Visualizador de Livro
Visualizador de Livro


<- Voltar para página anterior
* O uso do tradutor automático poderá ocasionar leves deturpações do idioma original. Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

VIGIA E ORAI

UNIÃO NEO-TEOSÓFICA

RIO DE JANEIRO

1986

VIGIAI E ORAI

MENSAGENS DO IRMÃO MATHEUS

Feliz aquele cuja alma não cansa de procurar a. verdade, que jamais se sacia, que sofre, que luta, que trabalha para conquistar a Sabedoria.

Feliz aquele que glorifica o Pai tanto na ventura como no sofrimento e que O sente em todas as manifestações que abrangem o Universo.

Feliz aquele que afirma existir, no âmago de seu íntimo, uma centelha divina que força alguma poderá destruir e que é imperecível porque vem d'Ele!

Feliz, muito feliz, é aquele que investiga, que espera, que realiza, porque com ele está a Verdade, a Sabedoria, a Luz, todas as manifestações que abrangem o Universo, a centelha divina que é;

DEUS.

PREFÁCIO

Essas "mensagens" falam a todos, falando a cada um em particular. Existe em cada "Ser" uma chama que não perece, porque é eterna. Esta chama torna-se centelha divina depois de bafejada pelo sopro do Pai! Se acatardes as leis instituídas por Ele, que é o Criador de todas as coisas, podeis tornar a chama centelha infinita que cintilará dentro de vós, inundando-vos de uma luz eterna! A prática dos conhecimentos apresentados nesse modesto livrinho ensinará como podeis fazer a comunhão de vossa alma com o vosso espírito para, conjugados, se aproximarem do Misericordioso e Excelso Pai! Lede com o coração as páginas que irão passar pelos vossos olhos. Em todas, aproveitareis profundos ensinamentos!

Aqui deixamos os nossos mais sinceros agradecimentos ao Prof. Olavo Nascentes por sua gentileza, prontificando-se a fazer, gratuitamente, a revisão desse livro cujas páginas estão repletas de ensinamentos e do amor de nosso guia e protetor

Matheus

A NOSSA OBRA

Meus irmãos ...

Elevai o vosso pensamento ao Altíssimo, para que, unidos, firmes e confiantes, possais receber as palavras de fé e de amor que vos trago para o vosso progresso e para a vossa salvação. Pedi ao Pai a missão de trabalhar para a renovação das vossas almas, de trazer-vos as mensagens do Além e dar-vos a minha colaboração como vosso guia. Fostes trazidos a esse recinto para a iniciação de vossa vida espiritual, para achardes o caminho da verdade através dos conhecimentos que ides adquirir, para fazerdes a união do vosso espírito com a vossa alma, para conhecerdes as leis instituídas pelo Pai, para receberdes as dádivas que este Pai tão bondoso prodigaliza aos seus filhos. Sabeis que existem religiões, seitas, que formam discípulos do Mestre. Todas elas têm como pedra fundamental "O AMOR AO PRÓXIMO". Aqui, o objetivo é: investigar o estado da própria alma, fazer a sua união com o espírito, ampará-la dando-lhe o necessário socorro. Como podeis ofertar ao vosso irmão, aquilo que não possuís? Como podeis lançar a semente do Bem, se ela não germina no campo dos vossos corações? O exemplo que desejardes transferir a outrem, só terá valor se já estiverdes cônscios de sua prática.

Só depois de obter este sagrado objetivo, é que a alma pode suprir as suas próprias necessidades, compreendendo a missão a que foi destinada. Não discutais as verdades trazidas do Além, porque a dúvida abre as portas dos vossos íntimos para o cortejo de influências negativas que desejam obstar os vossos passos e destruir o profícuo trabalho que tereis de empreender aqui. Eis a vossa missão: Dardes capacidade à alma para que ela possa receber a projeção do espírito. Renunciardes às razões que embargam o vosso progresso. Não abrigardes pensamentos de crítica e julgamento. Desistirdes de todo orgulho e vaidade, substituindo-os pela humildade e modéstia. Penitenciar-vos de vossos erros com extrema vigilância, rogando ao Pai que vos ajude neste combate. Destruirdes terminantemente as vossas falsas concepções. Só podeis dar ao próximo a vossa contribuição, quando estiverdes aptos, quando sentirdes a essência divina dentro de vós próprios e reconhecerdes que a vossa evolução espiritual chegou à meta desejada. Só depois de elaborardes este trabalho que exige de vós todo esforço, toda coragem, toda tenacidade, todo sacrifício, só quando estiverdes certos de vossa regeneração, é que podereis propagar os benefícios que tereis dentro de vós mesmos. Não precisais perder mais tempo indo procurar longe outras religiões, cujos dogmas místicos vos confundem e perturbam, e onde Ele não está. Basta um baixar de olhos, uma sincera concentração, para encontrardes no vosso peito o coração, onde Ele se reflete, onde vossa vida palpita no amor que transborda, no sentimento de fé que é a base deste amor. Graças incalculáveis aqui recebeis:

A instrução espiritual dada pelos vossos esclarecidos mentores, a interpretação do Evangelho, as cartas do Pai, lidas e explicadas, as "mensagens" que eu, Matheus, vosso guia, vos transmitirei através do grande amor ao Misericordioso Pai.

Matheus

ACALMAI-VOS, PARA RECEBERDES A "INTUIÇÃO'.

Meus irmãos...

Sinto-vos atentos às palavras que vou pronunciar Assim como vos prendeis por instantes ao instrumento que vos traz as mensagens do Além, assim deveis conservar-vos para receberdes as "intuições". Preciosas são elas, porque falam a cada um em particular, de acordo com as vossas necessidades íntimas. Existe em cada um de vós esta força extraordinária que é a intuição; mas não dais tempo a que ela se manifeste, proporcionando-vos os princípios fundamentais da Doutrina. Agitai-vos constantemente, não procurando vos polarizar com esta energia suprema. É preciso que caleis a vossa mente, para deixar falar o espírito. Não há nada que se compare a essa voz que vem do vosso interior, que sente a grandeza do Pai e que, ansiosa, espera a Sua orientação, e humilde implora o Seu amor. Consegui pelo vosso próprio esforço atender esta voz, que vos pede persistentemente calar, para ouvirdes as vossas intuições. Não vos peço longas meditações nem preces demoradas Peço-vos a simplicidade, a fé, a cooperação para todos os necessitados, sobretudo a humildade de vossas atitudes. Podeis continuar dentro dos vossos encargos, de vossas atividades, mesmo dentro de vossas capacidades mentais, desde que estes encargos, atividades e capacidades não vos tragam perturbações espirituais.

Fazei um exame rigoroso na vossa consciência, pronunciando as seguintes palavras:

"Meu Pai, aqui estou! Quero unir-me a Vós, para começar uma nova vida que depende de Vosso auxílio, de Vossa vontade, de Vosso amor!"

Pela meditação virão as intuições certas para atacardes os pontos em que vos enganastes e tereis uma compreensão nítida de vossa salvação. Guardai os meus simples conselhos que contêm verdades indispensáveis ao vosso progresso. Guiai-vos por estes ensinamentos que estareis no caminho certo. A luz que ilumina, a fé que conforta e o amor que redime, estarão convosco, assim como os amigos devotados e o vosso guia.

Matheus

TRABALHAI PARA A VOSSA PRÓPRIA SALVAÇÃO

Meus irmãos...

Sinto-vos todos unidos, com a atenção voltada para a irmã, ansiosos por ouvir as mensagens que vos trago, sequiosos de receber os fluidos benéficos que vos são transmitidos do Além. Perscruto os corações dos irmãos presentes! Sentimentos variados vibram neles. Poucos estão cientes de que a minha vinda a esse meio obedece a um plano traçado pelo Pai que me incumbiu de trabalhar na obra de regeneração de vossas almas. Para que houvesse entre nós um contato espiritual, apelei para o esclarecimento dos vossos mentores e para a boa vontade da bondosa irmã, que é o meu instrumento, a fim de vos fazer sentir, ouvir e entender os meus objetivos.

Trago-vos a verdade, que é o pão que sacia a fome, a água que mitiga a sede, a luz que ilumina as trevas. A alma só recebe do espírito projeção radiosa, depois de entrar num estado de evolução e progresso; ela só se torna uma força, quando bafejada pela luz do espírito. Pedi ao Pai, que me concedeu a graça de instruir-vos, para mostrar o caminho que deveis seguir. Sei que a luta que ides empreender para a solução de tantos e tão sérios problemas é árdua e difícil, mas sinto-vos dispostos a enfrentar as dificuldades presentes e futuras, e aptos a tomar a responsabilidade deste grande e grave empreendimento. Não desanimeis! O Pai vos ajudará e eu, como vosso guia, empregarei todos os esforços, e os vossos mentores trabalharão para o êxito desta obra que significa a salvação de vossas almas. A primeira etapa é sempre a mais penosa, por isto digo-vos para sanear uma alma, acordá-la do sono em que está mergulhada, renová-la, fazê-la surgir para o Pai, muito sacrifício é necessário fazer. Jesus disse: "Se quiserdes seguir os meus passos, abandonai tudo que possuís!" Isto tem uma sublime significação espiritual. É necessário que deixeis à margem o vosso Eu, vossas razões pessoais, a carga pessoal onde estão contidos o vosso orgulho, vossa vaidade, vossos falsos princípios. É preciso que cultiveis a humidade, a paciência, a serenidade, a fé, a vontade e um absoluto amor ao Pai. Antes de dar vossa contribuição ao mundo, é necessário organizar vossa nova vida. É preciso criar dentro de vosso íntimo a base onde será edificada a construção do vosso novo Eu. Para a realização desta tarefa, não podeis condescender com o vosso passado. Só depois do resultado desta cuidadosa e persistente vigilância, podeis ter a confirmação desta nova existência. É possível um fraco dar forças a alguém? É admissível tirar seiva de um terreno estéril?

Olhai para dentro de vós mesmos! Vede como deveis enfrentar o começo da luta. Só depois de dar à alma a potencialidade devida, é que tereis benefícios suficientes para vossa provisão e para distribuirdes com todos que necessitarem de vossa cooperação e auxílio. Meus irmãos! Espero encontrar-vos brevemente neste recinto onde fostes chamados para fazer parte desse grupo que deseja caminhar para o Pai, e lutar em prol da humanidade que se debate no sofrimento dos dias presentes. Pensai nas minhas advertências! Guardai as palavras proferidas, que são mensagens enviadas pelo Pai que tanto ama a Seus filhos, e recebei os fluidos benéficos que vos ajudarão a vencer.

Matheus

LEMBRAI-VOS DAS ALMAS NO ALÉM

Meus irmãos...

Trago-vos esta mensagem para que, através dela, possais compreender uma parte de vossa missão. Falo para vós e para as almas que no momento vos rodeiam: umas apegadas a vós por afinidade, outras, formando um vasto "Conselho" para receberem as graças que sobre cada um de vós são projetadas. É preciso falar-vos sobre as minhas queridas almas. Sei que já encontrais eco quando a elas vos dirigis, entre vós há polarização e contato. Pela percepção visual distinguis-vos uns aos outros: não podeis percebê-las do mesmo modo, porque elas não têm o vosso invólucro e se apresentam em espírito. No entanto, estão sempre ao redor de vós como amigas carinhosas e devotadas. Quando cometeis um ato, quando formais pensamentos que estão em desacordo com as leis divinas, retendes o progresso destas almas; mas, quando vos libertais de uma tendência má, quando abandonais o lugar onde estáveis estacionados, quando realizais um trabalho profícuo, elas ficam extraordinariamente satisfeitas, aliviadas e sinceramente agradecidas. Não há mérito maior para vós: dar-lhes por intermédio do vosso amor e vossa caridade esta prova de união fraternal. Na caridade estão irmanados o amor e a fé! Tudo que fizerdes dentro destes sublimes sentimentos, será em prol destas almas que, livres e fortificadas, trabalharão para o vosso bem e para o vosso aperfeiçoamento espiritual. O auxílio que lhes dispensardes reverterá em vosso próprio proveito. Afirmo-vos que é do espirito a força que vos sustenta e que poderosas são as vibrações que vos vêm dele. A fé e a humildade! Quando estas duas forças são projetadas, desaparecem os obstáculos e não existem mais barreiras intransponíveis! O meu desejo é que uma corrente inquebrantável ligue o vosso amor ao amor das minhas queridas almas, e que o infinito amor que dedicais ao Excelso Pai esteja dentro desta salvadora corrente '

Matheus.

O BEM QUE O PAI VOS ENVIA

Meus irmãos...

Percorro os vossos ambientes, penetrando em cada um em particular, para perscrutar as vossas ações, os vossos pensamentos e as vossas intenções. Desejo semear o Bem nas almas que formam esse grupo que já vai-se estendendo.

Este Bem, meus irmãos, é uma curta palavra. Mas, se a receberdes com fé, ela se desdobrará em cataratas de bênçãos para vós e para os que vos rodeiam. O Bem ecoa, porque é trazido do Além e enviado pelo Pai. É uma força poderosa e onde ele penetra subjuga o mal, vence os obstáculos, destrói as doenças, impulsiona a fé, leva o espírito à bem-aventurança. Por que demorais em abrigá-lo dentro de vós mesmos? Quem o envia não é o Excelso Doador das vossas existências? Se seguirdes as diretrizes seguras dos ensinamentos desta Doutrina, a vossa vida se transformará num regaço eterno de graças e de glorificações ao Pai. Se considerais inútil este Bem, se já pensastes assim, deixai na porta este pensamento quando entrardes nesse recinto. Se realmente viestes para ouvir a verdade, sincera e humildemente, não podeis emitir ideias negativas. Deveis compreender e sentir como estou a cada momento, pertinho de vós, transmitindo fluidos benéficos às vossas consciências e às vossas almas. Estes fluidos vos darão energias para desenvolverdes a intuição do Bem. Meus irmãos, o Bem consola, traz a paz, traduz a união da criatura com o seu Criador! Deveis conservar-vos nesta completa harmonia, desistindo de certas atitudes, desejos, afirmações, hábitos e até dos próprios pensamentos, quando estes deixam de ser positivos. Renunciai para o vosso bem. Se receberdes esta orientação com confiança filial, sentireis o conforto espiritual, não obstante a vossa imaginação ainda se perder quanto às coisas do Além. Levai hoje, convosco, o Bem que vos desejo, o Bem que podeis fazer ao vosso próximo, reunindo-o para a formação do "conjunto" que luta pelo progresso da humanidade, pelo resgate de todos os seus males!

Matheus

UMA VONTADE INABALÁVEL COMO UM MEIO PARA VOSSA SALVAÇÃO

Meus irmãos...

Quantas almas aqui reunidas, invocando a misericórdia do Pai ! Todas elas que se prosternem com humildade, para receber a dádiva divina, sem a qual serão dispersadas, chorando lágrimas pungentes por não haverem atendido ao "Seu" chamado. Jamais ouvistes, quando pequenos, os protestos dos vossos pais quando vos chamavam sem que fossem atendidos? Passáveis como desobedientes e pouco respeitadores. Se para os pais da Terra deveis essa obediência e humildade, quanto mais para Ele, que é o Pai Eterno, e vos chama constantemente?! Muitas vezes deixais de atendê-lo, outras vezes o atendeis com dúvidas. Desta forma errais! Quando com humildade atendeis ao Seu chamado, dispostos a ingressar numa nova vida, então o vosso caminho está aberto. Até hoje o que foi a vossa vida senão um conjunto de dissabores, desalentos, sofrimentos, mágoas, iras, revoltas e dores? Agora que se vos apresenta o momento de receberdes a misericórdia divina, para afastar todo este mundo de contratempos, demorais ainda em abrir a vossa alma para tão gloriosa dádiva? Secundai no que fazem no Além inúmeras almas que, humildemente prosternadas, esperam socorrer-vos. Fazei o mesmo socorrendo a vossa própria, porque ela treme, implora e espera a vossa palavra de alento. Dizei, pois, para animá-la: "Sou firme nos meus propósitos, tenho uma vontade inabalável, quero ser outra pessoa que não tem nada com aquela do passado". Se assim agirdes em vosso favor, vos libertareis, regozijando-se com isso milhares de espíritos que desejam o vosso progresso. Quantas almas, algumas encarceradas estão aguardando ansiosamente as vossas palavras e o vosso ato de redenção ! Falo-vos desta cooperação e da permuta que aí está em jogo. Entrai pela "porta" que está aberta dando passagem para quem humildemente vem pedir ao Pai. Que orgulho é este que não vos deixa agir? Quereis esperar ainda um novo chamado? Meus irmãos, promessas maiores do que estas não existem! Trago-as constantemente para o vosso benefício. Preciosos fluidos são lançados sobre vossas mentes, e que estas irradiações vos levem a um novo caminho, a uma exata compreensão. Ficareis imensamente satisfeitos no dia em que tiverdes experimentado a alegria de ficar ao lado do Pai num pensamento contínuo. O progresso espiritual só estará na vossa alma quando nada mais puder arredar-vos d'Ele, quando ficardes num contanto e numa completa comunhão com Ele. Felizes os que sabem realizar esta comunhão, pois sentem a paz que só ali se encontra. Tendes o exemplo diante dos vossos olhos, e para segui-lo só falta a vossa vontade. Sem esta, nada posso fazer senão limitar-me, como sempre, a implorar e mandar em vosso auxílio tudo que me é dado pela misericórdia deste Bondoso Pai. Quem quiser penetrar na "porta" que dá acesso à vida eterna deve ter um único desejo: o de lutar para salvação de sua própria alma, que não pode trazer em si uma só dúvida, um só desalento, uma só desconfiança. Penetrar, com a convicção de que esta "porta" é que dá passagem para a vida eterna.

Matheus

COMO CONHECER A VERDADE

Meus irmãos...

Cada um de vós ocupa espiritualmente o lugar que escolheu conforme o esforço que empreendeu e a vontade que empregou. Muitos de vós dirão que estavam inconscientes ao ouvir os ensinamentos da Doutrina, outros, talvez, digam que se julgavam repletos deles. O Pai em Sua misericórdia vos mostrou que os conhecimentos que possuíeis não estavam bem fundamentados porque, se assim fôra, como permanecíeis desorientados e indecisos? A verdade é uma só e, quando disto a alma se capacita, todas as dúvidas desaparecem, dando lugar às firmes convicções que a tornam poderosa e livre; porque a verdade vem do Pai e nela reconheceis a potencialidade que d'Ele emana. Deixai as falsas concepções, fixando-vos sem vacilar nesta Doutrina e dizei: "Sou filho deste Misericordioso Pai, agradeço-Lhe as graças enviadas, só atenderei ao Seu chamado, procurando merecer os benéficos fluidos que me são distribuídos!" Não volteis ao negativismo do passado. Vossos olhos vendados, vossos ouvidos fechados, vossas mentes vencidas pelas razões intelectuais, pelos vossos arraigados egoísmos e desenfreados instintos vos sacudiam para longe do verdadeiro caminho. Elementos se congregavam para impedir o vosso progresso, procurando acorrentar-vos para prender a vossas almas. Meus irmãos, se vos falo nisto, se vos chamo aqui, se relembro o estado do vosso íntimo é para que hoje possais vos defender: os conflitos em que estáveis envolvidos, as cadeias que vos aprisionavam eram os causadores principais das vossas lutas, dos vossos embaraços, dos vossos males. Se ficásseis parados à margem da estrada, inertes, preguiçosos e desanimados, não seguiríeis o trajeto por Ele determinado. Muito lutei e ainda luto por ter falhado anteriormente e pedi ao Pai a missão de esclarecer-vos e ajudar-vos até a vitória final. Tomei o compromisso de trabalhar e, se vos tornardes humildes e sinceros, a missão que me foi conferida estará cumprida. Cada vez que vos falo, perscruto as vossas almas e os vossos pensamentos. Se pusestes em prática os meus conselhos, se já começastes a assimilar os ensinamentos trazidos . . . Sei que tarefa é árdua, mas o meu desejo é que caminheis mesmo com extrema dificuldade. Não vos quero acomodados: quem tem fome e sede da verdade está sempre de coração aberto esperando o alimento que sacia a fome e a água que mitiga a sede. Muitos esforços, muitas lutas, muitas preces serão precisas para destruir os erros dos vossos passados, manter as vossas energias presentes para que possais usufruir a paz dos vossos futuros. Lembrai-vos que o Pai é o vosso maior amigo e conselheiro, que vos acompanha e está ao vosso lado constantemente e que se regozija em vos ver cumprindo as verdades por Ele estabelecidas.

Orai : "Pai, dai-me as forças e os fluidos necessários para poder vivificar a minha alma; que ela se prontifique em recebê-los e, assim fortalecida, reaja contra tudo que a separa de Vós! Que nenhum elemento perturbador possa abalar a minha firme vontade; que com o Vosso auxílio eu possa prosseguir no caminho da verdade, conforme as Vossas sagradas leis !"

Praticai os ensinamentos. Penitenciai-vos, e as vossas almas redimidas ficarão em contanto com o Pai, que só deseja a salvação de Seus filhos.

Matheus

A PENITÊNCIA

Meus irmãos ...

Revolucionam os vossos pensamentos as ideias trágicas do momento.

Estais vendo a força possante do Pai que determina a chegada da hora em que a criatura deve afastar-se de sua matéria. Felizes aqueles que pensam que seu dia está marcado, mas que o instante lhes é completamente vedado. As catástrofes vêm-se sucedendo, e deveis refletir nesta força onipotente que impele a criatura para o lugar onde deverá deixar a sua última roupagem. Sabeis que isto se dá em minutos e todo aprumo que tiverdes será limitado — com a morte de vossa matéria o que vos resta senão uma estampa com chagas sangrentas e em completa decomposição?! Os vossos olhos se perturbarão diante desta horrenda visão! Se pudésseis ver um desorientado desintegrar-se de seu corpo! Talvez fosse um grande remédio para vós; veríeis como foi desprevenida esta alma que fica numa abstinência completa diante das maldades cometidas, não podendo alojar a sua ideia no Pai. A alma que assim se separa do seu corpo fica num desespero incomportável. Não existem palavras para descrever seus sofrimentos. Diferente, muito diferente, é a alma que chega ao Além, depois que aqui esteve dentro dos ensinamentos do Pai, porque nem a morte a surpreendeu e sabe que coisas sublimes a esperam para toda a eternidade. Andais envolvidos nesta vida de lutas, de tragédias e de sofrimentos, por isso ponde a vossa vida em dia. Fazei um exame profundo na vossa consciência perguntando-vos: — "Se for chamado como discípulo do Mestre, terei toda a minha vida em ordem, de acordo com os ensinamentos que recebi durante tanto tempo?" — Sede sinceros: quase nenhum de vós dirá — “Estou tranquilo e em condições de apresentar-me ao Supremo Juiz". Quanto tereis ainda que lutar para enfrentar tranquilamente a hora de vossa passagem para o Além? Fazei penitência de hoje em diante pelo vosso passado que sabeis bem qual foi, e esta penitência será a renúncia de todas as vossas falsas ideias. Esta penitência apagará em parte os vossos erros. Agora, depois de doutrinados, cometereis dupla falta, se não vos penitenciardes convenientemente. Cada página que vos é trazida, fala de como podeis reparar o vosso passado e como vos libertardes do vosso Eu pessoal. Folheai atentamente estas mensagens e, a começar pela primeira, interrogai-vos: "Já pus em prática estes ensinamentos?" Enquanto não o fizerdes, não passeis às páginas seguintes. Tende-as diante de vosso leito e, ao findar o dia, consultai a vossa consciência: "O que fiz hoje? Segui algum conselho?" Se nada fizestes, bem dura será a realidade, porque não sabeis o dia de amanhã. Ansiais pelo vosso progresso material, negligenciando o vosso progresso espiritual. A penitência se refere a tudo em que falhastes no passado. Ponde os vossos pensamentos em ordem. Deixai de viver como criaturas imprevidentes e procurai realizar o verdadeiro amor ao próximo, enquanto se vos oferece uma oportunidade. Assim não tereis que tremer diante das catástrofes do mundo e podeis aguardar tranquilamente a chegada da vossa hora. Que vindes fazer aqui senão entrardes em permuta com os vossos irmãos do Além? Eles vos esperam, porque sabem o quanto sofreram ao deixar esse planeta. Tendes em vossa frente pouco mais que um cair de noite. Baixai humildemente vossa fronte e dizei: "Meu Pai, perdoai-me não ter cumprido o meu dever quando melhor não sabia agir, mas hoje quero ser o Vosso verdadeiro discípulo, para entrar numa união Convosco na hora que me chamardes para a Eternidade."

Matheus

AS VIRTUDES ESPIRITUAIS

Meus irmãos...

Trazei as vossas esperanças de cada dia, aproximando-vos com fé, boa vontade e humildade, para conseguirdes fazer parte desta corrente que é a corrente daqueles que se iniciaram por livre arbítrio e que estão decididos a seguir os ensinamentos do Pai. Não vos desejo aqui atados a preconceitos, nem tampouco presentes para contribuir apenas como mais um membro deste "círculo". Quero-vos, sinceramente, numa confraternização, levando convosco, para vosso alimento diário, as palavras que são animadoras, porque são revertidas em uma ação contínua de verdades trazidas do Alto. A formação da vossa alma e o vosso progresso não poderão ser decididos apenas por simples palavras. Integrai-vos numa meditação profunda, cheios de confiança no Pai. Vossa alma suplica, implora o vosso progresso, porque está na escuridão e não encontrou ainda o elemento seguro que é o espírito. Estais em condições de abandonar o vosso passado e descobrir em vós mesmos a razão de vossa existência. Deixai os dogmas e as falsas convicções das vossas mentes, para conseguirdes transpor a ponte onde está o grupo de confraternização que acata as leis do Pai, que respeita as palavras da idade milenária onde está a verdade eterna. Quando desejais coisas materiais, sabeis como adquiri-las. No entanto, para obter a fé, dizeis: — "Ele não me deu esta graça, como poderei consegui-la ?" Com humildade, tenacidade e amor a encontrareis. Rogai ao Pai, pedindo-Lhe auxílio, que um círculo vos ligará eternamente a Ele.

Desenvolvei a vossa fé, para que tenhais a receptividade da intuição nos momentos necessários do vosso mundo externo. Para que possais alcançar as virtudes, estas que deveis reunir dentro da vossa alma, é preciso a desistência do vosso "eu". Elas estão dispersas e só se formam depois que atingis a idade madura. Assim está determinado nas leis do Pai. São as virtudes espirituais as que vos aproximam d'Ele, porque as que trazeis do berço, as realizadas pela vossa educação e pelas contingências do vosso meio ambiente, estas não têm valor no Além. Para o Pai, as virtudes só têm mérito quando o vosso campo espiritual está fundamentalmente construído pela aquisição do amor, da caridade, da fé, da humildade, ou quando fostes experimentados pelo sofrimento, suportando-o com paciência e resignação. As virtudes entram mais depressa na alma daqueles que sofrem, pois, pelo sofrimento, a criatura é penetrada bem no âmago, voltando-se para o Pai para d'Ele receber o verdadeiro consolo. Mensageiros do bem, aproximai-vos para trazer a todos os presentes os melhores fluidos, para que saiam daqui cheios de ânimo, de vigor e de coragem. Esquecei os pequenos senões da vida, os embaraços e as quedas do vosso caminho, para não vacilardes na vossa fé. Que o vosso amor seja bem profundo para que todos, os daqui e os de lá, se unam numa comunhão sincera. Lembrai-vos de que o vosso caminho está ladeado por imensos muros, que são os elementos que procuram impedir o vosso progresso. Não importa! Lançai vosso olhar ao Pai para encontrardes a paz e, dentro dela, a misericórdia eterna, que é o espírito de Deus.

Matheus

OS VOSSOS PENSAMENTOS

Meus irmãos. Trago-vos hoje o necessário para a tranquilidade deste ambiente e peço-vos que firmeis vossos pensamentos e que estejais atentos para ouvir, sentir, calar e guardar dentro de vós mesmos as palavras que contêm fluidos que irão beneficiar-vos eternamente. Aqueles que já as conhecem estão convictos de seus efeitos e aqueles que as escutam pela primeira vez, devem concentrar seus pensamentos para captarem os bens que delas irradiam. Deveis agradecer ao Pai pertencerdes a este "Círculo" onde o Evangelho vos é explicado de forma clara e precisa por dois irmãos evoluídos na fé e no conhecimento da Doutrina, e onde existe um conjunto de almas sequiosas dos ensinamentos do Divino Mestre e ainda o aconchego de outras almas que aqui vêm ouvir os conselhos que ainda necessitam para o término de suas provas. Do pensamento partem as projeções mentais, as ideias, as irradiações boas ou más. É através do pensamento que realizais os vossos desejos e solucionais os vossos problemas. Tende cautela, cuidado absoluto para emiti-lo dentro das leis instituídas pelo Pai. Não transmiti sem consultar o vosso coração, pois este jamais permitirá pensamentos que possam ferir os vossos irmãos. Quantas vezes expedis um pensamento de ódio, inveja, dúvida e desconfiança para alguém!... Repeli imediatamente a entrada das influências que possam prejudicar a outrem, porque as vossas almas sofrerão as consequências de vossa desorientação. Substituí, portanto, a ideia de ódio pela do amor, o negativo pelo positivo, que sentireis a força benéfica que se acumula dentro de vós mesmos e os irmãos necessitados se beneficiarão, terão farta alegria por encontrarem da vossa parte sentimentos compassivos que lhes diminuem as provações, suavizando-lhes as tristezas. Os micróbios que destroem os organismos são menos maléficos que os pensamentos nefastos, difundidos através da impaciência, egoísmo, vaidade, orgulho, este cortejo de avassaladores elementos que causam verdadeiras catástrofes. Saneai o cérebro, deixando-o limpo, sem resquícios do mal. Não procurais dar ao ambiente em que viveis a mais completa higiene? Fazei o mesmo com o lugar onde se alojam os vossos pensamentos. Partem deles vossas deliberações, o mal que adquiris, o bem que esperais, mas em geral os pensamentos escoados de vossas mentes são de indiferença, crítica, impaciência. Extirpai-os, porque seus efeitos são tão maléficos para o vosso próximo como para vós mesmos. Repeli tudo que possa vos prejudicar e ao vosso irmão, mesmo que este vos tenha magoado com uma ação ofensiva ou com palavras injustas. Vírus dizimadores assolam a humanidade; digo-vos que o micróbio mais terrível que ataca o homem, destruindo o que há nele de útil e proveitoso está localizado dentro do pensamento. Vede, meus irmãos, a responsabilidade que tendes ao emitir uma ideia que não esteja dentro das leis criadas pelo Pai! Trabalhai! Se continuardes a trabalhar sem vacilações nos propósitos já estabelecidos, necessário se torna que nos momentos difíceis recorrais à fonte onde estão as energias e resistências. Tenho a missão de ajudar-vos e cerco-vos constantemente de cuidados; venho vos trazer estas mensagens porque sei que para as vossas almas elas são pontos de apoio e estímulo. Tende caridade não só dando ajuda àqueles que precisam, como também aos que, inibidos pelos pensamentos, agem sem a devida ponderação e inconscientes violam as leis sagradas ditadas pelo Pai!

Matheus

OS VOSSOS COMPROMISSOS

Meus irmãos...

Fazei uma boa corrente, para que possais ajudar às almas que vos rodeiam e que necessitam também dos fluidos que vos são trazidos. É uma graça dada pelo Pai para que possais, juntos, receber os benefícios por Ele enviados. Compreendei que indispensável se torna a vossa união com as almas irmãs, para que, dando a vossa contribuição em favor delas, possais receber mais amplo perdão para vossas culpas. No início destas reuniões elevai o vosso pensamento, despertai o vosso coração, voltai-vos para dentro de vós mesmos. Neste estado estareis em condições de receber e dar os fluidos benéficos que vos são mandados. Falemos sobre os "Vossos compromissos". Aqueles que começaram há pouco, aqueles que já caminharam alguns passos e os outros que pelas lutas e sofrimentos palmilharam mais, têm sérios compromissos assumidos. É imprescindível que tenhais uma vida reta, uma conduta impecável dentro do ambiente em que viveis. Atendendo aos vossos deveres sociais, não deveis esquecer que as vossas obrigações subordinadas à Doutrina exigem que não abrigueis contra o vosso próximo pensamentos injustos, nem pratiqueis atos que possam prejudicar vossos semelhantes. Para terdes vossos compromissos em dia sem vos expor aos elementos que vos possam atacar, precisais organizar o vosso meio. Tratai de executar as vossas tarefas de maneira correta, sem dar prejuízos a alguém e sem prejudicar-vos. Ter a vossa mente voltada para a verdade, evitar amizades que vos conduzam ao estado primitivo, manter vossa linha moral dentro do mais perfeito equilíbrio, resistir aos falsos chamados, — abolir as razões pessoais, controlar vossas paixões, anular o egoísmo, destruir a inveja e todo o conjunto de sentimentos negativos.

A vida, mesmo a que levais, quando bem orientada, não isola o homem de seu meio. As alegrias da existência, quando dirigidas com critério, não são incompatíveis com os compromissos assumidos com o Pai, desde que tenhais a percepção exata de como deveis proceder. Se andais de conformidade com os mandamentos e ensinamentos do Divino Mestre, a vossa convivência com outras pessoas menos esclarecidas é salutar. Ensejos se vos oferecem para auxiliardes àqueles que não têm oportunidades e vosso auxílio para encaminhá-los está nas leis do Pai. Passei algum tempo sem vir a este recinto. Retorno novamente às minhas palestras, pois tenho certeza que o que ouvistes, através das minhas mensagens passadas, penetrou nas vossas almas, adiantando-as e suavizando-lhes as penas. Continuo a derramar bênçãos sobre vós, meus irmãos, para que os vossos dias sejam mais tranquilos, defendendo-vos dos elementos que querem impedir vosso progresso, cortando as algemas que ainda vos prendem, afastando as muralhas que vos separam da Verdade e dando-vos a paz, que é a maior bênção para as almas eleitas. Lembrai-vos constantemente dos vossos compromissos para com o Misericordioso Pai!

Matheus

A VERDADE SE ENCONTRA DENTRO DE VÓS MESMOS

Meus irmãos...

O que resolvestes nestes últimos dias? Pergunto-vos e ao mesmo tempo vos deixo guardar a resposta, para que façais antes uma meditação. Solucionastes os vossos assuntos pedindo conselhos ao Pai, ou, na ânsia de vencer, vós próprios os resolvestes?! Se vos resignardes em receber de acordo com a vontade d'Ele, estais no verdadeiro caminho. Mas, se deixais de implorar, contando apenas com a vossa vontade, então, errais, porque quem sois vós para vencer pela vossa razão?! Esta vitória poderá trazer-vos dez vezes mais lutas. Mas, se respeitardes os desígnios deste Bondoso Pai, vereis como o caminho será outro, embora o resultado obtido não seja de lucros materiais, nem de alegrias do mundo. O vosso respeito a esta vontade deve ser patente, porque é patente também a vontade do Pai contra a vossa, quando esta se encontra mal objetivada. Com a mesma generosidade com que expressais o vosso desejo de lutar em favor do vosso irmão, recebeis o necessário para a vossa vida. Tendes muita responsabilidade pelas graças que vos são dispensadas, e só pela renúncia colhereis as vantagens dadas a uma alma regenerada. São conselhos esparsos, que devem ficar convosco para que os empregueis constantemente. Não procureis a opinião dos "amigos" leigos em assuntos espirituais quando já tendes ensinamentos ao vosso dispor, onde estão delineados os caminhos que deveis seguir. Desejais palavras e mais palavras parecendo que elas são o vosso sustento, ignorando que as mesmas trazem muitas vezes confusão, por estarem em desacordo com as vossas ideias espirituais. Podeis apontar um irmão que vos deu um conselho à última hora sem a devida ponderação? Podeis atirar sobre ele a responsabilidade de um erro? Não! Porque tendes em vós mesmos a verdade e o necessário para encontrardes infalivelmente o caminho certo. Cada alma vibra diferentemente e ela mesma deve saber o mal que a atormenta.

Se nos momentos das vossas lutas penetrardes nos ensinamentos que tendes em vosso poder, sabereis como agir. Quantas vezes os abandonais, pondo-os de lado para ouvir palavras que já sabeis inúteis. Respeitai as opiniões alheias sem aceitá-las, porque as vossas estão bem fundamentadas. Não coloqueis em choque contra vós mesmos os que já pelos seus antecedentes conheceis. Se assim falo, os irmãos a que me refiro saberão a razão. Lembrai-vos somente de que nestas palavras tendes meditações para mais de uma semana. Volto novamente a pedir pelas minhas queridas almas que estão subjugadas pelas dores' de tantas horas perdidas, representadas talvez por muitos anos de lutas. Fazei, pois, a vossa prece, lembrando-vos delas... assim tereis satisfeito o meu próprio desejo porque nesta prece levais uma remissão em conta das vossas falhas e das vossas culpas passadas.

Matheus

A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO

Meus irmãos...

Resolvestes diante de minha última mensagem tomar uma resolução definitiva, uma atitude enérgica para entrardes no rol daqueles que querem ser os verdadeiros discípulos do Mestre? Não ambicionais este título por simples razões, pois não é um título que vos possa trazer honras e bens materiais, mas orienta os vossos passos para o caminho da Verdade onde se encontra o Excelso Pai! Ele merece mais do que o vosso amor; merece que O glorifiqueis constantemente dentro da mais fervorosa dedicação. Formais juízos que se perdem nas coisas do mundo, descuidando-vos deste juízo que será mais tarde o vosso julgamento.

Não estais aqui apenas para desfrutardes momentos de prazer; sabeis que a vossa missão é penosa e, para cumpri-la dentro das leis instituídas pelo Pai, tendes de renunciar a inúmeras coisas que se vos apegam e prendem. Pedi-vos para tirar das minhas palavras o essencial para a vossa conduta, no entanto, percebo que ainda quereis procurar adiante, nos livros que não são da "Doutrina", ensinamentos novos, outros conselhos. Estes que vos trago não bastam? Afirmando que tendes em vós tudo de que necessitais? Ponde a vossa alma alerta! Fazei uma prece fervorosa para conseguirdes evitar as vossas quedas, atalhar os vossos erros e corrigir os vossos pecados. Cada vez que vos falo, sinto as inquietações de cada um. Quanto podeis dizer com o vosso silêncio — muito mais do que com as vossas palavras: com ele garantireis a Eternidade, porque, calando, podeis penetrar no vosso íntimo, devassar-lhe os arcanos e descobrir a vossa alma que quase sempre está cheia de tormentos e tumultos. O silêncio é uma vitória para a alma; por meio dele recebeis a paz e cumpris vossos deveres para com o Pai. Como pode um coração perturbado elevar-se, colher os frutos semeados no grande campo espiritual? Silenciai, meus irmãos, abstendo-vos de tudo que possa embargar os vossos passos, obstruir os vossos caminhos. Silenciando, podeis descobrir no silêncio o vosso problema e dar-lhe solução satisfatória. Sabeis a que me refiro: há circunstâncias em que precisais falar. A vossa consciência mesmo vos dirá quando deveis calar. Ofertai este sacrifício ao Pai, porque sei que para todos vós "silenciar" ainda é um grande sacrifício. As minhas queridas almas que vos ouvem e tanto desejam o vosso progresso, se pudessem falar-vos, recomendariam silêncio, pois muitas delas falharam por não saber calar ; hoje, silenciosas, redimem as suas faltas e tudo dariam para ouvir aquilo que vos aconselho. Falai só para a glorificação do Pai! No mais... silenciai!

Matheus

A VOSSA ATITUDE PERANTE O PAI

Meus irmãos...

Alertei-vos na minha última mensagem para o perigo que correm as almas que vivem despreocupadas e indiferentes nos momentos que passam. Os dias correm rápidos e as vossas almas, desprovidas de amor e de fé, tornam-se escravas dos seus próprios temores e presas das grandes lutas que as assoberbam. Se soubésseis o remédio de que necessitais desde o amanhecer até a noite, não ficaríeis acorrentados aos problemas materiais, sem antes terdes recorrido a estes fluidos que vos são transmitidos pelo Pai! Ele, abençoando-vos, abre a vossa visão espiritual para a Verdade. Vede o que vos espera se faltar a luz por Ele enviada: Vossa alma ficará em trevas sem que possais distinguir o que vos rodeia. Sei que muitos dos que aqui estão fazem preces e se dirigem a Ele, mas há momentos em que deixam de assim proceder. Se seguirdes os meus conselhos, mantendo-vos numa base segura dentro das leis da Doutrina, sereis protegidos contra todos os males, contra todos os inimigos que vos desejam assaltar. Pedi, fazei uma prece fervorosa que fluidos benéficos virão em vosso auxilio; que a prece seja realmente sincera para que vós e as almas que neste momento vos cercam, possam obter e resgate que esperam merecer. Pronunciai cada dia a pequena oração que vos dou. Fazei esta prece com infinito amor. (*)

Transmito-vos os conhecimentos que me são facultados pelo Pai e irradio sobre vós as forças necessárias, para conceberdes a magnitude desta Doutrina que vos conduzirá à vida eterna.

(*) " Pai, dai-me forças e os fluidos necessários para vivificar a minha alma. Que ela se prontifique em recebê-los e, assim fortalecida, reaja contra tudo que a separa de Vós. Que nenhum elemento possa destruir a minha firme vontade. Que com o vosso auxílio possa prosseguir no caminho da Verdade, conforme mandais pelas Vossas Sagradas leis!"

Matheus

AS RAZÕES PESSOAIS

Meus irmãos...

Recebei os fluidos que vos trago e que cada um de Vós se sinta alvo das graças que o Pai proporciona àqueles que sinceramente estão reunidos em Seu nome. É em Seu nome que falo para que possais compreender a vossa missão e o trabalho que Ele espera de todos vós que aqui viestes para receber as Verdades do Além. É pela vontade d'Ele que estais neste recinto. Deveis continuar assíduos, para que possais conhecer as vossas falhas e imperfeições e combatê-las sem tréguas. Os males ocasionados por elas formaram raízes profundas nas vossas almas. Impossível, para vós, analisá-las e vê-las como eu as vejo. Estão de tal modo identificadas convosco, radicadas no vosso íntimo, já pelo meio ambiente, já pelas falsas concepções, já por heranças remotas, que, dificilmente, podeis destruir as suas raízes, desfazer os elos que se tornaram sólidas correntes.

As razões pessoais são os maiores obstáculos que possuís para a vossa evolução. Faz-se mister desfazê-las, necessário se torna exterminá-las. Se não empreenderdes este trabalho, sereis castigados, pois não achareis a estrada para chegardes a Ele e tereis um outro caminho que significa longos anos de incomportáveis lutas. Não quero vos amedrontar, mas é preciso que aproveiteis a oportunidade para atingirdes o ponto desejado, porque o tempo que vos resta é assaz precioso. Se destruirdes as vossas razões pessoais, depositando vossa vida nas mãos do Pai, deixando vossas almas mergulharem no amor divino, sereis beneficiados como jamais tivestes ideia. Vossas almas adquirirão uma potencialidade nunca imaginada. Firmai-vos bem para impedir a entrada destes inimigos que vos vêm acompanhando, à espreita de vossas fraquezas, ansiosos por assaltar vossas almas numa tremenda investida. Libertando-vos das razões pessoais, vos libertareis destas nefastas influências e sentireis a felicidade pela presença do Pai. Vereis como as graças divinas serão projetadas sobre vós, sobrepujando vossas inquietações, vossos cuidados, que se acalmarão pouco a pouco. Livrai-vos das vossas razões, que são as destruidoras da fé e as ceifadoras das vidas que sofrem pelas dúvidas. Quando as tempestades atirarem vossa alma sobre os rochedos, e a dor originária deste atrito vos levar a procurar a verdade, vereis como choram as razões pessoais. Desaparecidas estas, podeis vos salvar pela humildade e pelo sofrimento. Quando sentirdes um ataque à vossa vaidade, ao vosso orgulho, deveis reconhecer nesta investida a ação do Pai, porque Ele quer lembrar-vos que vossa alma é imortal e que não fostes feitos apenas para uma curta existência e as provações que recaem sobre vós são para tirar-vos do caos em que estão envolvidas vossas almas. A advertência que faço é para o vosso bem, para que neutralizeis já, sem demora, as vossas razões pessoais porque elas são o objeto de vossas provações e os embargos de vosso progresso. Meditai, fazei uma prece sincera, para que a verdade fale a cada um em particular. Se vencerdes vossas razões pessoais, destruindo-as, encontrareis a estrada que vos conduzirá ao Pai. É nela que está a felicidade duradoura que é a Paz Eterna.

Matheus

AMAI A DEUS SOBRETUDO E AO PRÓXIMO COMO A VÓS MESMOS.

Meus irmãos...

Antes de dizer o que vos trago hoje, pergunto-vos: o que trouxestes vós? Pensai, meditai, olhando para dentro de vós mesmos. Se trouxestes alguma coisa, satisfeito está o Bondoso Pai, consolado está o vosso guia e felizes estais vós. Se conseguistes ouvir a vossa alma, se fizestes preces para ajudá-la, se pensastes em Jesus e nas verdades de Sua doutrina, se ajudastes ao vosso semelhante, então trouxestes grandes contingentes de bens que não só vos servirão, como também a todos os irmãos queridos que se acham presentes em corpo e em espírito. Mas, quantos de vós vêm de coração vazio! Sem ter posto em prática um ensinamento sequer, sem ter acudida a, um irmão necessitado, sem ter dirigido ao Pai um pensamento de amor e gratidão! Deveis saber que aqueles que assim agem, são almas muito rebeldes. Humilhai-vos para receber aquilo de que precisais. Só assim tereis a capacidade espiritual exigida para trabalhar devidamente. Nos dias de vossas reuniões, evitai a presença de pessoas que vos distraiam de vossos objetivos. Este dia é consagrado à maior aspiração de vossa vida, o conhecimento do Pai que vos é revelado de forma tão precisa.

Se quereis lutar contra o vosso orgulho, o vosso egoísmo, a vossa vaidade, enfim, contra as vossas más tendências, é necessário que deixeis à margem, tudo que possa obstar o vosso progresso, voltando o vosso sentimento, a vossa vontade, definitivamente, para a verdade que aqui vos é revelada. Não adianta ouvir sem praticar. Se tendes de seguir, não adianta protelar a marcha: resolvei resolutamente agi; toda espera vos será prejudicial. Vossas almas já passaram por tantos dissabores, por tamanhos sofrimentos que, ansiosas, esperam as vossas resoluções para ingressarem no caminhe que elas mesmas escolheram para sua salvação. Rogai ao Pai que vos ajude, que vos dê forças para resolverdes de uma vez a passagem da velha para a nova vida, que Ele imediatamente ouvirá o vosso apelo. Trabalhai pelo próximo que tanto carece de vosso auxílio, de vosso amor; onde houver uma falta, procurai ocupá-la ; quando ouvirdes um gemido, procurai consolar; onde existir uma lágrima, enxugai-a; quando a fome e a sede torturarem um irmão, deveis estar presentes para saciar esta fome, mitigar esta sede e, quando uma alma se debater na ignorância e na dúvida, podeis tirá-la desta tortura, mostrando-lhe a presença de Jesus, que já tendes dentro de vós mesmos. Amai ao próximo como a vós próprios, porque neste amor está a mais sublime lei instituída pelo Pai. Jamais uma alma sente a luz da verdade se nela não existir o amor ao seu semelhante. Dai ao próximo não só o vosso amor, como tudo que deste amor emana: tolerância, carinho, perdão e um cortejo de bens que vos farão os verdadeiros filhos do Misericordioso Pai. Sei que é difícil cumprir este sagrado mandamento, porque estais cercados por inúmeras influências, desde o amanhecer até o anoitecer, sujeitos. a todas as contingências do próprio ambiente. Mas, se tiverdes orientação, sabereis como agir e podereis seguir o caminho por Ele traçado.

Se sentirdes capacidade de colaborar num caso espinhoso, procedei de acordo com a intuição recebida no vosso coração pelo vosso espírito, que está sempre perto de vós para trazer-vos os benéficos fluidos. Se não tiverdes capacidade para tal sacrifício, então calai-vos, porque, assim fazendo, vos humilhareis, e esta humilhação vos trará proveito. Olhai o vosso irmão, mesmo o menos esclarecido, com todo o carinho, porque ele fui trazido para perto de vós para ouvir palavras de consôlo e de carinho e não de crítica ou para ser por vós julgado. O Pai vos proporcionou este encontro, a fim de renunciardes ao vosso egoísmo. . . Deixai-vos guiar pelo vosso espírito que jamais descansa, assim tereis as energias necessárias para a continuidade de vossa tarefa, que é para vós de máxima importância. A caridade tem várias formas e se apresenta sob diferentes aspectos. Digo-vos: praticai-a antes de tudo em vós mesmos, socorrendo as vossas próprias almas; removei os vossos defeitos, livrai-vos dos vossos hábitos prejudiciais, das vossas tendências negativas, que esta caridade feita a vós mesmos reverterá em benefício dos vossos irmãos. Que esta mensagem penetre nas vossas almas, fazendo-vos compreender que não adianta trabalhar se não tendes dentro de vós humildade e energia para enfrentar a luta contra vós mesmos. Espero que mediteis sinceramente e, quando nos encontrarmos novamente neste recinto, já possais trazer dentro de vós um conceito mais firme sobre o vosso dever. Quanto mais humilde for a vossa atitude ao chegardes aqui, mais sublime será a dádiva do Pai, que tem as mãos cheias de bênçãos para vos favorecer. Aguardai os fluidos com amor e carinho, que eles vos auxiliarão nesta e na vida eterna.

Matheus

A SUSCEPTIBILIDADE

Meus irmãos...

Achais-vos todos presentes! Presentes estão também as minhas queridas almas para receber os fluidos que são projetados sobre vós. Fazei uma prece carinhosa em favor destas irmãs dedicadas que, aliadas, trabalham proporcionando-vos estes momentos. Pedi-vos na última palestra que, nos dias em que viésseis aqui, dedicásseis alguns momentos a uma meditação. Livres de todas as perturbações, compenetrados do valor espiritual destas mensagens, tereis calma para entendê-las e melhor percepção para assimilá-las. Tereis o vosso íntimo em condições de receber mais eficazmente os benéficos fluidos que vos são trazidos do Além. É na meditação que encontrais a vossa alma, sentis a intuição que o vosso espírito vos quer dar, pronto a ajudar-vos para, fortificados, sairdes dos vossos erros e falhas. Quando materialmente desejais felicidade, vos armais de uma defesa contínua, evitando tudo que vos possa contrariar ou irritar. Afastando-vos das provações, isolando-vos do padecimento dos vossos irmãos, semeais dentro de vós o egoísmo, a indiferença, sentimentos nocivos que vos prejudicam e aos vossos irmãos. Cultivando estes sentimentos, ficareis sempre nas trevas, sem que a luz divina ilumine a vossa alma. Quando vos fere uma desilusão, uma dor, dizeis: "Se tenho caridade, se ando de acordo com os ensinamentos do Evangelho, por que recebo tais castigos?" Enganados estais convosco mesmos. O vosso terreno espiritual está vazio e a graça divina está bem distante de vós. Tendes recebido tantos ensinamentos, mas ainda não os pusestes em prática, porque ainda não os entendestes.

Lançai um olhar de humildade ao Pai, pedi que vos dê coragem para debelar os vossos erros, dizei-Lhe que esta Doutrina vos irá modificar e que brevemente sereis verdadeiramente os seus discípulos. Pensai que, se este Pai Misericordioso guardasse ressentimentos dos Seus filhos, a humanidade passaria por dores incomportáveis e não teria trégua nos seus sofrimentos. Quando vos rodeais de todo conforto e esqueceis as tristezas alheias, dizendo: "Nada me atinge, sou perfeitamente feliz", estais cometendo uma grande falta. Quando fordes feridos com palavras injustas, perdoai, porque este ato vos trará inúmeros benefícios e por ele ajudareis aos vossos irmãos. Dentro de alguns dias surgirão fatos que deveis acatar com humildade e bondade e não com impaciência e revolta. Agindo acertadamente, sentireis a presença do Pai através de vossa consciência pacificada. Estas abnegações vos levarão de degrau em degrau à grande escada da purificação e progresso, libertando as vossas almas que, livres e felizes, chegarão à grande mansão, aquela onde está o Pai e a felicidade eterna!

Matheus

A SENSIBILIDADE

Meus irmãos...

Graças ao Pai, posso hoje comunicar-me convosco, embora a irmã esteja enfraquecida. Não quero deixar-vos sem uma lembrança, um conselho, um ponto em que possais vos apoiar nestes dias. Perdoai-me se não tenho hoje a mesma energia de costume para infundir-vos um ânimo mais seguro.

Pensai que, embora sujeito a esta particularidade, sempre estou presente, vendo-vos como talvez não possais imaginar. Se chegásseis a perceber aquilo que vos é apresentado nestes momentos, ficaríeis pasmados. Mas, se assim fôsseis elucidados, não teria mérito vosso esforço, pois estariam descobertos os mistérios do Além. Para que possais provar a vossa confiança, o Pai assim determinou e a vossa fé será a luz, que, dentro de vossa alma, resplandece, desvendando o que se passa no Alto. Nas coisas espirituais, o que não podeis ver com os olhos, sentis pela fé. É tão rápida a passagem neste planeta que, se guardardes dentro de vós esta luz divina que é o espírito, tereis a garantia do amor infinito e da bem-aventurança eterna. Não pode haver de vossa parte dúvida sobre as minhas exposições, pois sois criaturas trazidas aqui pelo sofrimento. Vossa alma pedia, vosso espírito lutava para ingressar no caminho da verdade. Grandes possibilidades são postas na vossa frente. Aproveitai os meus ensinamentos, tirai destes momentos que são os melhores de vossa vida, a essência da fé e do amor infinito e formai dentro de vós o desejo de chegar ao Pai. Falemos sobre a sensibilidade. Sois excessivamente sensíveis, meus irmãos. Vejo-vos, muitas vezes, como se alfinetes vos picassem, quando não compreendeis bem uma explicação ou quando julgais que o que vos foi dito não é por vós aceitável. Sabei que estais apenas no início e que ainda não se desvendou para vós toda a grandiosa finalidade desta Doutrina. O desejo de penetrar profundamente no assunto para vós ainda desconhecido vos torna sensíveis e impacientes. Esta sensibilidade é trazida por elementos perturbadores. Deixai penetrar dentro de vossa alma a esperança como um jato de água cristalina que refresca e conforta. Esta sensibilidade podeis cultivar no vosso íntimo, para terdes a noção perfeita deste Pai tão bondoso. Cada um tem dentro de si uma partícula d'Ele e pode usá-la como quiser. Ele exige apenas uma coisa: que a alma se torne tão delicada, que qualquer pensamento inútil, injusto ou indecoroso que esteja fora das suas leis torne-vos absolutamente descontentes. É esta sensibilidade que deveis cultivar e não aquela que vos faz melindrados com o vosso próximo, quando recebeis uma palavra, um conselho, uma advertência que fere o vosso "eu". Muitas vezes vos revoltais com pessoas que para o vosso bem querem vos tornar positivos. Nunca pensastes que o Pai muitas vezes se serve de um amigo para vos mostrar o ponto onde deveis começar a limpar a consciência? Sede compreensíveis, porque o que vos digo é inspirado pelo meu amor fraternal. Peço-vos acatar este conselho, deixando que alguém tenha a oportunidade de fazer qualquer coisa por vós. Chegará o dia em que cada um, dentro de uma grande missão, levará adiante aquilo que aqui aprendeu. Nesse dia, sentirei intensa alegria, imenso conforto, por vos ter iniciado nesta "Obra", por vos ter ensinado a conhecer a verdadeira "Doutrina". Neste dia feliz, aconchegai-vos a mim e, reunidos no Além para sempre, buscaremos o Excelso Pai.

Matheus

A TRANQUILIDADE

Meus irmãos...

Quando me acerco de vós, procuro trazer-vos palavras que estejam de acordo com as vossas necessidades. Fazeis bem em escrevê-las, pois os vossos casos se ajustam dentro delas. Peço-vos que pratiqueis os conselhos que vos trago, seguindo-os com amor; assim combatereis as vossas paixões, dominareis as vossas tendências, para mais depressa chegardes ao bondoso Pai. Não deixeis estas mensagens guardadas como se fossem destituídas de valor, como se fossem papéis inúteis: é preciso aplicá-las no momento oportuno. Colecionai-as com cuidado, que serão de grande finalidade não só para vós, como para todos que precisam saber as verdades nelas contidas. Quantas almas encontrarão no seu conteúdo água para mitigar a sede ardente, um oásis no grande deserto de seu interior? Quantas não encontrarão aí uma doce paz para suavizar as suas horas de desespero e luta? O que chamais "tranquilidade"? O conforto físico, o bem-estar material, uma posição definida, fortuna conquistada, projeção social? Muitos dos que aqui estão já conseguiram mais de que um bem desses, que acabo de enumerar, no entanto, continuam inseguros, intranquilos, como se algo lhes faltasse. É que a tranquilidade verdadeira, a união com o Pai não havia entrado nas vossas cogitações. O vosso objetivo estava voltado exclusivamente para fora, razão por que as vossas almas continuavam sofredoras. Aqui viestes justamente para receber os ensinamentos da Doutrina. Ela está formando em vós um ambiente de tranquilidade que vos conduzirá ao caminho certo. Tendes hoje uma concepção nova, uma consciência positiva, uma orientação baseada na verdade. Procurai, agora, revigorar a vossa fé, alicerçar melhor os vossos conhecimentos, vencer os obstáculos que de quando em vez surgem no vosso trajeto. Já sabeis onde está o remédio para o vosso mal. Apelai para o vosso próprio controle, contai com as vossas energias para vencerdes as tentações e os erros. Vossa alma começa a sentir a força do espírito que a faz enérgica e serena, possante e tranquila. Já não achais que os bens materiais sejam justos motivos de tranquilidade. Sabei que o Pai, quando vos sente presos a assuntos unicamente terrenos e que vos prendeis à matéria numa enganadora ilusão, Ele, dentro de Sua bondade e onipotência, vem de maneiras diversas afastar-vos dos pontos negativos, das concepções erradas, para que, pelo sofrimento e pela fé, possais trilhar o caminho certo. Ele não tira o que possuís para vos castigar; afasta o que vos possa prejudicar, o que intercepta o vosso progresso espiritual. Não penseis no dia de amanhã, porque Ele pensará por vós. Levantai-vos sempre confiantes e dizei: "Meu Pai, eu Vos pertenço, estou nas Vossas mãos"! Se tiverdes confiança ao pronunciar este ato de fé, as doenças não vos abaterão, as necessidades não vos farão sofrer, os inimigos não vos perseguirão e todas as dificuldades desaparecerão, dando lugar à saúde, ao equilíbrio, à paz que vos tornarão tranquilos e felizes. Tende profundo e sincero amor ao Pai, que através deste amor recebereis as graças que serão derramadas prodigamente sobre as vossas almas. Que os vossos pensamentos se mantenham firmes nesta Doutrina que vos é ensinada aqui, é o grande desejo do irmão, Matheus.

O VOSSO JULGAMENTO, A VOSSA CRITICA

Meus irmãos...

Concentrai-vos! Uni os vossos pensamentos em um só, para receberdes as palavras transmitidas pelo Pai, aproveitando as que já foram ditas e as que hoje vos trago. Recebei-as humildemente, pois elas vêm ao encontro do vosso desejo de progredir. Iniciados numa nova tarefa que vos parecerá penosa, sabei que ela vos foi trazida como um benefício eterno.

Eterno é tudo aquilo que se baseia na verdade e eternas são as palavras proferidas pelo Pai. Tratemos do "julgamento" e da "crítica"! O julgamento é tão prejudicial e de tão funestas consequências, que, atingindo o vosso próximo, vos atinge também. Não podeis julgar pela responsabilidade que isto representa. Um pensamento temerário, trazido pela vossa mente, interceptará a vossa evolução. Só o Pai tem este direito. Conhecendo as vossas tendências, procura vos salvar desta responsabilidade. Apesar disso, o vosso espírito de crítica não se detém. Achais-vos com o direito de condenar os vossos irmãos, sobrepondo este direito ao Amor. Deveis ser transigentes e afeitos ao perdão. Se alguém vos entregasse um tesouro para que o guardásseis, seríeis responsáveis pela sua segurança. Ficaríeis preocupados, receando serdes assaltados. Para vosso sossego, não teríeis desejo de vos desembaraçardes dele ? A mesma coisa ocorre, quando tomais a responsabilidade de julgar. Pertence ao Pai o "Tesouro" cuja devolução tendes de fazer para a vossa tranquilidade. Diz o Pai: "Deixai que Eu julgue, que Eu conduza, pois deixarei a todos livres, mesmo aqueles que estão em erro, Eu darei a Minha força, Minha paz, o Meu perdão"! No julgamento ao vosso próximo está uma grande parte dos vossos erros, da vossa perdição. Procurai com a máxima indulgência aproximar-vos das almas que não têm conhecimentos, almas que, sem fé e sem amor, se acham num isolamento completo. Refiro-me não só às almas que vos cercam, mas àquelas que não vedes e que estão em torno de vós, no mesmo terreno de imperfeições. Quando alguma coisa vos atormentar, provocando o vosso julgamento, fazei um pensamento oposto, dizendo: "Eu mesmo sou tão imperfeito, que não posso compreender até onde este irmão quis ferir-me. Deixai ao Pai a decisão de julgar". Quando a tentação de criticar se pronunciar tão rápida na vossa alma, que não possais contê-la, para não cairdes em falta, pedi ao Pai que vos perdoe. Nós mesmos daqui, que tanto desejamos auxiliar-vos, ficamos impossibilitados de agir. Caís ainda em outro erro, que é o da vaidade, quando vos considerais mais perfeitos do que aquele que por Deus foi julgado. O orgulho vos dará grande prostração: tereis dores, lutas, sobretudo as da consciência que fica em conflito, por sentir que fostes inclementes para com o próximo. Perdoai ao vosso irmão. De que valem tantas preces e pedidos se não tendes o desejo de progredir, a vontade de pôr em prática os ensinamentos que recebeis? O direito do julgamento está enraizado em vós. Tende extremo cuidado para não o conservardes: livrai-vos dele para que o vosso caminho seja livre. O Pai não vos pede outra coisa. Não é uma caminhada para visitar uma igreja, não são penitências que vos libertarão destas tendências : é necessário um extraordinário esforço. Dirigi o vosso olhar para o alto, orientai a vossa vontade, movimentai as vossas energias em favor dos vossos irmãos e em favor de vossa própria alma. Só por este meio encontrareis a paz e tudo de que necessitais para a vossa libertação. Perdoai-me se vos falo tão categoricamente, mas é preciso despertar-vos, porque não sabeis quando soará a hora em que sereis chamados a prestar contas. Recebei esses humildes conselhos, guardando-os convosco, a fim de que possais relembrá-los constantemente. Não julgueis saber mais que o vosso irmão, porque assim o menosprezais. Estou ao vosso lado, pronto a ajudar-vos, se levardes o desejo de relembrar fielmente esta palestra, meditando profundamente sobre o ponto explanado hoje : "O julgamento".

Dizei ,com sinceridade : "Os minutos em que apliquei a Doutrina para o meu progresso, deixando de lado o que o meu próximo faça, serão óbolos que levarei para o Além, como recompensa de minha desistência de julgar e criticar"! Assim encontrareis do outro lado uma penalidade mais suave para as vossas falhas, e os vossos amigos vos receberão, ajudando-vos para que, pelo bem que fizestes em favor deles, possais ter a remissão completa das vossas grandes culpas.

Matheus

A VOSSA COOPERAÇÃO

Meus irmãos...

Trago-vos hoje palavras de fé, de ânimo e de amor. Anseio em dar às vossas almas esta força inestimável que é a fé. Ânimo e amor são sentimentos fundamentados na fé, que deveis ter no Pai. Trago-vos, meus irmãos, bênçãos para suavizar as vossas falhas, para estimular o vosso grande desejo de evoluir. Se pudésseis ter ciência dos momentos que vos separam da chegada ao Além, receberíeis estas bênçãos ansiosamente e vos prosternaríeis numa submissão incondicional, numa humildade exemplar para aproveitar o melhor possível o tempo disponível que vos resta. A cooperação é necessária desde os primeiros dias de vida até os últimos momentos da passagem para o Além. No auxílio que dispensardes ao vosso próximo, encontrareis Jesus. Cooperando estou eu convosco e cooperando estão estas palavras repletas de amor e carinho para abençoar-vos e mitigar-vos os padecimentos. O maior desejo deste Pai Misericordioso é que cada um seja esclarecido e auxiliado no grande mistério de sua alma. Muitos sofrem ignorando de onde vêm os seus sofrimentos e quais as causas que os determinam.

Em cada alma existe uma centelha de amor divino, e é nela que progredis para realizar finalmente a confraternização universal em cumprimento ao excelso mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amo"! Deixai o vosso egoísmo, abandonai as vossas razões para atender com amor e carinho ao vosso próximo. Chegou o momento de entrardes em ação e não sabeis as oportunidades que Ele vos dará ainda. Estejais alerta para servirdes aos vossos irmãos necessitados. Cada vez que se apresentar para vós um caso diferente que exige de vós o mesmo apoio incondicional, a alma de vosso irmão necessitado irradiará fluidos aos quais deveis corresponder, estabelecendo uma verdadeira permuta. Agindo assim, sereis amigos também de vós mesmos, porque na caridade está a vossa salvação! As bênçãos projetadas sobre vós ajudam-vos a cumprir o "sagrado mandamento", porque o Pai se regozija em vos ver assimilar estas palavras e pô-las em prática por vossa própria vontade. Recebei hoje a minha cooperação em troca da vossa, para juntos formarmos esta cadeia dos verdadeiros discípulos do Mestre, daqueles que trabalham em comunhão para a vida eterna.

Matheus

A SEMENTE DA FÉ

Meus irmãos...

Pela palavra, pelo pensamento, pelo amor, venho orientando as vossas almas. Guiar-vos é a minha missão. Desejo apenas que o meu esforço seja conjugado com o vosso. Fatigante é o vosso trabalho no campo material. Elaborais planos, traçais projetos, venceis dificuldades para solucionar os vossos problemas. Trabalhais para a vossa subsistência, às vezes, dentro das mais difíceis possibilidades. Redobrais as vossas energias para conseguirdes o pão de cada dia. A obtenção destes meios custa-vos forças que não vacilais empregar para a vossa conservação e defesa. Lutais no ambiente terreno; no entanto, pouco esforço fazeis no vosso campo espiritual. A semente plantada em vossa alma pela fé deve ser ainda melhor cultivada. As sementes espirituais nascidas, criadas e desenvolvidas pela vossa alma trarão os vossos celeiros cheios, para que jamais tenhais necessidades e privações. Velai para que dentro de vós possais resguardar estas colheitas, abrigando-as das intempéries e salvaguardando-as dos elementos que só vos desejam penúria e sofrimento. Se o vosso coração conseguir abranger verdades tamanhas, os celeiros de vossa alma terão provisões ilimitadas. Guardai o que houver de mais precioso para distribuirdes generosamente. São os bons sentimentos que formam os grandes celeiros que vos proveem no presente e vos darão maiores possibilidades no futuro.

Matheus

A LIBERTAÇÃO DA VOSSA ALMA

Meus irmãos...

Espero que, com o prosseguimento das nossas palestras, prossiga também o progresso de vossas almas que, plenas de confiança no Pai, aguardam, cheias de fé, a sua renovação. Que adiantaria procurar-vos se não estivesse certo de que me ouvis? A minha missão só poderá ser cumprida trabalhando em prol de vossa salvação. Não podeis avaliar o que recebeis através deste profícuo trabalho.

Qual de vós não sente a perda de um ente querido? Pensai no sofrimento por que eu passaria se vos perdesse por indiferença, preguiça ou negligência. Almas, dai valor a vós mesmas! Despertai para o amor do Pai, para a vossa redenção! Sabei que a única coisa eterna e imortal é a alma, que tem de renascer para o amor e para a vida eterna. Mesmo que ela esteja impregnada de paixões, defeitos, hábitos e vícios, mesmo assim, ela é a maior dádiva que deveis ao Pai Libertai-a das cadeias que a prendem. Ela necessita livrar-se, tem ânsia de liberdade, quer vencer, quer progredir, quer viver em comunhão com o espírito. Ela chora, mas não podeis ouvir os seus soluços porque as vossas razões os abafam. Ela quer caminhar, mas o vosso egoísmo não lhe dá passagem. Ela quer vibrar dentro de vosso peito, mas vós lhe tirais todas as possibilidades. Não percais a oportunidade; determinai vós mesmos o dia da vossa libertação, saindo da escravidão que vos oprime. Não posso vos deixar paralisados. Tenho de sacudir-vos, chamar-vos incessantemente; não podeis perder nesta parada, neste ócio, nesta indiferença, os benefícios que não sabeis avaliar. Falo-vos porque também fui surdo aos clamores de minha alma e não quis aproveitar os momentos apresentados. Hoje, sou um missionário, cabendo-me a tarefa de alertar-vos deste sono mortal. Aproveito todos os momentos para dar-vos ânimo, fé, energia e coragem. Sei que é muito difícil acordar uma alma quando ela está profundamente adormecida e dominada por uma mente crivada de falsas razões. Mas não deixo de insistir convosco. Sede humildes, implorai a misericórdia do Senhor para que Ele vos dê forças para despertardes a consciência desta alma, que dentro de seu ócio, abandono e inércia jamais poderá usufruir da paz eterna, jamais poderá contemplar a luz radiosa onde está o divino Salvador!

É a alma que vos faz os entes queridos do Misericordioso Pai. É pelo progresso que ela faz a sua união com o espírito para a conquista da felicidade eterna. Libertai as vossas almas, para que, munidas dos verdadeiros conhecimentos, possam viver esclarecidas e ditosas, livres de angústias, desoprimidas, renovadas para, conscientes, penetrarem na mansão do Senhor!

Matheus

O PERIGO DO PENSAMENTO SOBRE DOENÇAS

Meus irmãos...

Estou sempre perto de vós, acompanhado por todas as almas queridas que vos são afins. Elas procuram aproveitar os bens que vos são prodigalizados, para completarem a missão que ainda lhes resta. Se o Pai permitisse que elas se comunicassem convosco diretamente, receberíeis com muito mais avidez os ensinamentos que são difundidos aqui, porque a natureza humana é acessível a tudo aquilo que lhe é apresentado como mistério. No entanto, quantas almas estão presentes para receber, neste recinto, os fluidos de que carecem! Progridem por apreciar o vosso exemplo e porque também cumprem os conselhos que vos são dirigidos.

Por não haverem chegado ao fim de sua missão, algumas estão ansiosas para voltar. Imaginai o bem que fazeis projetando sobre elas este carinhoso auxílio. Enchem-se de esperanças, vendo o vosso esforço para libertar-vos destas cadeias que também foram os empecilhos no caminho de sua evolução.

As doenças existem, mas, se a vossa fé no Pai estiver firme, chegareis ao ponto de poder vos impor a todos os micróbios e lamentações que vos enfraquecem. Quando tiverdes contato com doentes, quando impelidos pelo vosso sentimentalismo fordes socorrer alguém, armai-vos de energias, que são as defesas que vos isolam do contágio.

As doenças são elementos trazidos pelo vosso pensamento e pelo vosso negativismo. O grande remédio não está na farmácia, e sim, na penitência, na prece e na meditação.

Aconselho-vos o máximo cuidado nas vossas palestras. Cortai a palavra daquele que deseja comover-vos com os seus males. Afastai-o! Assim procedendo, evitareis estas correntes prejudiciais que vos podem destruir totalmente.

Vosso sentimento, quando mal orientado, vos polariza com estes nefastos inimigos, ocasionando as moléstias que muitas vezes vos conduzirão à morte. É necessário que saibais até onde vai a caridade: em muitos casos melhor será uma prece em silêncio, fazendo calar vossa mente, controlando a vossa emotividade, em vez de, visitando um doente, pronunciardes palavras lamentosas que serão inúteis e prejudiciais para vós mesmos, que podereis cair prostrados. Absorvidos em razões emocionais, podeis ficar presos aos elementos que querem a vossa derrota.

Para não serdes subjugados por estas forças negativas e penetrados por uma falsa piedade, jamais lamenteis um doente querendo consolá-lo dentro de vossa sensibilidade. Agi de forma diferente: é com coragem que se levanta um fraco, é com energia que se fortifica uni desalentado. Nada de débeis murmurações, de gemidos inúteis. Muitas vezes é até preferível retroceder.

Peço a todos os irmãos iniciados que saibam se manter no caminho devido. Dias virão em que sereis os verdadeiros enfermeiros dessas almas necessitadas e sofredoras.

Desde já revigorai as vossas forças em vez de as desperdiçardes, porque elas serão indispensáveis para a vossa missão e preciosas para a defesa de vossas almas.

Matheus

MENSAGEM DE NATAL

Meus irmãos..

Que felicidade estarmos todos aqui irmanados dentro da mesma vibração!

Aproximai-vos bem para sentirdes o que vos trago e vós, minhas queridas almas, aconchegai-vos, porque estamos hoje reunidos em memória da data gloriosa, que é a do nascimento de Jesus.

Uma grande legião de almas esclarecidas é sabedora de que o Pai veio para trazer a verdade e a salvação ao mundo. Faço tudo que me é possível, como vosso guia, para sentir-vos cada vez mais unidos e concentrados, sacudindo a vossa vontade e despertando as vossas energias para que possais compreender uma Doutrina tão profunda e tão benéfica na sua essência.

Quando a humanidade se debatia entre o paganismo e a intransigência das "Leis Mosaicas", professadas pela severidade inconsciente dos seus ditadores, e o amor ainda não tinha erigido o seu trono, nasceu humildemente Jesus.

Grandiosa foi a Sua missão entre nós!

Pequenino, acolhido entre palhas, Ele fez tremer os poderosos que já pensavam perder os seus reinos. Desde o primeiro instante, a terra se iluminou com a luz da misericórdia para aqueles que, desejosos, buscavam a verdade! Não houve no mundo igual acontecimento.

Os pontos fundamentais da Doutrina de Jesus foram o amor e a humildade. Nasceu, viveu e morreu entre os humildes, razão por que jamais uma alma poderá renascer sem amor e sem humildade.

Deixai, pois, nascer dentro de vós estes sentimentos sublimes que nascereis para Ele, assim como Ele nasceu para vós. Tivestes até hoje vida aparente, porque — vida — é aquela que não morre, que dura eternamente. Dizei: " Aqui estou, Jesus, para Convosco nascer! Pai Amantíssimo que despertastes em mim a verdadeira vida que Vos é oferecida, como os Magos Vos ofertaram os seus presentes!"

Fazei hoje essa prece com sinceridade e amor, que os anjos a acompanharão, glorificando o Pai em comunhão convosco.

Que a vossa alma desperte para remover os empecilhos da vossa jornada, é o meu grande desejo. Redobrai a Fé, fortificai a Esperança e tende Caridade! Estes sentimentos atenuarão as vossas falhas; através deles as vossas almas encontrarão o caminho que vos conduzirá a Ele.

Pudesse eu prender-vos neste dia, bem junto a mim, homenageando convosco, numa verdadeira alegria, este extraordinário acontecimento!

Evitai uma sociedade que está saturada de desejos, para satisfazer a gula numa data tão sagrada. Ensinai aos vossos filhos como devem passá-la. Fazei uni ambiente familiar de muita pureza, para que eles a sintam em toda sua sublimidade e grandeza.

GLORIA IN EXCELSIS DEO.

Matheus

A IMORTALIDADE DA ALMA

Meus irmãos...

Saúdo-vos em nome de todas as almas que se dirigem para cá, em nome dos grandes amigos e protetores e em meu próprio nome!

Conforta-me vos ver assíduos nestas reuniões, conforta-me sentir o vosso esforço em prol do que vos peço. Agradeço-vos o bem que fazeis em vosso redor. Não estacioneis, porque, se assim o fizerdes, a esperança de vos ter atraído para o caminho da verdade falhará, e vós sereis lançados numa grande provação e nela estarei eu também convosco.

Sabei que estou constantemente ao vosso lado, com o pensamento voltado para vós, para vos dar o que precisais, esclarecendo-vos naquilo em que falhastes, mostrando-vos aquilo que ainda não vibrou em vossa alma. A minha missão é esta: integrar-me convosco, para juntos nos unirmos ao Pai.

Que responsabilidade a minha e a vossa! Se fracassais, eu terei a minha oportunidade diminuída, mas, se nos juntarmos a Ele, a vitória, que é o amor e a vida, será eterna.

Deveis dar grande importância aos momentos passados neste planeta.

Não podeis ter dúvida sobre a Imortalidade da Alma. O Pai não seria Deus, se não vos tivesse dado esta sublime imortalidade.

O que vemos na matéria? A corrupção, o nada, o pó!

Este Onipotente Espírito, este Misericordioso Criador, não traria a criatura apenas para rastejar num mundo sem esperanças.

O que há de mais sublime é o espírito eterno, imortal, que não tem princípio nem fim. Tendes uma centelha divina irradiando o vosso ser. Quereis dádiva maior? Levantai-vos, irmãos, para sentirdes esta possante força que é — a alma imortal!

A alma traz em si muitas paixões e só, depois de vencê-las, é que começa a sentir a paz da imortalidade. O assunto é bem sério, porque, se duvidais de vossa vida no Além, é que tendes ainda um vácuo onde não penetrou a claridade nem o fluido divino.

Deixai, meus irmãos, que a luz da sabedoria penetre em vós. Se a receberdes, conservai-a, porque ela vos guiará eternamente e é a fonte cujo manancial jamais se extinguirá. Vossa alma é imortal!

Fixai-vos nesta verdade e sentíreis a queda das vossas paixões. Desaparecerão as vossas vaidades e o vosso corpo será uma roupagem de poucos momentos.

Tendes, dentro de vossa alma, um espírito radioso em condições de receber as verdades do Alto, a fim de transmiti-las aos vossos semelhantes.

Libertai a vossa alma de tudo que possa fazê-la perecer, porque, se pensais que com a morte tudo acaba, é porque ainda não chegastes ao conhecimento da verdade. Guiai-vos pelas palavras divinas, guiai-vos pela intuição que a cada ente é dada pelo espírito. Para compreenderdes, é mister um pedido de auxílio ao Pai.

Limito-me a dizer-vos que toda alma que chega ao Além, crente de que tudo acaba com a matéria, fica em dura provação, porque, estando viva, passa como morta.

Vede, meus irmãos, como uma concepção errônea deixa esta alma sem esperanças! Vê-se na triste condição do dia em que seu corpo foi lançado à cova, sem poder agir, desligada por completo do misericordioso Pai.

Libertai-vos, pois, desta ideia negativa, começando, aqui, a união com as almas que glorificam a Deus, aquelas que estão na eterna bem-aventurança e que são : "Almas Imortais"!

Matheus

A FORÇA DIVINA QUE HABITA NO NOSSO ÍNTIMO

Meus irmãos...

Estou satisfeito de vos ver reunidos depois de um longo período de separação que foi necessária para vossa aprendizagem e também para mim.

Volto à vossa presença, a este recinto onde cumpro a grande missão que me foi confiada, para recomeçar a falar e iniciar uma nova etapa em vossos caminhos.

É nova a Doutrina que aqui recebeis e que tão claramente vos é explicada pelos vossos esclarecidos mentores. Os bens que neste Círculo recebeis através dos ensinamentos, das mensagens, são bênçãos, são graças de valor inestimável para vossos dias e, auxiliando-vos diariamente, vos dão as energias indispensáveis para vossa evolução espiritual.

Uma verdade vos afirmo: que a força divina que cada um tem dentro de si mesmo, e que deve usar com todas as energias, é uma dádiva preciosa que o Excelso Pai depositou no íntimo de cada um dos Seus filhos.

Quando vos sentis desanimados, fracos, assoberbados de dúvidas, deprimidos, aniquilados, não ouvis estas perguntas: Onde está a força que vos dei? O que fazeis dela? Esqueceis da potencialidade que representa esta força? Se a aplicardes com fé e confiança, enfrentareis todos os perigos, sobrepujando--os e vencendo-os facilmente.

Usai esta força para a glorificação do Senhor e, unidos aos vossos amigos do Além, formareis uma corrente inquebrantável, que, estabelecendo contato entre vós todos, iluminará o orbe celeste com o fulgor de sua luz.

Lembrai-vos dessa força que podeis utilizar até em segredo, para conquistar o vosso próximo pelo amor ou afastá-lo como elemento perturbador. Aproveitai-a, estando latente dentro de vós, fará por vós e pelo vosso próximo todos os bens possíveis. Cônscios desta revelação, podeis seguir para a frente vitoriosos e confiantes porque não existirão mais obstáculos que possam obstar vossa marcha! Vosso caminho estará livre. Vencidos os trilhos difíceis, vereis grandes luzes. Uma grande paz reinará nas vossas almas que ficarão inteiramente voltadas para Jesus.

Meu trabalho tem sido incessante para obter para todos vós esta felicidade de que espero usufruir também. Se minha missão for cumprida fielmente, juntos alcançaremos a vitória, a ventura absoluta para toda a Eternidade.

Matheus

A PREOCUPAÇÃO DO FUTURO

Meus irmãos...

Que a graça de Deus desça sobre vós e que cada um receba o necessário para continuar no caminho que é o da Verdade e do Progresso. Conservai dentro de vossas almas a fé, a esperança, a resignação e a humildade, para que possais compreender o sentido das palavras que vos dirijo.

O Pai vos escuta muito mais do que eu, que só transmito o que me é facultado por Ele que perscruta os vossos pensamentos, as vossas ações e sabe se o vosso desejo de evoluir é sincero. Ofertai o dia de hoje, com toda a pujança de vosso coração, com todo o controle de vossa mente, para a glorificação de Jesus!

Se assim fizerdes, tereis a calma necessária para sairdes das mais embaraçosas situações. Fazei-o, em vez de deliberardes com cálculos inseguros o dia que se segue. Se quiserdes tomar uma providência para o dia de amanhã, entregando todos vossos problemas, todas as vossas preocupações ao Pai, pedindo que Ele vos auxilie e oriente, estareis protegidos.

Se confiardes apenas em vós mesmos, vereis dispersados, num instante, todos os vossos esforços e ambições, como se fossem folhas secas ou grãos de areia soprados pelos ventos.

Aproveitai as vossas energias, fundamentando os princípios de vossa fé, alicerçando a base de vossos conhecimentos espirituais. Se tiverdes bem profundas estas convicções, as situações mais penosas serão abrandadas, e resolvidas. Pedi, suplicai ao Pai nos momentos devidos; jamais deveis agir por vossa própria conta.

Quando tiverdes algo que vos atormente, um mal, cuja solução vos pareça irrealizável, pronunciai esta frase, com todo o fervor e sinceridade de vossa alma: "Meu Pai, eu Vos pertenço!" que ela se projetará de tal forma aos pés do Onipotente, que Ele fará valer a vossa prece em vosso favor.

Vossos irmãos do Além esperam ansiosos as ordens do Mestre para socorrer-vos e ajudar-vos.

Jamais alguém apela para Ele em vão. Deixai as preocupações que tendes pelo futuro; entregai vossa vida a Ele, caminhai dentro do trajeto estabelecido por Ele; só Ele provê o futuro de Seus filhos!

Tende fé! Os viajantes que caminham e têm um objetivo determinado, a este objetivo chegarão. Isto não acontece aos desorientados que, não tendo uma direção fixada, jamais encontrarão um pouso.

Ele é o objetivo, é a meta, é o ponto onde as almas eleitas encontram a Verdade, o Amor e a Paz.

Matheus

"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA"

Meus irmãos...

Tranquilizai o vosso pensamento, emitindo ao Pai esse dom magnífico e fazendo uma concentração profunda.

Ajudai-me a trazer-vos a palavra! Conforme projetais os vossos fluidos, melhor compreendeis os benefícios trazidos e podeis abordar mais claramente os assuntos que se explanam neste recinto.

Prontificai-vos a unir num só, os vossos desejos, os vossos pedidos, as vossas preces.

Se se vos apresentassem num caminho duas estradas opostas e vacilásseis sobre qual delas deveríeis seguir, estacionaríeis por certo.

Se, porém, um aviso vos indicasse que à direita estava a estrada do Bem e da Verdade, e à esquerda ficava a da falsidade e do Mal, perguntaríeis, então, se o trajeto no do Bem era longo e difícil e se efetivamente chegaríeis a vencê-lo. No primeiro caminho encontraríeis empecilhos, pedras para tropeçar, atalhos que vos tornariam indecisos os passos.

No segundo veríeis cômodos assentos, fáceis atalhos e perturbadores prazeres.

Digo-vos: para seguir o primeiro caminho é necessário uma grande fé, uma convicção inabalável e uma vigilância extrema. Mas, se tomardes o campo oposto, é mister abandonar a vossa própria alma, esquecer o vosso guia, olvidar os amigos do Além e afastar-vos da proteção de Jesus.

Se lestes o aviso, não estais desprevenidos. Se enveredais pela falsa estrada, é com aquiescência de vossa própria vontade. Com os ensinamentos que já adquiristes, não podeis ignorar a série de decepções e os desgostos que vossa errada preferência vos poderá causar.

Mesmo que os vossos pés sangrem, os espinhos vos magoem, mesmo que as pedras vos alcancem, maltratando-vos dolorosamente, segui através de todas as dores, andai para a frente sem vacilações, confiantes e tranquilos, que depois de atravessardes os obstáculos que impediram vosso caminhar, após os sacrifícios que foram vencidos pela vossa fé, estareis com Ele, vitoriosos e livres.

Se ingressais na outra estrada, a do Mal, que para vos atrair apresenta-se alegre e florida, alcançareis depois um turbilhão de dores, soluços e gemidos, desesperos e lutas dentro de uma escuridão onde jamais penetrará um raio de luz.

Suplicai, pedi na vossa concentração, na vossa prece para encontrardes a estrada do Bem, e dentro dela, a presença do Pai. Se pedirdes com fé, encontrareis a ajuda e a proteção que vos são indispensáveis. Se continuardes firmes e corajosos, embora assediados por inúmeros empecilhos, estarei esperando-vos com as mãos estendidas, para receber-vos e levar-vos adiante.

Sentirei, então, uma grande alegria por saber que meus apelos foram ouvidos, meu amor para convosco correspondido e minha missão coroada de êxito. A recompensa que terei é imensa, porque o meu trabalho foi abençoado, os meus conselhos foram postos em prática, os meus esforços produziram magníficos resultados, levando-vos ao caminho certo.

Desfaleci muitas vezes, por isto estou penitente, convocando-vos incessantemente para a luta, a fim de que um dia cheguemos unidos à Bem-aventurança.

Tende presente a todo instante, para robustecer-vos a fé, esta frase proferida pelo Pai querido: " Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".

Matheus

CONSELHOS ESPIRITUAIS

Meus irmãos...

Se aqui estais presentes, é porque fostes chamados e, se comparecestes, foi a vossa vontade que vos trouxe. Unindo este pedido à vossa aquiescência, mereceis levar convosco as bênçãos que vos são trazidas.

Que as minhas palavras calem profundamente nas vossas almas, despertando-as para o trabalho edificante que irão empreender; que sejam postas em prática dentro da própria vida que levais, e que abram o grande caminho que tendes de palmilhar para chegar ao Pai.

A missão que Ele me deu foi de proteger-vos e encaminhar--vos, e a tarefa que prometi cumprir, apesar de muito difícil, foi, para mim, de consoladora alegria. Mas necessário se torna que continueis confiantes e sinceros para receberdes sempre este inigualável auxílio com paciência e humildade.

Já vos expliquei a responsabilidade que assumis ao entrardes neste recinto. Ela não consiste em ouvir apenas os ensinamentos aqui difundidos; faz-se mister a aplicação destes mesmos ensinamentos para o vosso proveito e para o adiantamento daqueles que esperam e necessitam da vossa colaboração.

Os que aqui estão não podem ser inibidos dentro de seu progresso espiritual; acham-se todos em condições de fortificar os débeis, encorajar os desanimados e levantar os que inadvertidamente tombaram.

Os que aqui recebem estas mensagens, aqueles que ouvem o Evangelho e as comunicações do Pai, são testemunhas da Verdade Suprema e seguem, como discípulos, os ensinamentos do Divino Mestre.

Cada vez que consigo aproximar-me deste "Círculo", sinto uma indizível emoção, pois sou portador dos fluidos preciosos que são espargidos sobre vós. Fluidos que representam energias para robustecer a vossa fé, consôlo para os vossos desgostos, alívio para as vossas dores e coragem para as vossas fraquezas.

Peço-vos que penseis em mim constantemente para que, polarizados, possamos trabalhar para o progresso de vossas almas e para o bem de nossos irmãos. É preciso que vos junteis a mim, porque, sozinho, a minha luta será improfícua e eu me verei na triste contingência de mostrar ao Pai que falhei na minha missão.

Às vezes, ao perscrutar os vossos íntimos, vejo-vos ainda desanimados, vacilantes, desesperançados e irrequietos. Não deveis ter mais indecisões, uma vez que experimentastes a potencialidade desta Doutrina. Podeis negar os benefícios adquiridos através dela? Podeis apontar qualquer mistificação na pureza dos seus ensinamentos? Jamais ouvistes em outro lugar verdades tão fundamentais. Jamais em outro meio sentistes tão claramente a palavra e a presença de Jesus.

Firmai-vos! Dai às vossas almas a certeza de que os ensinamentos que ouvis são dados pelo próprio Pai através de Suas comunicações, através do Evangelho, através destas mensagens que vos são transmitidas pelo vosso irmão e guia.

Matheus

A FORÇA DA FÉ

Meus irmãos...

Levanto outra vez a minha voz, para que ela desperte dentro de vós a noção segura do vosso futuro, como filhos que sois deste Pai Misericordioso.

A Fé trouxe-vos aqui, transpondo obstáculos e empecilhos, e estais presentes, atentos às palavras trazidas do Além. Se vencerdes pela Fé, ouvindo nesses dias das nossas reuniões os ensinamentos da Doutrina, vereis o vosso futuro assegurado. Seja qual for a vossa dor, moral ou material, com esta virtude, sereis os verdadeiros filhos do Pai. Se não a possuirdes, estareis jogados neste planeta como almas incapazes de aspirar ao Eterno e jamais chegareis à bem-aventurança que vos foi prometida pelo Pai.

"Feliz aquele que não vê e todavia crê!"

Não podeis ver o espírito, mas, pela vossa força de convicção, podeis senti-lo, se estiverdes alerta. Ele está tão perto de vós como o vosso coração. Este pulsa incessantemente e o vosso espírito também.

Se realmente desejardes obter uma harmonia divina, quando o vosso sentimento estiver unido à vossa razão e está ao vosso espírito, surgirão em vós enlevos da alma que vos compensarão de todos os sacrifícios.

Se vacilardes, tereis as portas abertas para a penetração dos elementos que já conheceis através dos meus ensinamentos. Já experimentastes a ação nefasta desses inimigos que procuram obstar o caminho do vosso progresso e impelir-vos para longe da Verdade.

Deveis reagir imediatamente contra esses agentes maléficos. O irmão que desfalecer nestas circunstâncias, será levado como uma folha seca, pelo vento e arrastado pelas águas sujas deste mundo de ilusões efêmeras.

Ficai sempre no vosso posto, dentro de vós mesmos, como o soldado alerta na hora de soar a corneta para entrar na luta. Se agirdes ouvindo os meus conselhos, vereis os benefícios e sentireis o bem que as minhas palavras vos farão.

Estes benefícios serão as graças divinas que choverão sobre vós. Não existe remédio mais poderoso do que esta graça transmitida do Além.

O vosso sangue para penetrar na epiderme leva quase meio minuto. O fluido que se espalha em vós é muito mais rápido, deixando um conforto maravilhoso, não na matéria, mas na vossa alma e no vosso espírito. Ficai inabaláveis na vossa fé e confiantes nas palavras irrefutáveis de minhas comunicações.

Sois ensinados pela exemplificação sublime, pelas verdades vibrantes desse "Evangelho" que, para vós, é lido e relido a fim de que dele possais tirar a verdadeira base dos vossos conhecimentos.

Guardai, dentro de vós, tudo que recebeis nestas reuniões como verdadeiras preciosidades.

O que vibrar no vosso íntimo, guardai cautelosamente, o mais possível, com humildade, abnegação e com profunda gratidão ao Misericordioso Pai.

Matheus

OS CINCO SENTIDOS

Meus irmãos...

Que possais hoje redobrar vosso zelo e fortificar a vossa alma contra tudo que vos cerca, é o meu desejo! Muitas vezes não sabeis definir donde vêm as vossas inquietações, ignorando as razões que vos fazem um "campo aberto" para receberdes influências maléficas.

Em primeiro lugar, sabei que a criatura que desde muito cedo não elevou seu pensamento ao Pai, pedindo a sua proteção, torna-se o melhor terreno para que os maus elementos a venham perturbar. Concorrem também as vossas constantes atribulações por coisas passageiras e vãs; consequentemente, dão-se grandes perdas no vosso organismo que, enfraquecido, torna-se presa fácil nas mãos daqueles que vos esperam para o assalto.

Outro fator é a vossa mente, que dá agasalho aos pensamentos de descrença, vingança, ódio, orgulho, egoísmo, alimentos substanciais para os indesejáveis inimigos.

Como podeis, meus irmãos, tendo os vossos sentidos dados pelo Pai, com tanto amor para o vosso bem, empregá-los para a vossa queda, para servirem como arma contra a vossa própria alma?

Quando Ele vos deu a "visão", este dom inestimável com o qual podeis contemplar tudo, guardando na vossa retina o que há de grandioso e sublime na Criação, quando vos deu a visão para conhecerdes o vosso próximo e dele vos acercar nas horas necessárias, quando vos deu a visão para tirardes da terra o vosso alimento material, para evitardes os perigos, foi exclusivamente em vosso benefício.

Este dom poderoso que tanto beneficia o homem, muitas vezes se torna necessário que o Grande Médico, o Excelso Mestre, o apague para as coisas terrenas, para que, pelo sofrimento, se volte interiormente, para vislumbrar o campo espiritual.

Então, meus irmãos, bendita seja a perda deste dom que é a visão, porque, rendendo graças de a terdes perdido, tereis remorsos de não a terdes aproveitado devidamente.

Disse Jesus: — "Bem-aventurados sejam aqueles que não veem, mas, todavia, creem".

Apaga-se a visão das coisas terrenas, aprofundando-se a visão interior, para melhor alcançar o Além.

No segundo sentido está a "audição" que, por um lado, vos traz grande capacidade receptiva; ouvindo, aprendeis, progredis intelectualmente. Podeis conhecer os ensinamentos das escrituras, podeis vos iniciar nas coisas do mundo, podeis vos fazer sábios, cientistas, artistas e podeis ainda vos defender de muitos perigos. Por outro lado, a "audição" vos faz conhecer os maiores males da vida, os gemidos das almas necessitadas que soluçam com lágrimas de dor, o choro da criança que nasce, os anseios dos revoltados, o arfar do moribundo em seu leito de morte. Trazendo-vos alegrias, é também para vós um elemento de provação. Dais contas ao Pai de como empregastes os vossos ouvidos: servindo para vos ajudar como um fator em prol do próximo, ou se os empregastes como agente do mal.

Benditos sejam os ouvidos que só ouvem a palavra do Pai e que não ouvem as maledicências do mundo.

O terceiro sentido que é o vosso "olfato", que vos parece tão insignificante, vos foi dado para que vos servísseis dele com benéfico proveito. Muitas vezes, é através dele que desprezais o pobre mendigo, cujo corpo não tem higiene, e repelis um irmão doente que exala um fétido odor gerado pelo mal que o corrói.

Vede, meus irmãos, como o vosso olfato criou uma barreira, separando-vos destes irmãos sofredores.

Aspirai o perfume das flores, glorificando o Pai na pura essência deste perfume, usai-o cinicamente para respirardes a vida que vem do Alto, recebendo o alimento para os vossos pulmões, o puro oxigênio, que é o fluido do Além.

O quarto sentido, que é o "paladar", é extraordinariamente perigoso.

Pela boca é que saem torrentes de palavras loucas, que encerram erros e maldades.

Pelo paladar, recebeis os alimentos proveitosos ao vosso organismo. Através dele se projetam em vosso corpo muitas substâncias que são distribuídas de diferentes formas.

Muitas vezes o Pai experimenta os Seus filhos através deste sentido, porque sabe que uma grande parte da humanidade sofre pelos prazeres da gula.

Sede sóbrios, meus irmãos, muito sóbrios, para vencerdes as tentações do paladar.

Temos agora o quinto sentido: o "tato", que está em vossas mãos, mão preciosas que o Pai vos deu para o trabalho e para a cooperação ao próximo.

Pelo tato distinguis tudo de que vos apossais. Que maravilhosa energia tendes nas mãos!

No entanto, quanto mal fazeis por intermédio delas. São as mãos que pegam na pena para condenar, no instrumento para decapitar, nas pedras para atirar! São elas elementos de extermínio, depredação — O próprio Jesus disse — "Melhor fora que as cortásseis, do que empregá-las para o mal". Vício, vaidade, indiferença, egoísmo, orgulho, podem ter a sua origem nas mãos. Quantas vezes vos servis delas para o sofrimento dos vossos irmãos!

Que, de hoje em diante, só as useis para assegurar o vosso trabalho honesto, para tocar nas coisas sãs, para ajudar ao pobre e auxiliar ao vosso irmão necessitado.

Juntai as vossas mãos numa prece fervorosa, quando sentirdes que elas estão em perfeita união com o Pai e dizei:

"Estas mãos que nos destes e que são Vossas, que clamam por Vós, Senhor dos nossos cinco sentidos, Vos glorificam num amor sublime, numa confiança eterna!"

Matheus

O APROVEITAMENTO DOS MOMENTOS DE LUTAS

Meus irmãos...

Graças ao Pai, estais vencendo galhardamente os momentos de lutas que vos são apresentados. Já perguntastes a vós mesmos como encarais hoje as vicissitudes que surgem nos vossos caminhos?

Sabei que a confiança que depositais em Jesus é o ponto de apoio para vencerdes todos os contratempos que serão aproveitados em vosso benefício, e que os venceis, não com lágrimas e rebeldia, e sim com firmeza e coragem.

Sabei também que os males que amarguravam vossos corações, os conflitos que atormentavam os vossos pensamentos, todas as perturbações que vos tornavam enfraquecidos, foram relegados para um plano diferente, onde os vossos problemas são entregues a "Ele" e, qualquer que seja a solução, acatareis com fé, humildade, paciência e resignação. É este o meio de conseguirdes a vossa salvação. Todos os passos que dirigirdes em vossas existências se tornarão nulos, se dispensardes a proteção que Ele vos dá.

Pensais que a renúncia de um prazer, a desistência de uma felicidade nada significam? O vosso esforço para resistir a este prazer, o vosso sacrifício em desistir desta felicidade, fortalecer-vos-ão, treinando a vossa vontade e, quando chegar o momento de uma luta maior, já estais preparados e sabeis como despojar-vos do vosso "eu" sem sentirdes revolta, aceitando com serenidade os desígnios do Alto.

O vosso progresso em prol de vossas almas torna-se uma verdade, pois sois felizes neste aconchego com o Excelso Pai.

As vossas dores cessarão, os vossos objetivos tomarão outra direção, trazendo-vos a certeza absoluta de que as vossas almas não mais sentirão os assaltos nefastos dos elementos perseguidores e estão em condições de adquirirem uma paz duradoura para chegarem a Ele.

Ainda sois perturbados por insucessos, contratempos, decepções e isto se torna preciso para experimentardes o grau de vosso adiantamento. Demonstrando resignação, energia e paciência, estais no caminho da redenção, trabalhando para seguir o exemplo de Jesus. Aproveitai com ânimo forte as oportunidades que se apresentam; tendes sempre em vosso redor almas que sofrem convosco das mesmas lutas, procurando vencer as mesmas tendências e ansiosas aguardam o vosso esforço para, firmes e corajosas, se aliarem a vós.

Quando, à noite, fizerdes a inspeção do vosso dia, e sentirdes que ele foi proveitoso e útil, estais voltados para a verdade. Se não estiverdes alerta e vosso dia foi improfícuo, não encontrareis razões que vos confortem.

Se não fossem as lutas, não obteríeis progresso, não encontraríeis motivos para vossa evolução; a vida vos ofereceria apenas insignificantes momentos, pois tudo estaria ao vosso alcance. O Pai, que tanto ama aos Seus filhos, proporciona este trabalho para que vos lembreis d'Ele e Lhe peçais o remédio que só de Seu amor vem.

Empregai vossas energias aproveitando todos os instantes que passam em favor de vossas almas e pelo bem dos vossos semelhantes.

Vigiai-vos, construindo, com sólidos alicerces, as qualidades que vos levarão à paz eterna: Fé, paciência, caridade, esperança, amor e humildade!

Matheus

AS VOSSAS AMIZADES

Meus irmãos...

Graças ao Boníssimo Pai, as minhas mensagens não têm sofrido interrupção.

Satisfaz-me ver que aguardais com ansiedade os dias destas reuniões, para receberdes os ensinamentos que vos são trazidos e recolherdes os fluidos emitidos do Além.

Comove-me a vossa atitude já compenetrada do bem que aqui recebeis.

Não podíeis continuar no ambiente de tantos temores, tantas lutas e tantos pecados.

Tínheis necessidade de pacificar as vossas inquietações e afastar os inimigos que vos obliteravam o caminho.

Sinto-me feliz, porque a missão que me foi confiada pelo Pai de ajudar-vos, não falhou: hoje ouvis conscientemente os ensinamentos do Evangelho, que vos são explicados pelos queridos irmãos, e acatais com humildade as mensagens que vos são trazidas por mim.

Falo-vos sobre as "AMIZADES".

Observai com zelo e cuidado as pessoas que vos cercam, mesmo as que sejam parentes próximos. Se virdes que os seus hábitos estão em desacordo com os vossos, tratai-os bem, mas evitai um convívio mais íntimo.

Há criaturas que se divertem com comentários desfavoráveis, críticas acerbas a respeito dos seus semelhantes.

Atenção deveis ter com os amigos. Acarinhai aqueles que vos trazem tranquilidade, que têm sempre uma boa palavra, um sentimento benigno para com o próximo, evitando aqueles que vivem preocupados com o dinheiro, vaidades, orgulhos, festas mundanas e até com supostas caridades que ainda são pretextos para o exibicionismo.

Jamais alguém conseguiu prender-se ao Pai, dentro de um aglomerado de sentimentos negativos.

Afastai-vos de uma sociedade prejudicial e nociva; podeis ajudar estes irmãos com o vosso isolamento e, no momento oportuno, com um conselho, uma advertência, um pensamento, uma prece.

Quando tiverdes desejo de palestrar com "estes amigos", dizei:

"Meu Pai, ajudai-me, a fim de que eu possa conversar com a minha alma, ouvi-la e senti-la, para saber as dores que a afligem e as tristezas que a assoberbam".

A alma necessita de isolamento, pois é no silêncio absoluto que se manifesta o espírito, penetrando-a profundamente. Ficai quietos, sós, para ouvirdes o que ela diz. Poucas almas têm a plenitude da felicidade porque muito poucas compreendem os seus objetivos, as suas exigências, a sua finalidade. Em síntese: Dai à alma paz e forças por meio da fé e do silêncio; assim estareis na trajetória marcada pelo Excelso Pai.

Matheus

O VERDADEIRO AMOR AO PRÓXIMO

Meus irmãos...

Abençoado seja aquele que procura a verdade e que anseia receber o conhecimento das coisas que não perecem, das coisas eternas, porque este está dentro da Doutrina do Pai.

A eternidade está nesta Doutrina de que emanam forças e esclarecimentos, mostrando-vos o caminho que deveis seguir e a vida que deveis viver.

O Evangelho é bem conhecido. Talvez muitos, que aqui estão já o tivessem lido e relido, sem compreender o seu valor intrínseco. Por que?

Porque, para ver a luz, é preciso sair das trevas; para assimilar a verdade, é necessário deixar a mentira; para penetrar neste conhecimento, indispensável se torna que o ambiente da vossa alma esteja limpo de impurezas.

Ouvis o Evangelho da forma mais explícita possível: os dois irmãos que difundem os ensinamentos fazem a sua leitura e interpretam-no de forma tão clara e assimilável, que podeis encaminhar-vos para a conquista das vossas próprias almas através dos vossos próprios esforços.

Limpar uma alma é coisa assaz penosa e difícil, faz-se mister cortar as algemas que a prendem, libertá-la das cadeias que a acorrentam e, depois de saneá-la, fortifica-la pela fé, torná-la apta para o verdadeiro amor ao próximo.

Amar ao próximo é saber ajudá-lo em todas as ocasiões dando-lhe água para mitigar a sede, pão para alimentá-lo tolerância para perdoar os seus erros, caridade para as suas falhas e sobretudo, dar-lhe amor — um amor incondicional. Jamais o julgueis, que o julgamento só poderá ser feito pelo Pai.

Como discípulos do Mestre e adeptos de Sua Doutrina, só podeis dar ao vosso irmão pensamentos positivos, palavras e ações positivas.

Quantas vezes maltratais o vosso próximo com ideias injustas? Esse defeito é um fator de atraso para vosso progresso.

Alguém pode evoluir sob o peso de uma carga que sufoca sua própria alma?

Jamais! Livrá-la de tudo que a prejudica é uma caridade. A alma necessita de liberdade para se conjugar com o espírito e os empecilhos que se apresentam impossibilitam-na de realizar esta suprema aspiração.

O desejo de auxiliar está dentro do vosso "eu. Trabalhar para os outros é a forma mais acertada de trabalhar por vos mesmos. Como vos julgais felizes quando conseguis algo de útil e proveitoso para o vosso semelhante!

Quando dais ao próximo aquilo de que ele necessita, algo de extraordinário se passa no vosso íntimo; é uma emoção sagrada que sai do coração de vossa alma, enchendo-a de uma sã alegria de um sentimento que envolve todo o vosso ser.

Felizes os que têm esse contentamento, essa vibração que, saindo da alma, a ela volta com toda sua pureza e magnitude.

Abençoados os que amam o próximo, porque neste amor está o amor do Pai, pois só através Dele podeis conquistar a Eternidade.

Matheus

A VOSSA SALVAÇÃO

Meus irmãos...

Muitos de vós estão me perguntando quais as razões por que custo a manifestar-me. Eis a resposta:

Não calculais os empecilhos que tenho de vencer antes de chegar a esse recinto; nenhum deles, porém, consegue me deter. Embora encontre estes obstáculos, obstruindo como barreiras a minha passagem, obstáculos que são às vezes trazidos por vós mesmos que ainda estais vacilantes e assediados por dúvidas e incertezas, formando elementos que desejam impedir o nosso agrupamento, apesar destes motivos que são para mim razões a vencer, faço-vos sentir que o aparelho de que me valho fica também desprovido dos devidos fluidos.

Para vos falar, é preciso integrar-me com o instrumento e que meus pensamentos sejam de todo absorvidos; é imprescindível desalterar o organismo, aplicando passes fluídicos e magnéticos.

Conhecendo as razões, sabei que não bastam as palavras para manifestar-me, mas a integração e a boa vontade são indispensáveis como elementos auxiliadores.

De hoje em diante, uni-vos a mim em pensamento quando me for aproximando; fazei uma profunda concentração, irradiando bons pensamentos e fluidos benéficos à irmã, para que ela possa transmitir-vos as mensagens que vêm do Além. Expliquei-vos o que desejáveis saber. Passemos às coisas espirituais.

Não viestes aqui em busca de orientação para sucessos na vida material, nem para vos defenderdes e aos vossos amigos que batalham em prol de situações financeiras e sociais. Viestes para conhecer a verdade, para saber como encontrar o Pai, como d'Ele vos acercar, a fim de alcançar a Salvação.

O que será a salvação? Será uma eterna prece, uma eterna paz, um eterno gozo? É tudo em conjunto!

Quando salvais alguém de um desastre, de uma queda, de um acidente, de um vício, vossa alma fica num grande regozijo por ter agido em prol de vosso irmão. Tendes a impressão que recriastes este alguém, dando-lhe uma nova vida.

Fazei convosco a mesma coisa: salvai-vos a vós mesmos, unindo, em primeiro lugar, toda a vossa vontade para libertar vossa alma do abismo em que ela pode projetar-se, desastre que ocasionaria não só vossa queda, como a de muitas almas que vos rodeiam visível e invisivelmente.

Deveis vigiar e orar para a salvação de vós próprios; cada erro evitado, cada falha vencida, cada queda sustada, vos tornarão imensamente felizes, não só por terdes escapado do mal, como também não cairdes no julgamento do Pai.

Vossa vontade condutora de vossa vida será o elo que vos prenderá para sempre ao Mestre.

Aproveitai estas advertências para salvaguardar vossas existências. Ele vos dá tudo para acertardes o verdadeiro caminho e evitardes os trajetos perigosos onde os elementos nefastos vos poderão ludibriar. Pensai na própria salvação! Felizes os que estão trabalhando com este fito. Há muitos que esperam encontrá-la em diferentes seitas, ignorando que o homem mesmo poderá resguardar-se dos perigos que o rodeiam continuamente.

Prometei-me, meus irmãos, resolver definitivamente vossa salvação espiritual. Sois os preceptores de vossas vidas e dais às almas afins o vosso precioso auxílio. Elas confiam em vós; empregai os fluidos aqui recebidos em favor delas, que desconhecem estas palavras.

Não continueis no negativismo e prejudicando o vosso progresso. Mantende-vos num controle seguro, numa retidão de pensamentos, de palavras e obras, que sereis os servos fiéis da grande obra da redenção da humanidade, porque o Pai vos transmitirá a graça de beneficiar muitos lares onde ireis difundir os sábios ensinamentos que vos são trazidos com tanta prodigalidade.

Encontrareis ao vosso dispor a fonte divina que jamais secará, pois dela jorra a verdade inesgotável e infinita. Amai ao Pai, as vossas almas necessitadas de vosso amor, amai-me! Preciso de vossa cooperação para conduzir-vos ao verdadeiro caminho, que vos levará à salvação.

Matheus

A VOSSA DESCENDÊNCIA DIVINA

Meus irmãos...

Voltemos novamente aos bons assuntos que ainda vibram, e que têm traçado uma reta no vosso caminho.

Peço-vos bastante atenção para os ensinamentos que hoje vos trago; que eles fiquem guardados bem dentro das vossas almas, porque eu sempre falo, falei e falarei para elas, onde as palestras anteriores ainda ecoam.

Vejo as queridas almas do Além procurando-vos, para relembrar convosco os ensinamentos recebidos.

Para elas já se afiguram bem claras essas palavras, sabem como devem ser aproveitados os momentos consagrados a estas reuniões.

Com que carinho vos procuram, para convosco ouvir as mensagens transmitidas pelo Pai!

Sei como ouvis, agis e sentis.

A adaptação a esta Doutrina, que é positivamente a de que necessitáveis para o vosso benefício, exigiu de cada um de vós esforços, lutas e sacrifícios.

Hoje nada mais pode impedir o vosso caminho, que já está traçado, para nele caminhardes com fé, abnegação e renúncia.

Sabeis qual é a vossa ascendência e por ela fazeis parte do "grande conjunto" que muito tem de trabalhar pelo bem da humanidade.

Peço-vos que vos lembreis sempre dos bons propósitos, que pertenceis a uma só família e que na imitação de Cristo está o vosso maior exemplo.

Dai tudo que puderdes para auxiliar ao vosso próximo no presente. Só assim podeis ter o vosso futuro assegurado.

Esquecei os sofrimentos do passado! Conscientes estais das palavras proferidas pelo Pai: — "Sois a Minha imagem e semelhança". Tendes, para a vossa felicidade, a certeza de que descendeis d'Ele!

Tende a mente tranquila e a vontade firme, para que, como discípulos de uma Doutrina tão sublime, possais vos unir ao Divino Mestre.

Matheus

OS ENSINAMENTOS

Meus irmãos...

Semeando constantemente em vossas almas os bons frutos trazidos do Além, dando-vos a água viva que está recolhida nos mananciais divinos, trabalho incessantemente para conseguir a vossa união com o Pai Onipotente.

Como deixar de referir-me a cada instante à doce Doutrina por Ele trazida ao mundo, se é nela que encontrais a razão da vossa própria vida?

Benditos sejam esses ensinamentos, porque sem eles não podeis adquirir o necessário para o vosso trabalho espiritual.

Ensinando, progredis e prosperais, cumpris o sagrado mandamento do amor e da caridade ao próximo.

Ensinando, continuais por toda a eternidade.

Estes ensinamentos se desdobram de pessoa para pessoa, de alma para alma, de espírito para espírito.

Por três fases passais na vida.

Crianças, fazeis o vosso aprendizado na escola e no lar. Adolescentes, ampliais os vossos conhecimentos, desenvolvendo a vossa capacidade mental, empregando as vossas aptidões nos diversos campos da inteligência e saber.

Ao chegardes à idade madura, a alma se compenetra de que os conhecimentos adquiridos não são suficientes e nela surge um grande desejo de penetrar no terreno espiritual.

Para compreenderdes melhor os ensinamentos que vos vêm do Alto, vigiai e orai.

Passastes pelas duas fases e estais na terceira e última, porque, depois desta, só há a libertação da carne, nesta vida.

Ensinar ao vosso próximo é um feliz dever, é uma grande virtude, é uma sublime caridade. Se o fazeis com amor, os vossos dias se reverterão numa felicidade eterna, pois encontrareis a vossa mansão, aquela que foi por vós conquistada merecidamente.

Tudo é ensinamento! O maior tendes diante dos vossos olhos abertos: a Criação! Vede que em cada homem, cada vegetal, cada mineral, existe uma centelha divina, ensinando-vos e fazendo-vos meditar na grande obra universal.

Deixai vossa alma receber o essencial para a vida eterna! Deixai que absorva estas palavras, guardando os fluidos preciosos que delas emanam!

Dai oportunidade ao vosso irmão que vos quer dar uma contribuição para o adiantamento de ambos. Quando quiserdes transmitir aos pequeninos um conselho espiritual, pedi ao Pai que vos dê expressões adequadas, lançadas sutilmente para atraí--los, porque, para estes é preciso uma linguagem especial, penetrada de muita bondade.

Podeis levantar os vossos irmãos da mesma maneira como fostes levantados.

Lembrai-vos deste "conjunto" que está convosco nas horas de luta! Tende como único objetivo a eterna glória!

Matheus

A CORAGEM ESPIRITUAL

Meus irmãos...

Encontro-vos reunidos, tendo recebido de vós um grande auxílio, razão por que mereceis bem que estas palavras se desdobrem, trazendo às vossas almas as forças de que elas necessitam.

Neste ambiente encontrais tudo de que precisais para a vossa subsistência espiritual. As verdades e as bênçãos penetrarão nas vossas almas num sentido direto, visto que o vosso progresso é consequência dos esforços empreendidos para este fim.

Jamais deixeis de assistir a estas reuniões onde tudo é em proveito de vossas vidas que estão sob a proteção do Pai, sob o calor do meu carinho e o afago das almas queridas que vos são afins e sob a tutela espiritual destes esclarecimentos.

Deveis receber com fé incondicional os ensinamentos que são aqui divulgados, porque neles estão as verdades ensinadas pelo Pai. Conforme exercitais o vosso aprendizado, melhor podeis compreender e aquilatar os resultados adquiridos; vossas vidas avançam impulsionadas pelas vossas próprias forças, vencendo lutas e agindo até sobre a ação do próprio tempo.

A coragem é uma arma invisível aos olhos do inimigo. Por isto podeis usá-la numa prece, numa concentração, para evitardes o ataque dos elementos negativos. O receio do convívio com pessoas que estão num plano espiritual diferente desaparecerá, porque contais com forças que são para vós agentes de grande defesa.

Não basta ouvir a palavra do Mestre! É preciso imitá-Lo. É no exemplo que está a vossa fé, e na imitação que existe a convicção de vossa confiança. Estais na grande estrada; se já começastes a palmilhá-la, os vossos passos serão impulsionados por forças positivas que são: a proteção do Pai, o amor daquele que se tornou vosso guia, o carinho das almas queridas e a orientação que recebeis neste recinto onde há conhecimento e uma grande elevação da parte dos vossos mentores.

Felizes e consolados estareis, bendizendo todo o esforço, depois da longa e difícil caminhada. Se atingirdes o sagrado objetivo, o maior a que pode aspirar uma vida, depois deste árduo percurso onde tantos obstáculos foram vencidos, a alma usufruirá de uma felicidade indescritível, uma paz absoluta, recompensa merecida por tantos sacrifícios passados.

O dia será eterno porque vereis a luz radiosa onde Ele está. Espero este dia com grande ansiedade para entrarmos juntos, dando graças pelo triunfo obtido através das lutas, do amor e de uma profunda convicção. Orai:

"Pai, ajudai-nos para que jamais vacile a nossa fé. Dai-nos energia para combater, forças para cumprir os Vossos sábios desígnios. Que o nosso amor por Vós seja comparado a uma árvore cujas raízes estejam tão pregadas ao solo, que nenhuma força consiga arrancá-la. Que sintamos a Vossa presença em tudo que nos rodeia. Que a nossa alma vibre de amor por Vós a cada instante. Que tenhamos certeza de poder mirar o Vosso bendito semblante depois de nossa jornada neste planeta de provações!"

Caminhai, viajantes desta grande estrada! Ele vos espera e eu caminharei convosco para, juntos e felizes, gozarmos a suprema bem-aventurança.

Matheus

APROVEITAI OS ENSINAMENTOS RECEBIDOS

Meus irmãos...

Muito tendes ouvido através destas mensagens, dos conhecimentos do Evangelho e da Doutrina dados pelos esclarecidos instrutores que têm trabalhado incessantemente pelo progresso de vossas almas.

Hoje contais com a vossa vontade aliada à energia de vossa inabalável fé. Sois viajantes que caminham, certos de encontrar o desejado pouso. Tendes nas vossas bagagens um incontável número de conselhos que servirão para vos ajudar a edificar no Além a vossa eterna morada. Continuai a caminhar, convictos de que os sofrimentos por que passastes, combatendo as vossas tendências, as vossas falhas, os vossos erros, a vossa indiferença, a vossa inércia, o vosso orgulho, foram os alicerces de vossa salvação, os elos que vos uniram ao Misericordioso Pai.

Trabalhai, dando o rumo que já sabeis qual é à vossa existência. Tende a alma alerta para vigiar e orar. Não descuideis um instante da missão que prometestes realizar, dando ao vosso próximo os bens que tão prodigamente vos têm sido dispensados.

Dai ao vosso irmão necessitado o vosso amor, a vossa cooperação. Estais em condições de erguê-lo e tirá-lo da cegueira em que se acha envolvido. Vivem em torno de vós, como amigos, inúmeras almas que, adormecidas, esperam vossa chamada. Acordai-as com o exemplo de vossa fé e com a força de vossa ação. Tendes uma alma renovada, capaz de empreender este profícuo trabalho.

Transmiti aquilo que ouvistes, mas não esqueçais de pôr em prática, em todas as oportunidades, os ensinamentos que recebestes: o exemplo inspirará confiança ao irmão transviado. Se agirdes dentro das leis estabelecidas pelo Pai, dentro da humildade e do amor, o mais indiferente sentirá a irradiação de vossa boa vontade em querer ajudá-lo.

Vencei pela palavra e pelo exemplo as más tendências, perdoai os erros cometidos pela ignorância de vosso semelhante, orai por ele para que seja esclarecido. Pensai nos irmãos do Além que, sôfregos, aguardam o vosso auxílio, e, dentro deste ambiente de puros pensamentos e benéficas ações, elevai vossos corações cheios de reconhecimento e gratidão ao Pai, que vos facultou a graça e o merecimento de conseguirdes renovar as vossas almas, fazendo-as vibrar no plano divino onde Ele se encontra.

Sois os verdadeiros discípulos do Mestre. Já sabeis que os laços que vos unem a ale são considerados por ale e por vossas almas, como laços indissolúveis, porque jamais poderão ser desatados. Esta comunhão é um grande prêmio para vós que procurastes vencer, transpondo os maiores obstáculos sem vacilações, sem dúvidas e sem tréguas.

Aguardo dias futuros para volver a este recinto, onde vejo os resultados magníficos de meu trabalho em colaboração com o dos vossos esclarecidos mentores, que continuarão a difundir os conhecimentos de que ainda tendes necessidade, através dos ensinamentos do Evangelho.

Matheus

O AMOR DO PAI

Meus irmãos...

Interessa a todos saber em que se baseia a Doutrina que vimos explanando. E eu vos digo ter ela seu sustentáculo no Amor do Pai. Para conceberdes o que seja Este Amor e poderdes por Ele firmar a vossa atitude e confiança, necessário é que O conheçais e O penetreis, a fim de cumprirdes a vossa verdadeira finalidade como habitantes desse mundo.

O Amor do Pai! Difícil seria dizer-vos como Ele Se manifesta; é trazido às criaturas e tem a força e o poder de levantar as almas "mortas". Tudo dá, em troca do pouco que recebe. O Amor, assim, é uma permuta: o Pai vos dá força, pujança e confiança para poderdes receber a essência d'asse Amor. Em troca, espera receber o que de mais puro existe em vossa alma.

Quanto mais penetrardes na significação d'Esse Amor, mais esforços deveis empregar, pois com esta compreensão vos envergonhareis por terdes desprezado Esse Amor Sublime, que tudo vos oferece e com pouco Se contenta.

O Amor do Pai, de Deus, Se manifesta na criatura desde o primeiro vagido, acompanhando-a até o último suspiro. Ampara-a nas suas quedas, fortalece-a nas suas fraquezas, estimula-a nas suas lutas, conduzindo-a novamente ao local de onde partiu.

Antes de entrardes aqui, seguíeis cegamente o vosso caminho: quando Deus vos dava oportunidade, a desprezáveis, deixando-vos envolver pelos tentáculos mundanos, que vos atraem mais que asse Amor Eterno, sempre O Mesmo. Esse Amor que está convosco a cada momento, penetra em todos os lugares e em tudo Se manifesta — no mais ínfimo grão de areia como no astro mais luminoso, na mais tenra como na mais forte criatura — vos é dado sem limite pelo Pai, para receber em troca tão desprezível recompensa, muitas vezes numa prece mal pronunciada e mal sentida.

Já pensastes como Este Pai em vós deposita tanta esperança? Ele quer — como diz a Escritura — que haja um só Pastor e um único rebanho. Quando poderá Ele alcançar isso, se vós, que tendes a ventura de ouvir minhas palavras estimuladoras, ficais inertes, cheios de dúvidas, impossibilitados de mostrar a outros o caminho que sabeis certo?! Se tendes em vós o sentimento do Amor que o Pai exemplificou, não podeis ficar indiferentes à Doutrina do Grande Evangelho. Ele deseja o vosso bem e vô-La deu para que vos purifiqueis e deixeis vícios e paixões, a fim de entrardes na paz, na fé e na confiança. Esse Amor quer tirar de vós o peso das dores e as lágrimas para vos dar alegria e bem-aventurança.

Será que isto não vos atrai? Achais que não vale a pena essa permuta? Isto não é possível! Chegou o momento em que o Eterno Amor vos manda a Sua Luz, pois o Pai muito espera de vós como ceifeiros de Sua Seara.

Que esperais, portanto ?!

Quero-vos assíduos, aflitos e sedentos. Já vos prometi auxílio para tudo que possa contribuir para vossa purificação e libertação.

Temos de glorificar o Pai. Temos que ser um só conjunto, pois, unidos, poderemos cantar vitória! Não vos podeis subtrair às tempestades da vida, às lutas e aos sofrimentos. Eles chegam seguidamente, como vêm pelo espaço as nuvens escuras e os ventos poderosos. Assim, também, as tempestades desabam sobre a nau da vossa alma. Deveis, por isto, vos amparar em alguma coisa. Este amparo é o Amor do Pai!

Antes de fazer algo, pensai primeiro n'Esse Amor e não em escapar da tormenta ou fugir ao sofrimento. Ao vislumbrardes a tempestade, deveis sentir ter chegado o momento da vossa união com Ele.

O sofrimento é o Pai Quem vos envia como meio de vos despertar. O que vos ampara é a fé, que dia a dia mais se assegura do Amor do Pai. Justificações, queixas, lamúrias e lágrimas de nada valem. A alma que começa a se espiritualizar cala, concentra-se, medita.

Às vezes um senão na vossa vida vos transtorna, vos faz perder a calma, porque esqueceis que toda força estará convosco se estiverdes com Ele. Um pensamento dirigido ao Pai Misericordioso será suficiente para que seja afastado todo empecilho. Vindo por último esta lembrança, a tormenta vos atingirá. Quando, em criança, vos alcançava o sofrimento, sabíeis recorrer aos vossos pais e depositáveis neles toda confiança. Agora, que estais com a compreensão amadurecida, não vos lembrais disto ?! Basta levantar o vosso olhar ao Pai e pedir. Tereis, então, d'Ele, não só o arrimo material, mas o apoio para a Eternidade — o Seu Infinito Amor!

Este Amor Sublime, Misericordioso, espera a vossa súplica, pois encontra-se em vós mesmos a possibilidade de serdes auxiliados. E vos diz: "Vinde a Mim, vós que estais em sofrimento, e Eu vos aliviarei!"

Recebei estas palavras com carinho, pois são a Verdade e o Amor! Acolhei no coração, na alma, as virtudes sublimes, no limite das vossas forças, e dizei :

"Meu Pai, desde o momento em que Te conheci, depositei toda a minha esperança em Ti. Aqui estou para continuar no progresso da minha alma e ter-Te junto a mim, para sempre!"

Eu, vosso amigo e protetor, estou convosco, vos guiando, dando-vos intuições. Dedicai sempre às minhas almas queridas um pensamento de amor. Que ele se vá filtrando, tornando-se cada dia mais puro. Não espereis recompensa que não seja a realização da Grande Obra que continua a ser a nossa.

Matheus

A RESSURREIÇÃO

Meus irmãos...

Prosternai-vos respeitosamente ante os desígnios do Pai, pois seu Amor estabeleceu leis que a Sua Sabedoria executa. Só Ele sabe da hora exata em que Seus filhos terão que deixar a roupagem. Se isto dependesse das criaturas, jamais chegaria o momento, pois nunca se julgam em condições de enfrentá-lo. Deveis, por isto, estar sempre preparados para o embarque...

Nos dias que correm, a verdadeira concepção da ressurreição deve ser encarada de maneira diferente. Deveis iniciá-la desde já, muito antes da morte do corpo, pois o mérito e o proveito de cada alma dependem do esforço que empregou na ação. Assim, não espereis pela morte para começardes a percorrer a estrada da ressurreição.

Mas que é ressurreição? E' renunciar aos gozos proporcionados pela matéria, para que a centelha divina possa desabrochar no íntimo da criatura. E' desprezar os sentidos pelo sentimento, abandonando a vida aparente para entrar na vida real.

Tanto aqui como no Além, estareis sujeitos às leis. Na matéria — graça divina facultada à criatura — obstruís o caminho com enorme empecilho: as vossas razões. No Além, ficam sepultados os ditames das mesmas, pois vivereis na Eternidade.

Enquanto a criatura procurar consôlo nos livros, perderá tempo. Lucraria muito mais se olhasse para dentro de si mesma. O ar confinado existente na alma só se renovará pela penetração dos fluidos divinos. A obscuridade que nela reina só poderá ser desbastada pela luz do espírito. E não sabeis que ele está bem no âmago da vossa alma, subjugado pelas vossas tendências! Libertai-o, deixai-o falar, e vos conduzirá à salvação!

Lamentai-vos de que vossa matéria esteja sempre em desajuste. Pudera! Nada fazeis para que ela viva em harmonia com o Pai! Mantende-vos constantemente em comunhão, tanto nas ações como nos pensamentos, para receberdes a intuição que Ele vos envia.

Vamos ressuscitar, pois, desde hoje!

Deixai que a ideia da união indestrutível se apodere de vós: união do corpo com a alma, desta com o espírito e deste com Ele!

Não podeis calcular a felicidade que de mim se apossa ao me aproximar daqueles a quem o Pai transmite a Sua Vontade e envia o alimento dos Celeiros Divinos. Já tendes conhecimento para não vos perturbardes e poderdes seguir o caminho traçado por Ele, indiferentes aos obstáculos, pois sois os portadores da força e da energia transmitidas pela Sua Palavra.

Que o som produzido por Ela possa vos acompanhar, para não esmorecerdes antes que estejamos novamente reunidos, a fim de cumprirdes a vossa missão e os ensinamentos da Doutrina

Matheus

SUTIL MISSÃO

Meus irmãos...

A calma e a paz são fatores necessários para quem quer entrar no caminho da redenção. O debater na matéria atrofia a alma inquieta; a paz foge, deixando o descontrole — vírus de todo mal.

Por isto estejam a calma e a paz convosco, permitindo que o vosso coração fraternal, disposto e integrado na Doutrina do Grande Evangelho, da qual sois conscientes, possa purificar-se na Luz das Verdades Eternas n'Ele contidas.

Se vossa Vontade se curva, humilde, à Vontade do Pai, sereis o exemplo para vossos irmãos.

Coração e alma unidos assemelham-se qual vasilha que se dispõe a receber a água da fé. Nesta, deveis basear a vossa atitude, a fim de surgirem as virtudes espirituais.

Vede que sutil missão e como podereis aproveitar todos os momentos na aplicação da fé, para aqueles que imploram vosso auxílio. No mundo da matéria só encontrareis o mal. Eis porque deveis vigiar e orar.

Sublime missão! Invejo-a por não tê-la posto em prática quando em vosso meio. Hoje, submeto-me como irmão carinhoso.

Matheus

AVANTE!

Meus amigos sinceros e dedicados...

Perdoai-me a grande comoção!

Fui atraído pelas palavras dedicadas às almas que se debatem mais e mais na corrupção do mundo! Por isto seja bendita esta Doutrina do Grande Evangelho que vos despertou no momento preciso, não mais subsistindo as vibrações das frases entorpecedoras causadas pelo embate mundano, desejoso em arrojar para longe tudo que possa servir para vossa redenção!

Vejo todos os acontecimentos que ressaltam a pureza desse ambiente e vos transmitem a noção de minha luta para levar avante esta missão ainda não terminada, devido ao sofrimento de inúmeras almas no Espaço.

Novamente me acerquei de vós, embora um tanto impedido pelo médium. Vi-me compelido a levantar novamente minha voz para exortar-vos no prosseguimento da luta. Sois os pioneiros desta obra e deveis dilatar cada vez mais vosso círculo de ação, para que conheçais melhor as necessidades do vosso próximo.

Nada há que pedir senão o esforço conjugado de todos na salvação das almas, pois esta é minha missão, como vossa também deverá ser. Vejo do Espaço o prosseguimento da obra e a propagação contínua de novas verdades que partirão desse meio bendito para outros continentes, até agora completamente alheios às mesmas.

Elementos negativos estão fomentando a todo custo nova conflagração mundial. O Pai, porém, impedirá que sejais envolvidos. Não vos esqueçais de que Ele vos defende das lutas, mostrando-vos a Verdade. Como protetor, darei todo auxílio àqueles que se conservarem unidos e fraternalmente coesos, recebendo os ensinamentos aqui propalados.

Talvez, devido ao meu temporário afastamento, tivessem alguns de vós pensado que eu não voltasse. Tive, no entanto, que vibrar fortemente para trazer meu amor e meu carinho para vós que ajudais a conduzir as almas à redenção total!

Matheus

MENSAGEM PELA PUBLICAÇÃO DO I.° VOLUME DO GRANDE EVANGELHO

Meus irmãos...

Brotou a fonte cristalina e pura da Verdade, trazendo para todos um manancial previsto que saciará a sede de quantos quiserem, como também trará a Graça Divina para aqueles que procuram orientar-se segundo a Doutrina de amor e humildade do Grande Evangelho!

Ressuscitou novamente o Cristo na Sua Doutrina! Época de glórias, de grandes luzes e projeções que se irradiam para fortificar vossa alma! Tudo foi preparado para este grande dia! Recebestes, como eu, a primeira Luz, para que seja transmitida, sem discussão, a fé que não é guiada pela letra, senão pelo Verbo! Assim, vinha-se projetando o grande acontecimento espiritual, no passado, no presente e no futuro. Ainda presenciá-lo-eis!

Não vos posso dizer como se apresentam os fluidos possantes das almas que aqui se reúnem, esperando poder saciar-vos. Possa eu guiá-las pelo mundo como pelo Infinito a fora, na expectativa de grandes lutas e dúvidas, onde o espírito do mal perdura. Não vos podereis queixar, pois tivestes o consôlo das Palavras Eternas! Peço-vos preces fervorosas para que não seja dispersado o conjunto que aqui se formou. Que todos estejam presentes para assistirem à vinda da Obra. Provas seguidas se desdobrarão aos vossos olhos. O Bem que vindes espalhando, será recolhido pelas almas necessitadas.

Possam vossos corações cantar humildemente um hosana de Glórias ao Pai por este dia! Passastes por uma época imprecisa, mas estava determinado que fosse hoje — 09/09/1953 — pois estávamos acompanhando a crescente luta para que se organizassem os grandes capítulos. Foram despojados os espíritos do mal, a fim de que fosse evidenciada a derrota das trevas com a vitória presente!

Levai, pois, em vossa consciência o amor perene das palavras lidas — e meditai!

Concentrai-vos e pedi o que desejais!

Colhei os frutos espirituais desse manancial que se irradia na vossa mente para compreensão justa, e assim tereis o caminho aberto para a Eternidade do Pai.

Matheus

Meus irmãos, a comoção não é somente desta Terra, mas ecoa pelo infinito, quando se transporta de alma para alma.

Transmito a voz de almas que receberam a vossa invocação, num conjunto uníssono, dizendo o quanto estão ligadas a vós, pelos sentimentos de amor e caridade.

Aqui estão, ansiosas, aguardando o vosso progresso espiritual, pois ainda tendes esta dádiva imensa — o Amor do Pai.

Almas purificadas e santas sereis, porém, se no conjunto desta obra conseguirdes levar avante vossa missão. Espero que possais recolher tudo que hoje ouvistes. A prece que ainda vibra traz o grande conjunto de almas impelidas ao combate sem tréguas às fraquezas humanas.

Sabei que estarei sempre ao vosso lado, relembrando o eco de vossas preces pelas almas afins.

Meu coração está vibrando! Não sois ainda os mais diletos. Por isso, aplicai a caridade para com as almas necessitadas, cujo brado eu vos trouxe.

Sinto que a comoção me embarga as palavras pela atenção e carinho dispensados, sabendo tratar-se da salvação das almas.

E é neste momento que não deveis esmorecer, pois o Pai vos pede uma migalha do vosso amor e da vossa fé!

Matheus

AS NECESSIDADES ESPIRITUAIS

Meus irmãos...

Vimos combatendo os vossos defeitos e males surgidos por pensamentos, desejos, má vontade e palavras impensadas e, assim, os pontos se desdobram.

Já sabeis o que necessitais. Talvez vos tivesse sido ensinado por método moroso, repetido e fatigante; entretanto chegastes a compreender quais as vossas faltas e como perdestes precioso tempo, gastando energias, sem delas auferirdes o resultado esperado pelo Pai.

Vede, meus irmãos, como se elaboram na Terra os conhecimentos a fim de salvar as colheitas, como estudam, estabelecem planos e projetos até chegarem às conclusões para resolver os problemas do alimento. Agora, pois, digo eu: comparai as necessidades deste labor terreno com as necessidades espirituais. Para estas colheitas muito pouco podereis contribuir sem estudar e acertar o caminho para chegardes a conclusões positivas e compreender, finalmente, que está em vós o guia, pois do contrário não sabereis se estais ou não agindo em vosso benefício, dando ou não alimento à vossa alma.

Se bem que para a obtenção das colheitas contribuam muitos dos habitantes terrenos, somente pelo fluido divino nasce a semente que vos alimenta.

Está lançada em vossa alma a semente grandiosa que nasce e revigora com a fé e a confiança. Vossos celeiros estarão cheios se, pela prece, projetais sobre as plantas espirituais os fluidos d'Este Pai tão Bondoso.

Velai para que possais reter essas colheitas e abrigá-las das intempéries, dos assaltos da ganância do mundo que ameaçam vos deixar na penúria e no sofrimento. Senti como vosso coração tão pequeno pode abranger coisas tão grandiosas e, assim sendo, ele é o celeiro sem limites. Abrigai nele tudo que houver de mais precioso e que possa servir de alimento para vós e vossos semelhantes. Os rebentos sublimes da vossa prece subirão ao Pai, trazendo-vos a paz eterna para o celeiro da vossa consciência do presente e no futuro!

Matheus

A AÇAO DA MENTE SOBRE O ORGANISMO

Meus irmãos...

Que esta irmã possa servir de exemplo de como a mente aniquila e deixa sem energias a criatura, mostrando a imposição da matéria contra as forças espirituais. Este exemplo de que tanto vos falei e hoje se apresenta prova ser a realização de qualquer efeito que vos causa o mal-estar. Quando, porém, venceis esta influência, encontrais um novo conhecimento. A alma, cuja aspiração deve ser de ânimo forte, de saúde temperada e desejo firme de progredir, deixa-se de vez em quando seduzir por mil e tantas preocupações, como sejam: a sociedade, as notícias desagradáveis, o tempo que muda — e não se firma naquilo que deve ser a única e verdadeira saúde: A fé na Doutrina do Grande Evangelho e o aconchego do Pai.

E este coração, que anda vacilando entre tantos desejos pessoais, não se apoia na Doutrina, embora saiba que a vida vem diretamente do Pai! Portanto, é o espírito que protege a matéria. Mas — vede — aqui, a matéria deixou-se avassalar, obstruindo a ação do espírito.

Este coração que luta e pulsa tão descontrolado é, materialmente, tudo no vosso corpo. Mas sabeis existir o coração espiritual que também pulsa e é tudo no Além. Se este estiver em verdadeira união com aquele, a criatura se sentirá renascida, com a saúde perfeita e na paz verdadeira. E' a alma que se alimenta da Doutrina, e age beneficamente sobre a saúde do corpo. Eis a razão por que não é admissível que uma criatura, já encaminhada na Doutrina do Pai, possa andar em grandes perturbações físicas!

Aprofundai bem a vossa consciência, que hoje não está de acordo com o que aprendestes: que é do vosso organismo se não tendes a mente equilibrada? Sabeis por que ele se ressente: vós mesmos sois o veneno! Na maior parte das vezes são os pensamentos que destilam tal veneno, intoxicando o vosso organismo. Sua luta é um grande drama! E dali vede o mal, no atual estado deste organismo.

Pudésseis ver o fator sangue levando toxinas para os diversos órgãos, como o fígado, os rins, o estômago, os intestinos etc., ficaríeis aterrorizados com o quadro que apresenta a perda dos glóbulos vermelhos das vossas grandes reservas, ficando desprovidos do fluido vital.

Que é tudo isto senão a ação funesta e destruidora dos elementos que se vêm infiltrando pela mente! Sei bem que a irmã sofre; mas não é arriscado, uma vez que conhece os tóxicos da mente continuar infiltrando-os em si, para depois procurar o remédio na farmácia de sua imaginação?

Cada um tem o seu pecado! Para uns, são ainda os pensamentos; para outros, as dúvidas, a falta de fé, e assim por diante. Mas tudo vos serve de lição. Como podeis estar parados, sem uma conduta acertada?! Por que não vos mantendes na linha designada? Vamos pedir pela irmã, mas também por vós, a fim de que amanhã não estejais na mesma situação.

Santificai a vossa língua, que deveria apenas falar desejando coisas muito sublimes em benefício do próximo, porque na maior parte é ela que vos traz a verdadeira desorganização dá vossa vida. E' preferível calar do que dizer muito, sem algo conseguir. Pois, se o Pai vos deu este tormento, sabeis ser vossa provação para um dia vos desligardes daquilo que vos faz pronunciar ideias vãs, mas está em vós, para vossa meditação.

Aconselho-vos somente para o bem. Não desvirtueis tão linda dádiva: a palavra! Dirigi-a, com caridade, aos que choram, aos que se lamentam, aos que não têm esperanças! O Pai permite que a alma chore, mas estas lágrimas devem ser derramadas para incutir nela a consciência daquilo que deixou de fazer: renunciar às suas fraquezas! Bendito seja aquele que se aconchega ao Pai e que n'Ele busca a verdadeira intuição.

Mas uma ideia feliz é pronunciardes o Nome de Jesus quando fordes tentados e, assim, evitardes de falar!

Jesus vos auxilia e conduz, e a vossa fé vos salva!

Matheus

Meus irmãos, aqui estou, levantando a minha voz neste ambiente que é todo meu, porque vibra comigo e somos o estandarte de uma nova e grande Verdade a se propalar. Simples, pura e intangível; mas, para vir à tona, preciso é que o ambiente se modifique.

Defrontamos com um baluarte de elementos nefastos que a querem impedir. Por isto me levanto para que as almas se unam, a fim de poderem vencer o grande complô de forças antagônicas.

O Pai, Jesus, na Sua Infinita Bondade, espera, como sempre, pela redenção das almas. Diariamente tendes necessidade de procurar forças e novos meios para trazer à baila uma conquista para vossa alma.

Enquanto isto, bato-me a todo momento em redor de todos, esperando que não esmoreçais até o dia do renascimento. Não vos detenhais ante os obstáculos surgidos, preocupando-vos apenas com a nossa Obra, isto é, a difusão da Doutrina, contida no Grande Evangelho de João.

Quão pura e nobre será esta Humanidade se puder recebê-la cheia de bondade e fé! Está voltada, porém, para as coisas efêmeras, como passou até hoje através de milênios!

Sede cautelosos! Não deixeis penetrar em vós a dúvida, nem fiqueis displicentes diante do recebido. São gotas de um precioso manancial que dia a dia caem em vosso coração, dando vida à flor, levantando sua corola e depositando no pistilo a fé, para novamente brotar num vigor e desejo maiores.

Esta Doutrina trazida seguidamente é o orvalho que reanima, como tudo que foi criado por Este Pai Bondoso! Irradiações maravilhosas se projetam sobre os que levam adiante Suas Palavras Benevolentes, trazendo a expressão do Seu Grande Amor, contribuindo para vosso consolo e salvação.

Se vos dessem material para uma grande invenção, a fim de que a pusésseis em uso, demonstrando-vos como conseguir os meios de sua propagação, o mundo inteiro se bateria pela posse absoluta deste invento. E, no entanto, tendes Este Grande Tesouro! Tesouro incomparável, através dos tempos, para o vosso progresso e salvação.

E ainda duvidais, ficais parados a conjeturar outras coisas?!

Levantemos os elos desta Verdade Grandiosa! Erguei-vos e organizai vossa vida, retomando novo ritmo e levando adiante a conquista das almas.

Almas, almas que me ouvis! Almas sedentas que aqui estais! Lançai sobre as vossas irmãs pensamentos de amor para que vos retribuam com preces generosas e vos levantem como a flor vivificada pela fé e pela esperança no porvir desta Verdade — a Doutrina de Jesus!

Matheus

Meus irmãos, a surpresa que vos faço coincide sempre com acontecimentos que concretizam a própria Obra, levando maiores irradiações e projeções às almas do Além.

A Doutrina exposta no Grande Evangelho de João se estende a âmbitos inimagináveis para vós, pois as almas corroídas pela descrença e pelo negativismo se aproximam daqui a fim de se regenerarem pela Verdade que divulgais. Quando vejo nossa Obra e até onde se propaga, chego à conclusão de que tal foi imprevisível não só para mim como para vós.

O Pai, em Sua Infinita Misericórdia, legou-nos uma Doutrina de grande vulto, porque dia virá em que não será tida apenas como quatro letras, mas como Obra Universal!

Essas palavras que vos saem d'alma são assimiladas por outras, tecendo um círculo de luz que as envolve numa ânsia pela Verdade. Foram, entretanto, transmitidas apenas a um pobre servo e reproduzem o Evangelho Grandioso e Milenar, representante de uma linguagem universal! Benditos todos vós que não vos prendestes a coisas materiais, pois constituís alicerces e colunas sobre os quais repousa o edifício da Salvação!

Não me foi permitido falar enquanto todos aqui estavam. Agora, encontrei um ambiente ameno, podendo projetar-me, pois convosco ficam fechados os anéis da corrente do amor e do perdão, palavras pelas quais fui atraído.

Nada mais desejo senão acompanhar-vos, tornando-se desnecessário, após tantos fluidos benéficos e ensinamentos sublimes, conduzir-vos pela mão, pois já pisais solo suficientemente firme! Já não mais podeis titubear a respeito da Verdade!

Compartilho convosco da imensa alegria, pois me acho tão perto de vós, que sinto o pulsar de vossos corações!

Abençoados sereis, meus irmãos, dedicando-vos a esta tarefa grandiosa com a gratidão devida, da qual também participo. Jamais ela se evaporará de vossa alma, até o dia em que nós encontrarmos no Além!

Matheus

QUANDO O ÂNIMO DESFALECE...

Meus irmãos...

"Tendes fé? Levantai-vos! Ide, estais curados!"

Não foram estas as palavras ditas por Jesus, o Pai Onipotente? Como podeis prostrar-vos? Levantai-vos irmãos!

Quantas vezes vos transmiti esta fé! Escrevestes e meditastes sobre isto. Esqueceis tão depressa que a Proteção Divina vos ampara? Extingui da vossa alma os pensamentos de dúvida, desânimo e confusão!

Atraís as grandes lutas, armazenando sentimentos negativos que se multiplicam e vencem os vossos bons propósitos. Como pode ser isto?! Não! Não existem os grandes técnicos para o corpo? Há para a alma medicações heroicas: a prece, a meditação e, sobretudo, a fé.

Dentro de vós há sempre um grande vácuo, porque a fé nunca é absoluta. E' preciso, portanto, incentivá-la cada dia, mantê-la com coragem, porque esse vácuo é preenchido pelas vossas preces e pela força de vontade, sobretudo para que, repleto, vos tomeis alegres, com a paz da vossa consciência. Se aumentar esse vácuo, veremos como a luta se agiganta. Elementos poderosos aí estão, à espreita, para que diminua a vossa fé e não satisfaçais os compromissos do espírito.

E' assim que eles desejam a vossa derrota, conduzindo-vos em seguida para as profundezas. Para lá sois levados muitas vezes, até com a própria vida.

Quantos bens tendes recebido?! Não tendes a Doutrina, explanada no Grande Evangelho de João?! Já não tendes um pedaço dentro de vós?! Diante do que se propaga, qual será mais forte: o elemento ou a fé?

Não, queridos! As grandes mensagens que vos trouxe afirmam que não podeis desfalecer! Porque, se o fizerdes, quem mais terá força na luta? Não! Estou convosco! Estou velando! Se existem senões e sofrimentos, é para que ponhais em ação a vontade de vencer. O que vos leva a grandes dores é a falta de experiência, de resignação e fé! Por isto vos peço, vos imploro ânimo, pois é muito penosa a estrada que tereis de percorrer.

Vede, estou convosco! Sei o que vos rodeia e que lutas tenebrosas vos esperam. Levantai a cabeça e dizei: o corpo não vencerá, mas o espírito! Tende a alma pronta para serdes os verdadeiros discípulos do Pai. Todos nós, como sabeis, fomos atingidos pelos elementos negativos, para que pudéssemos alcançar a vitória, porque os discípulos do Pai precisam lutar, a fim de que a vitória seja certa. Este exemplo, meus irmãos, terá de partir de vós!

Trago-vos os fluidos benéficos que se projetam sobre vós. Tende confiança, porque estou sempre pronto a vos ajudar. Falanges de almas mensageiras da paz, saúde e fé, fortalecei os irmãos que neste conjunto procuram seguir os Ensinamentos do Pai, e dai-lhes forças para poderem suportar a nuvem de provação trazida pelos elementos negativos! Que não possam ser abalados os alicerces desta Obra! Recebei de mim, vosso protetor, a palavra de ânimo e coragem dos amigos do Além, que vos dizem estar convosco, ajudando-vos no prosseguimento da vossa evolução. Neste momento escutam os vossos pedidos, para que seja trazido o necessário à propagação da Grande Verdade.

Senhor, obrigado! Lança a Tua Bênção sobre os Teus discípulos que querem se tornar Teus Filhos! Dá-me forças para levantar estes irmãos, e conforta-nos com o Teu Grande Amor!

Matheus

PEQUENA ADVERTÊNCIA

Meus irmãos...

Que as vossas almas estejam atentas como as do Além que aqui se reúnem. E' o concurso cotidiano para receberdes os esclarecimentos. E' a Doutrina de sempre, a Verdade Eterna!

Isto se justifica porque o Pai determinou a imortalidade presente em vós, como prova de Seu Amor. Sempre me detive na união entre as almas daqui e as do Além, dentro da Doutrina do Grande Evangelho, que é o Amor do Pai. Pois só uma coisa existe que é o Espírito Excelso, detentor do Amor e da Sabedoria, o Grande Protetor de toda vibração do Universo. Será a Esse Espírito que deveis procurar sempre, como almas independentes, unindo-vos a Ele para a eterna salvação.

Estais ainda no mundo da incompreensão, porque seguis os conselhos da mente e os distúrbios do organismo. Eis porque batalhei e continuo batalhando. Hoje, atraído pelas palavras das almas que estão trazendo os conselhos do Além, venho dar o meu testemunho de que também sou uma alma e estou entre vós vibrando no mesmo diapasão.

Por que duvidais? Um dia estareis junto a mim, fazendo o que ora faço, por ter falhado como falhei. Digo-vos isto, arrependido, mas incitando-vos à luta. Ninguém pode, por mais que queira, vislumbrar, nem haverá possibilidade de os vossos sentidos perceberem, porque me bato por isto.

Tendes apenas uma coisa a fazer : deixar de lado todo raciocínio improfícuo e entregar-vos numa fé invulnerável na mão da Bondade Eterna, no Seu Aconchego de Pai Misericordioso. Se isto está tão perto de vós, por que ainda ficais inertes? Por que ficais absortos em pensamentos que só atraem a dúvida e vos trazem remorsos para o futuro? Por que vos reunis aqui, se não procurais seguir o que se ensina? Não! Deixai que a influência seja uma só. Que dentro de vós exista a intuição do valor de nossa Obra!

Obra! Que quer dizer esta palavra? E' a construção que se faz com o trabalho contínuo, com o vibrar do vosso coração para o bem da Humanidade e a Grandeza do Pai. Vede, meus irmãos, se estais prontos para isto, se é isto que desejais, se é isto que procurais? Caso não seja, pedi que venha a Luz e que a Sabedoria Infinita vos traga o lenitivo para as vossas dotes e mágoas, que só terminarão quando estiverdes dispostos a receber a Verdade Pura. Como sabeis que é a Verdade, se cheios de verdade estão por aí? Só há uma Verdade! E esta podereis encontrar no silêncio da vossa alma, perscrutando a vossa consciência que não falha. Para isto não necessitais de cerimônias externas, porque a sua pureza é toda interna.

Ora, se tendes a grandeza desta consciência, procurai ouvi-la e saber o vosso progresso desde que aqui escutastes a primeira palavra desse Evangelho passado às vossas mãos. Que ficou de tudo isto?! Não importa! Não vos quero desanimar, mas encorajar-vos! Levantai-vos comigo, para estarmos mais unidos neste ambiente onde há muitas almas sequiosas dó Amor do Pai, porque elas são as vossas irmãs na caridade excelsa que deveis despender, para estarmos congregados nesta Obra Grandiosa.

Desejais fazer algo pela vossa salvação e ela vos foge em, mil futilidades da vida. A vontade é a única arma que tendes para vencer. Por que ela falha se é a lâmina que cortará e afastará o mal que vos tenta, e vos foi dada para vencerdes a batalha?

Reclamai do vosso coração e da vossa alma por não terdes pensado até hoje na responsabilidade da vossa vida, vida incauta que domina o mundo. Inconscientes! Projetando-vos no bem-estar, ignorais quão preciosa é esta oportunidade!

Não desejo de vós nem templos, nem frases, nem palavras selecionadas, mas a humildade de vosso coração, que atrai todas as outras almas para poderdes entregá-las ao Pai.

Procurai receber esta minha comunicação como uma pequena advertência, porque não sou senão uni grande amigo que pede o carinho de uma prece pelas almas que vos rodeiam.

Deixai de lado tudo o mais, cansando-vos menos e colhendo maiores benefícios.

Revolvei o vosso recôndito tesouro — o vosso íntimo —para poderdes aproveitar as palavras que vos são trazidas para o vosso adiantamento e a vossa salvação.

Matheus

A CALMA

Que a calma se aproxime de todos vós, meus irmãos!

Tranquilizai-vos na confiança, como filhos de tão Bondoso Pai !

Vejo-vos agitados, intranquilos, cada um preocupado com os seus problemas, numa grande ânsia por tudo que de pronto não conseguiu vencer. Isto não é possível! Se, para os problemas terrenos tendes necessidade de preparar-vos desde a infância, começando a soletrar as primeiras palavras, para, quando chegardes à adolescência, possuirdes um pouco de cultura e iniciar-vos nas coisas do mundo (e isto quando vossa alma ainda não se contaminou de preconceitos e dúvidas, nem sofreu assaltos), quanto mais necessário não será o esforço ao entrardes na senda espiritual!

Não podereis vencer essas dificuldades enquanto a vossa alma estiver repleta de paixões, sentimentalismo e até de coisas fúteis. E' preciso calma, ponderação e tranquilidade. À medida que vos libertardes das razões, plenas do vosso "eu", como escória inútil, ireis substituindo-as por pequenos ensinamentos como base da vossa vida eterna no Além, e tereis o vosso progresso espiritual.

São problemas de muita meditação, muito silêncio, muita calma. Para que haja calma, meus irmãos, é preciso silêncio. Silenciar tudo que se queira projetar para dentro de vós? Não, nada disto! Tendes de projetar para o exterior, aniquilando-o com a vossa vontade. Não será a vontade do vosso irmão que aniquilará a vossa compreensão, mas a vossa que deve se levantar serena e extinguir o que não convém à alma!

Este trabalho é muito árduo, penoso. Como podereis fazê-lo se não pedirdes ao Pai esta calma e um juízo perfeito para atacar os vossos hábitos?! Encontrais cada dia, na vossa frente, mil e uma oportunidades para vencerdes a vós mesmos. Tudo que acontece está de acordo com um plano delineado. Mas com firmeza, confiança e fé sabereis reagir contra todos estes elementos. A força do vosso espírito vencerá, por ser ele invencível. Mas, se por um momento, estacionais ou pondes em dúvida a vossa vontade, então será um dia perdido. No fim de cada etapa, a vossa consciência se mostrará descontente. Muitas vezes chegareis às lágrimas por não terdes aproveitado as oportunidades oferecidas e tereis deixado de glorificar o Pai, não vos unindo a Ele.

Pela vossa atitude serena e calma mostrareis, então, que estais na Verdade e que a Doutrina do Grande Evangelho chegou à vossa alma. Antes que tivésseis entrado num ambiente e convívio como esse, seria justo que andásseis de um lado para outro, matando o tempo. Mas agora que aqui chegastes, compreendereis ser preciso aplicar toda a vossa calma e energia, aproveitando cada momento para meditação e prece, conseguindo, assim, as forças necessárias para isto.

Deixai, pois, as amizades inúteis, que vos trazem excitações nocivas ou vos atrasam, projetando na vossa vida problemas impossíveis de vencer e cujos elementos são mandados de propósito para impedir o vosso progresso.

Cuidai da calma do vosso quarto, do vosso lar, do vosso ambiente! Recolhei-vos e tratai com bastante benevolência a todos aqueles que estão ao vosso redor, transmitindo aos mesmos a calma, embora eles não saibam de onde ela vem nem vos compreendam. Mas apreciarão o vosso exemplo, que muito os beneficiará. Assistindo às vossas exemplificações, perguntarão de onde provém esta modificação, e se acharão felizes ao vosso lado, procurando imitar-vos.

Compreendestes como é necessária a calma? Não podeis resolver todos os vossos problemas de uma só vez. Solucionai cada um de per si. Tende método!

Na paz e tranquilidade, muitos de vossos irmãos se beneficiarão, porque não mais se atirarão à impaciência, nem usarão palavras de zanga, recriminação e crítica. Só tendo calma, podereis raciocinar com justiça! Ela é um dos principais esteios da espiritualidade, algo que parece de somenos importância, mas vos leva ao progresso, para que a fé e o amor possam penetrar na vossa alma, sem vos encontrar subjugados pelas coisas do mundo. Basta o que tendes de fazer pelo vosso sustento! Daí por diante, recolhei-vos!

Uma prece feita numa profunda concentração vos auxiliará muito mais que visitas inúteis. À medida que as amizades mundanas diminuírem, mais vos aproximareis do Pai. Ele acima de tudo! Dai a Ele o melhor do vosso tempo. Ele deve merecer o maior carinho e a mais pura amizade. Só por Ele recebereis a proteção e não por essas amizades bajuladoras e alcoviteiras que se aproximam por mera curiosidade ou interesse.

Renovai desde hoje a vossa vontade para que ela vos domine nos momentos de atrito com os elementos negativos que se alegram por vos ser atribulados. Atingireis a calma muito mais facilmente sentindo-vos em comunhão com Ele, recebendo o que for necessário para chegardes ao renascimento.

Em seu lar, paciência, muita paciência, para que a calma aí se estabeleça. Por pequenos incidentes, não vos exalteis; problemas muito maiores tereis a resolver dentro de vós mesmos. Não vos molesteis por ouvirdes os vizinhos reclamarem; não vos polarizeis com eles, não gasteis preciosos fluidos nas coisas fúteis do mundo! Sede calmos, serenos e só fazei corrente com o vosso próximo numa palavra benéfica!

Conto com a vossa energia e boa vontade para manterdes cerrada a vossa alma, impedindo que elementos negativos possam penetrá-la e desequilibrá-la. Cuidai para que nada e ninguém possam impedir o caminho para o vosso progresso espiritual, vosso futuro que é a OBRA DO PAI.

Matheus

<- Voltar para página anterior

Home  | Prefácios dos Livros | Transmissores | Obras | Quem era Jesus? | Algumas Imagens | Links | Fale Conosco