim que podereis ver, mas ainda todos aqueles que Comigo vieram e também se alegram e desejam demonstrar sua gratidão. Filhinhos, segurai bem este Divino Amor, pois é o elo que a todos une, é a ponte que liga o Céu à Terra. Crescei em completa liberdade, para que o meu amor vos seja uma Benção”.

O que ainda não tinha acontecido em Éfeso, realizou-se nesta hora. Anjos e arcanjos bem-aventurados se misturavam com a congregação. O Senhor mesmo se dirigiu a cada um individualmente e cada um conseguiu entender o que Ele lhe dizia. Também entendiam os bem-aventurados, e muitas vezes se ouvia a pergunta:

- Por que somente hoje nos foi dada semelhante Graça?

Em resposta, diziam-lhes:

- Sempre estávamos aqui, mas vós ainda não estáveis suficientemente libertos, pois não oferecíeis suficiente amor. Observai como o Senhor se deixa tocar por vosso irmão. Vejam como Boetos beija as marcas da crucificação e como ele se deita aos pés do Senhor. Vivenciai como ele recebe a Benção e como é acolhido pelo Senhor.

Todos voltaram seus olhares em direção a Boetos, enquanto o Senhor segurava sua mão, o levantava e dizia:

- Levanta Meu Filho e liberta-te completamente. Para ti, esta hora também deve ser uma prova que Eu sou Amor, o Verdadeiro Amor. Eu não esqueci o que me ofereceste por amor. Tudo o que era errado e falso em ti deu lugar ao belo e verdadeiro. Tu me pedias para que te desse forças, para que pudesses esquecer esta época tão tormentosa; mas vê: isto Eu não consigo. Eu, porém, esqueci tudo. Assim, tu deves seguir o Meu Exemplo. Somente tua força de vontade poderei fortalecer, e já que desejas ser um verdadeiro e fiel servo para teus irmãos, que assim seja. Não fui Eu que retirei teus poderes, mas sim tu mesmo. Tu te esqueceste de que Eu vim para vós, em Meu João, para vos libertar do erro em que tínheis caído? Isto Me foi possível realizar e agora ressuscita em um novo Espírito de Amor e de Vida, em Mim, vosso Redentor e Salvador. Eu não quero ser O que ordena, mas sim O que pede. Através de vosso amor, podereis dar a vossos irmãos o que desejais realizar para Mim.

Mais uma vez, o Senhor abençoou os presentes, cujos olhos espirituais então se fecharam, mas a felicidade e tudo o mais que sentiram ficaram para sempre.

João disse:

- Filhinhos, esta é uma hora abençoada, da qual nunca, jamais, vos esquecereis. Vós vistes e ouvistes o jeito fraterno como o nosso Pai Se movimentou entre nós e que Ele próprio aplainou muitas de nossas arestas. Ninguém escutou uma reprimenda, por isto, deixai o passado em paz e fazei o maior esforço possível em crescer cada vez mais na Verdade que ora presenciais, para que nosso Pai Santificado sempre possa Se alegrar em vós. A Sua Gratidão vos providenciará felicidade tal, que nem os anjos conhecem. Vou partir agora por um curto tempo. Pela vontade do Senhor, nosso irmão Boetos será novamente vosso fiel servidor. Oferecei-lhe total confiança, pois nele achareis a Palavra do Senhor, que vos servirá de luz e guia nesta vida terrena. Não permitis que o Espírito seja abafado e sempre sejais gratos pelas Bênçãos que vem do Seu Espírito.

Boetos disse:

- Irmão João, é realmente a Vontade do Senhor que eu sirva meus irmãos novamente? Eu agi mal. Maternus de longe é o mais digno.

- Irmãos, este é o desejo do Senhor. Maternus vai te auxiliar como teu verdadeiro irmão. Quanto mais unidos vos manterdes, tanto mais forte a comunicação será. Vós fostes judeus, e no futuro, virão muitos que foram pagãos. Não façais qualquer distinção entre vós e eles, pois o que é unido pelo Amor deve ficar junto. Vós de Éfeso, porém, uni-vos cada vez mais no Amor e apreendei a vos entender uns aos outros. Não vos apoieis em seres humanos, mas sempre e unicamente no Senhor e Mestre Jesus, pois viver Nele significa tornar-se perfeito. Abençôo-vos em Seu Amor, em Seu Espírito e na Sua Paz. E que Sua Presença permaneça conosco para sempre. Amém.

Os irmãos permaneceram reunidos ainda por muito tempo. João ainda teve que testemunhar muito em Jesus, pois os acontecimentos daquele dia representavam um milagre do Amor para todos.

Viagem do mar de Éfeso para Smirna. A tormenta e a conversão do barqueiro Nausikles

Boetos e Maternaus acompanharam João por grande parte do caminho, mas como sua meta era o porto de Smirna, ele tomou um barco para lá. Os marinheiros eram gregos e pouco se importavam com a crença judia. Nausikles, capitão e proprietário do barco, também não se interessou por João, um judeu. Este, entretanto, não se deixou enganar e, em pouco tempo, levou a conversa para Jesus Crucificado e Ressurrecto.

Com expressão cansada e aborrecida, o capitão ouviu João e disse:

- Meu amigo, muito já ouvi sobre Ele, mas quem me prova que isto é verdade? Um apóstolo, Paulo – creio que este era o seu nome – conseguiu convencer a muitos. Eu porém nunca tive a sorte de conhecer um apóstolo do Crucificado e o que ouço de terceiros não me fio.

Disse João:

- Hoje e nos próximos dias, terás a oportunidade de falar com um discípulo do Senhor. Quando eu tinha doze anos, conheci Jesus e O segui assim que me chamou. Não creias que tentarei te forçar a aceitar os Ensinamentos do Salvador. Por isto, eu te digo logo: eu testemunho por Meu Mestre , mas a decisão é totalmente tua; se queres seguí-lo, ou não. Dou-te este conselho: Apronta-te, pois, hoje ainda, teremos uma grande tempestade, que prejudicará muito teu barco. Mas não temas, pois Meu Deus e Salvador Jesus é também Senhor das tormentas.

- Como sabes sobre uma tormenta? As previsões do tempo são muito favoráveis.

- Nausikles, acredita nas minhas palavras, se quiseres te livrar de perdas. O que o Meu Senhor e Mestre me diz é e sempre será Verdade.

- Como descobriste Meu nome e como Teu Senhor e Mestre pode te dizer algo, se não está aqui? Qual o teu relacionamento com Deus? Para meus deuses ofereço sacrifícios, todo o resto deixo para os sacerdotes. Deus para lá, Deuses para cá... Até agora, não tive uma prova sequer de sua existência. Tudo é natureza, e esta tem suas leis. Hoje haverá tormenta? Não, não acredito, pois todas as condições prévias para tal ainda não existem. Como posso te chamar? Vós sacerdotes sois todos muito misteriosos.

- Nausikles, podes me chamar de João. Quando jovem, eu era pescador. Desde o chamado de Jesus, tornei-me pescador de almas. Sacerdote eu não sou, pois não quero ser professor , mas sim irmão e servidor, para ti e também para teu povo no barco.

- Bem, teu nome é João. Este me inspira confiança e teus olhos têm um carinho muito paternal. No entanto meu povo é muito rude e deve ser conduzido com firmeza. Terás muito trabalho com esta tua servidão e irmandade. É melhor que fiquemos quietos e não te afastes do meu lado.

- Agradeço-te pelo conselho, mas continuo em meu propósito. Não me dês nenhuma preferência. Estou feliz em ter conseguido um lugar em teu barco e eu te sou grato por isto.

- João, toma cuidado. Meus homens não gostam de judeus. Em geral, os judeus não são nada benquistos por aqui, pois vossos sacerdotes são mercadores de gente.

- Nausikles, posso te afirmar: eram, pois não existe mais nenhum Templo em Jerusalém. O julgamento do Eterno Deus destruiu aquela cidade totalmente. A quase totalidade dos seus habitantes, se não é prisioneira, está morta. João, isto é verdade? Quando aconteceu?

- Nestes dias. Meu Deus mo revelou e me permitiu ver os escombros.

- João, agora é demais! Como poderás me provar isto? Cuida que meus homens não te ouçam dizer isto.

- Nausikles, que a tormenta de hoje seja a prova. Terás um momento de descanso esta noite e eu te peço novamente: prepara teu barco. Causar-me-ia muita pena se sofresses prejuízo, pois estás carregado de mercadoria valiosa.

Nausikles olhou João por um longo tempo e disse:

- Já que me pedes, eu o farei; mas cala-te na frente de meus homens, pelo menos hoje.

Começou a dar ordens e mandou amarrar tudo a bordo, com exceção das velas, pois o vento estava bom e avançava rapidamente em direção ao mar aberto. Nausikles sorria sobre a profecia da tormenta, mas se calava quando sua tripulação lhe perguntava por que amarrara tudo. Certa hora falou : “Eu temo que teremos uma tormenta”, e os homens riram dele.

Em menos de duas horas, uma nuvem amarela se formou no oeste. O vento virou. O mar ficou revolto e com enormes vagas. Nausikles cria agora na proximidade da tormenta. Ele apontou para o céu ao oriente, onde as nuvens escuras formavam um muro ameaçador. João observou todos os aprontos e olhou atentamente para o céu com sua visão espiritual. Viu forças destruidoras que se tinham alinhado aos espíritos primitivos da natureza. Em silencio, uniu-se ao Mestre e abençoou os elementos sinistros, os quais tentaram destruir suas bênçãos com raios. João não se perturbou. Mesmo quando os primeiros elementos da tormenta se fizeram sentir, continuou a abençoá-los.

Nausikles se aproximou e disse:

- Vem, entra depressa. Haverá um grande tumulto, e ficaremos completamente molhados. Tu tinhas razão e estou feliz por ter ouvido teus conselhos.

Cada vez mais escuro se tornava o dia. Em uma hora, começava a tormenta, que formava verdadeiras montanhas de água. João não abandonava seu lugar. O barco era jogado de um lado para o outro, e foi um milagre o mastro não ter quebrado. Os homens trabalhavam desesperadamente e admiravam o fato de João não ter abandonado seu lugar. Sem se perturbar, abençoava a tormenta, as chuvas torrenciais e as montanhas de água.

Então João se apresentou em toda sua confiança em Deus e ordenou às forças sinistras que se acalmassem em nome de Jesus Cristo. Mais uma vez, ouviu-se um horrendo trovoar e raios sobre raios, até que tudo se aquietou. As águas lentamente se acalmavam e a chuva continuava forte, mas sem perigo. Então João, completamente molhado, foi para o interior do barco, onde lhe ofereceram roupa seca.

Nausikles o seguiu e disse:

- João , por que não desceste antes? Sendo pescador, sabes muito bem como são estas tormentas.

- Justamente por isto, pois sei como são as tormentas e lá fiquei a mando de meu Senhor.

- De teu Senhor? Estou estarrecido! Onde já se viu algo assim? Não me faças de palhaço, João; eu sei que aí tem...

- Tens razão, Nausikles, existe muito mais, mas ainda não está na hora de te contar tudo isto, pois não entenderias. Entretanto eu te peço: fica de sobreaviso, pois a tormenta ainda não cessou totalmente, apesar do pior já ter passado.

- João, agora creio nas tuas palavras, mas tu ficas aqui embaixo, no quentinho. Se o tempo piorar, eu te avisarei.

- Isto não será necessário, pois meu Senhor e Mestre me avisa em tempo. Eu, porém, te digo: poderia ter sido muito pior.

Aconteceu como João predisse. A chuva não passou. Em uma hora, nova tormenta se abateu sobre o barco. Neste ínterim, João tinha subido novamente. Ele ficou no mesmo lugar e abençoou os elementos, mas a tormenta mostrou-se cada vez mais forte. Então João pediu auxílio a seu Mestre, para domar os elementos. Ele agora viu o inimigo causador da tormenta e conseguiu se concentrar no mesmo. A resposta veio logo: a tormenta encrudesceu. Os homens se amarraram, e só João ficou no seu lugar. Nausikles o quis amarrar, mas João negou. Tudo estava um breu e João parecia uma montanha na tormenta. Ele ordenou à tormenta que silenciasse e se aquietasse em nome do Senhor, mas ela não obedecia. Mais de dez vezes, João ordenou com toda a força de sua fé. De repente, um raio iluminou a noite. João viu Senhor nesta luz e como Ele ordenava à tormenta que se aquietasse. Num instante tudo se acalmou. Nausikles e os homens também tinham visto este estranho raio, ao qual nenhum trovão seguiu. Este fenômeno os assustou mais do que toda a tormenta. É de se imaginar sua surpresa, quando a tempestade acabou tão depressa e um maravilhoso céu estrelado iluminou a noite. Trouxeram tochas para ver os estragos, mas João disse:

- Vão todos descansar. Os estragos poderão ser remendados amanhã, porém não se esqueçam de agradecer. Todos obedeceram.

João ficou acordado e constantemente se perguntava por que sua benção tinha sido tão fraca e por que sua força interna não tinha bastado. Porém estava extremamente feliz, pois o Senhor tinha vindo visivelmente em seu socorro. Precisou então expressar seus sentimentos em uma oração: “ Senhor, meu Jesus, Tu que és o conteúdo e a meta de minha vida, vieste em meu socorro no momento de perigo. Não permitiste que o inimigo triunfasse e pudesse se apoderar de Teus filhos. Meu Jesus, por que foi que eu fiquei fraco?”

Neste instante, avistou um anjo luminoso, que lhe disse:

- Meu irmão, acalma-te. O Senhor teve que intervir, Ele mesmo, a fim de poupar o Inimigo, o qual O queria ferir. E vê agora todas as vítimas do amor próprio e do falso amor, as quais acreditam que podem se bastar sem Deus.

João viu um exército de seres abatidos, que se assemelhavam a cobras de fogo, e outros, que não tinham forma alguma.

Ele olhou o anjo questionando:

- Irmão, que significa tudo isto? Estes seres não podem ser responsabilizados por seus atos. Tem até espíritos primitivos da natureza entre eles. O estes têm a fazer aí?

- Estão aí só por causa do tumulto. Olha em volta e vê como todo o mundo espiritual foi conclamado, para evitar que chegasses ao teu destino.

- Eu te agradeço irmão pela tua informação. Sei agora e entendo por que sinto esta urgência de ir a Smirna.

- Irmão, é uma alegria sem fim servir os Filhos de Deus. Vós sempre achais a razão de tudo. Vossa vida interior nos supera em muito. Por isto, pedi ao Senhor a missão de te servir. Eu permanecerei junto a ti.

- Podes te mostrar também aos outros, ou estás preso a ordens?

- Preso não, mas não possuo a mesma liberdade em que te encontras, pois sou somente um servo de nosso Deus, não um filho.

- Eu sei irmão, mas estou muito feliz por saber que posso atuar sob a tua proteção. Vou alegremente para meu novo local de trabalho.

Na manha seguinte, viu-se que os estragos tinham sido enormes. O mar tinha jogado muito lixo sobre o barco. Todos os cabos ainda estavam molhados e difíceis de manipular. Desde o raiar do sol, houve um vento gostoso, e todos trabalharam alegremente. João conversou muito com os barqueiros e estes aceitaram o Evangelho do Divino Jesus. Ouviam-no com prazer, e Nausikles muito se alegrava. Ele perguntou a João:

- Como conseguistes transformar meus brutamontes em gente tão prestativa?

- Nausirleus, por que não perguntas a ti mesmo, já que ainda não conseguistes transformá-los em irmãos?

- Tens razão, João. Sobre isto, ainda não pensei. Eles são meus empregados e minha vontade é lei.

- Querido Nausikles, até para teus irmãos tua vontade é lei, com a seguinte diferença: como teus empregados, eles cumprem o dever; mas como teus irmãos, eles querem te satisfazer, para que estejas sempre alegre e satisfeito com eles.

- Meu Deus! João, nunca pensei nisto. Sempre procurei felicidade junto a eles, mas nunca achei.

- Não é de se estranhar, irmão. Dá alegria, que receberás cada vez mais em retorno. Foi justamente esta a maior e mais maravilhosa motivação na Vida do Senhor: dar Amor e felicidade, pois a colheita foi correspondente.

- Sim, mas por que a queda de Jerusalém? Por que tanto terror e tanto sofrimento? Não há aí uma contradição, João?

- Tudo isto não pôde ser evitado pelo Senhor, pois os homens assim o quiseram. O homem é o produto de sua educação e de sua maneira de pensar. Da semeadura advém a colheita. Muitos dos que tinham fé no Senhor foram poupados, mas muitos foram sacrificados, pois não seguiam os conselhos de Seu Amor e Sabedoria. Eu também estou cercado de perigo. Lembra-te desta noite. Achas, por acaso, que se o Senhor não tivesse nos protegido, teríamos saído desta tão facilmente? E tenho mais provas.

- Provas, que provas?

- Explicar tudo isto não seria possível, pois ainda não entendes. Só considera que minha ida a Smirna não é nada do agrado do Inimigo da Vida, pois, lá chegando, apoiarei e fortificarei a comunidade. Jamais esqueças as horas que passamos juntos. Transforma cada palavra em alimento para tua alma e certificar-te-ás que ficarás cada vez mais livre e feliz na Vontade Divina. Começa já! Sê amor e todo o mundo em a tua volta será completamente diferente. Amai-vos uns aos outros como verdadeiros Filhos de Deus e então experimentareis a coisa mais maravilhosa: como Deus, em Jesus, se tornou nosso Irmão.

<- Voltar para página anterior

Home | Prefácios dos Livros | Transmissores | Obras | Quem era Jesus? | Algumas Imagens | Links | Fale Conosco